ISSN 1645-5681
[versão impressa]

ISSN 2183-5462
[versão online]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A revista Media & Jornalismo aceita artigos inéditos em português, inglês e espanhol, que se integrem nas áreas cobertas pela revista nas suas áreas específicas das ciências da comunicação.

Para além de ensaios com arbitragem científica, com dupla revisão cega por pares, a Media & Jornalismo publica ainda recensões críticas de livros, estudos e outros textos críticos, comunicações em congressos, apresentações de teses de Mestrado ou Doutoramento recém-defendidas e estados de arte sobre os media e o jornalismo.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo (até 1000 caracteres) em português, espanhol e inglês e indicar cinco palavras chave, também traduzidas, tal como o próprio título do artigo.

Os originais devem ser enviados em Word, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 e alinhamento justificado, exceto as referências, que devem estar em espaçamento simples e sem alinhamento à direita. Tabelas e ilustrações devem ser devidamente assinalados de forma explícita no local onde vão ser inseridos.

O(s) autor(es) deve(m) enviar um breve currículo com o vínculo institucional, e-mail e respetivo endereço completo para correspondência e telefone.

Ao submeterem um artigo à Media & Jornalismo, os autores comprometem-se a que seja um trabalho inédito, prescindindo de o propor a outros locais de publicação até à conclusão do processo de arbitragem e comunicação da decisão daí decorrente. Os autores aceitam ainda ceder à Media & Jornalismo os direitos de publicação, reprodução e difusão do texto submetido. Compete aos autores a responsabilidade de obtenção da permissão para reproduzir imagens ou outro material com direitos.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Instruções para Autores

Os artigos devem seguir o novo Acordo Ortográfico

Os artigos devem ser submetidos online através da plataforma Open Journal Sistem (OJS). O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial.

Os textos não deverão exceder os 35.000 caracteres (incluindo espaços e notas finais), e as recensões de livros os 5.000 caracteres.

Todos os artigos submetidos à secção Artigos e recensões da revista Media & Jornalismo serão avaliados através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review). Os autores dos artigos devem assegurar o seu anonimato garantindo que o ficheiro submetido não permita a sua identificação nas informações ou propriedades de documento. No caso de serem sugeridas modificações ao manuscrito, o autor tem um mês para proceder às alterações pedidas pelos revisores e entregar a nova versão do artigo através do sistema online da revista.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os artigos devem ser submetidos online através da plataforma Open Journal Sistem (OJS).

Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e não devem ultrapassar 2MB.

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial.

Os autores dos artigos devem assegurar o seu anonimato garantindo que o ficheiro submetido não permita a sua identificação nas informações ou propriedades de documento.

No caso de serem sugeridas modificações ao manuscrito, o autor tem um mês para proceder às alterações pedidas pelos revisores e entregar a nova versão do artigo através do sistema online da revista.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2017 Centro de Investigação Media e Jornalismo

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
Avenida de Berna, nº 26, Edifício ID, sala 3.20
1069-061 Lisboa - Portugal 
Tel.: (+351) 213642013


cimjmedia@gmail.com