SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Avaliação da ementa, adequação do consumo alimentar e desperdício em creches públicas concessionadas no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Nutrícias

versão On-line ISSN 2182-7230

Resumo

VASCONCELOS, Marta et al. Efeito do projecto obesidade zero na prática desportiva e actividades sedentárias em crianças de idade escolar. Nutrícias [online]. 2012, n.14, pp.05-08. ISSN 2182-7230.

Introdução: O aumento dos comportamentos sedentários, a diminuição da prática de actividade física assim como as alterações no padrão do sono das crianças parece aumentar o risco para a obesidade infantil. Objectivos: Avaliar o efeito de um projecto de base comunitária e familiar - Projecto Obesidade Zero (POZ) - no estado nutricional das crianças bem como no número de horas de sono diárias, na prática desportiva e no visionamento televisivo/utilização de computador em crianças de idade escolar. Metodologia: O POZ foi desenvolvido durante o ano de 2009 em cinco municípios de Portugal (Melgaço, Mealhada, Cascais, Beja e Silves) com articulação entre as cinco câmaras municipais e os respectivos centros de saúde. O estado nutricional das crianças foi classificado com base nas curvas de percentis de Índice de Massa Corporal (IMC) para o sexo e a idade do CDC (2000) e os dados sobre as variáveis em estudo foram retirados do questionário sobre hábitos alimentares, comportamentos e conhecimentos dirigido aos pais das crianças. Foram realizadas estatísticas descritivas e analíticas. O valor de significância estabelecido foi de p Resultados: Das 293 crianças que participaram no POZ, 80,4% diminuíram o seu percentil de IMC/idade (p Conclusões: Este estudo parece confirmar a eficácia dos projectos de base comunitária e familiar na abordagem da obesidade infantil, enfatizando a importância do aumento da prática desportiva e do número de horas de sono diárias bem como da redução do visionamento televisivo/utilização do computador, na melhoria do estado nutricional das crianças.

Palavras-chave : Obesidade infantil; Actividade desportiva; Televisão; Computador; Horas de sono; Projecto Obesidade Zero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons