16 1Family and friend support for adolescents with diabetes 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

WEIL-HALPERN, Françoise. «Dis! Raconte moi mon histoire» Quel devenir pour les enfants seuls survivants d´une famille victime de l´infection par le VIH? . []. , 16, 1, pp.115-125. ISSN 0870-8231.

A erupção do HIV no campo pediátrico transforma a vida e o futuro de uma família. A mãe, uma das crianças, por vezes o pai, travam um combate sem piedade, contra a doença, a descriminação, o isolamento, o segredo, o sofrimento, o medo da morte. Face a este sismo, a autora questiona-se sobre o que vem a ser destas crianças não infectadas que se encontram como os únicos sobreviventes. Através de dois destinos de um irmão doente e duma irmã em fase terminal a autora tenta mostrar a sua sorte trágica. Como é que elas sobrevivem a esta hecatombe? Como é que se faz, ou não, o trabalho de luto? Que lembranças guardam ou são autorizadas a guardar da mãe e do pai? Que história construirão? Onde pára a culpabilidade? Tantas questões para as quais nem sempre há resposta.

: SIDA; órfão; sobrevivente; luto; esquecimento; silêncio; interdito de memória; história familiar.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License