SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Análise dos Produtos de Corrosão de uma Moeda Medieval Procedente do Monte da Senhora do Castelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

SOUSA, Lucíola Lucena de; FELIPE, Hamilton de; CODARO, Eduardo Norberto  e  NAKAZATO, Roberto Zenhei. Estudo Microestrutural e Eletroquímico de Ligas Ni-Cr-Mo Usadas em Próteses Dentárias Depois de Diferentes Processos de Refundição. Corros. Prot. Mater. [online]. 2010, vol.29, n.2, pp.42-48. ISSN 0870-1164.

Ligas Ni-Cr-Mo são amplamente utilizadas como próteses dentárias fixas, sendo utilizados diferentes procedimentos de refundição que podem alterar as propriedades mecânicas e resistência à corrosão. O objetivo desse trabalho foi analisar o comportamento eletroquímico, as microestruturas e a dureza de duas ligas refundidas pelo processo de refundição em chama aberta (maçarico oxi-GLP) e por indução em forno de alta frequência. A análise metalográfica revelou estruturas dendríticas com grãos largos e precipitados nos seus contornos.  As ligas refundidas por indução apresentam menor resistência à corrosão em soro fisiológico, a 37 ºC e maiores valores de dureza.

Palavras-chave : Corrosão; Liga Dentária; Níquel-Cromo-Molibdênio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )