FÁTIMA VALENTE (*)
MARGARIDA ALVES MARTINS (**)
RESUMO
Este trabalho procurou analisar as relações entre o desenvolvimento de competências metalinguísticas e a aprendizagem da leitura, no 1.º ano de escolaridade, através de métodos diferentes. Dois grupos de 19 crianças alfabetizadas, umas pelo método fonémico e outras pelo método silábico, foram avaliadas ao longo de um ano em tarefas de consciência silábica, consciência fonémica, conhecimento do nome das letras e leitura.
Os resultados mostraram que o padrão de desenvolvimento das duas competências fonológicas é idêntico nos dois métodos; e que o método silábico desenvolve mais não só a consciência silábica mas também a consciência fonémica. Confirmaram-se os resultados de estudos anteriores que evidenciaram fortes relações entre o desenvolvimento destas competências e a leitura. Os dados apoiam a ideia de que, para o sucesso na aprendizagem da leitura em português, são importantes tanto a consciência silábica como a consciência fonémica. A análise conjunta dos resultados sugere que o método silábico evita o aumento da influência das diferenças individuais na consciência silábica e na consciência fonémica sobre o desempenho em leitura, enquanto que o método fonémico acentua o efeito dessas diferenças. Relativamente ao conhecimento do nome das letras, os dados parecem indicar que possui um papel importante no sucesso em leitura, ao longo de todo ano e independentemente do método.
Palavras-chave: Competências metalinguísticas, aprendizagem da leitura, métodos de ensino da leitura.
]]>
ABSTRACT
The aim of this study was to analyse the relations between the development of metalinguistic competences and reading acquisition through different methods, in the first year of school. Two groups of 19 alphabetised children, one group through the phonemic method and the other through the syllabic method, were assessed throughout the year in tasks of syllabic awareness, phonemic awareness, knowledge of the name of letters and reading.
The results show that the pattern of development of phonologic competences is identical in both methods, and that through the syllabic method both the syllabic awareness and the phonemic awareness become more developed. This study confirmed the results of previous studies, which identified a strong relation between the development of these competences and reading. The data supports the idea that both syllabic and phonemic awareness are important for success in reading acquisition in Portuguese. The analysis of the results suggests that the syllabic method avoids the increase of the influence of individual differences in terms of syllabic and phonemic awareness on reading performance, whereas the phonemic method accentuates the effect of these differences. The results seem to indicate that knowledge of the name of letters plays an important role in success in reading, throughout the year and independently of the method used.
Key words: Metalinguistic competences, reading acquisition, methods of teaching to read.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
]]>
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Alves Martins, M. (1996). Pré-história da aprendizagem da leitura. Lisboa: ISPA. [ Links ]
Alves Martins, M. (1998). Conhecimentos Precoces sobre a linguagem escrita e aprendizagem da leitura. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32 (1), 57-79. [ Links ]
Alves Martins, M., & Niza, I. (1998). Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta. [ Links ]
Alves Martins, M., & Silva, A. C. (1999). Os nomes das letras e a fonetização da escrita. Análise Psicológica, 17 (1), 49-63. [ Links ]
Alves Martins, M., & Silva, A. C. (2001). Le rôle de la conscience phonologique dans l'apprentissage de la lecture: apports et limites. In G. Chauveau (Ed.), Comprendre l`enfant apprenti lecteur: Recherches actuelles en psychologie de l`écrit (pp. 89-100). Paris: Éditions Retz. [ Links ]
Byrne, B. (1992). Studies in the acquisition procedure for reading: Rationale, hypotheses and data. In P. Gough, L. Ehri, & R. Treiman (Eds.), Reading acquisition (pp. 1-34). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers. [ Links ]
Byrne, B., & Fielding-Barnsley, R. (1989). Phonemic awareness and letter knowledge in the child's acquisition of the alphabetic principle. Journal of Educational Psychology, 81, 313-321. [ Links ]
Byrne, B., & Fielding-Barnsley, R. (1990). Acquiring the alphabetic principle: a case for teaching recognition of phoneme identity. Journal of Educational Psychology, 82 (4), 805-812. [ Links ]
Cardoso-Martins, C. (1991). Awareness of phonemes and alphabetic literacy acquisition. British Journal of Educational Psychology, 61, 164-173. [ Links ]
Cardoso-Martins, C. (1995). Sensitivy to rhymes, syllables, and phonemes in literacy acquisition in Portuguese. Reading Research Quartely, 30 (4), 808-828. [ Links ]
Chauveau, G. (2000). Comment reússir en ZEP. Vers des zones d`excellence pédagogique. Paris: Éditions Retz. [ Links ]
Chauveau, G. (2001). Quelle psychologie de l`enfant apprenti lecteur? In G. Chauveau (Ed.), Comprendre l`enfant apprenti lecteur: Recherches actuelles en psychologie de l`écrit (pp. 5-14). Paris: Éditions Retz. [ Links ]
Defior, S. (1998). Conocimiento fonológico y lectura: el paso de las representations inconscientes e las conscientes. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32 (1), 5-27. [ Links ]
Gombert, J. E. (1990). Le développement métalinguistique. Paris: PUF. [ Links ]
Goswami, U., & Bryant, P. (1990). Phonological skills and learning to read. Hove: Erlbaum. [ Links ]
Mendes, A. Q., & Alves Martins, M. (1986). Aspectos cognitivos e metacognitivos na aprendizagem da leitura. Análise Psicológica, 5 (1), 25-45. [ Links ]
Mialaret, G. (1974). A aprendizagem da leitura. Lisboa: Ed. Estampa. (Edição original, 1968, Paris, PUF). [ Links ]
Morais, J. (1994). L`art de lire. Paris: Editions Odile Jacob. [ Links ]
Ouzoulias, A. (2001). L`émergence de la conscience phonémique: apprentissage sensoriel ou développement conceptuel?. In G. Chauveau (Ed.), Comprendre l`enfant apprenti lecteur: Recherches actuelles en psychologie de l`écrit (pp. 101-127). Paris: Éditions Retz. [ Links ]
Rego, L. (1995). Diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura: papel desempenhado por factores metalinguísticos. Psicologia: Teoria e Prática, 11 (1), 51-60. [ Links ]
Silva, A. C. (1996). Avaliação de competências fonológicas em crianças portuguesas em idade pré-escolar. Análise Psicológica, 14 (4), 553-561. [ Links ]
Silva, A. C. (1997). Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo. Análise Psicológica, 15 (2), 283-303. [ Links ]
Silva, A. C., Alves Martins, M., & Almeida, L. S. (2001). A escrita antes da escolarização formal e as suas relações com o desenvolvimento da consciência fonológica. Teoria, Investigação e Prática, 1, 5-24. [ Links ]
Sprenger-Charolles, L. (1992). L`evolution des mécanismes d`identification des mots. In M. Fayol, J. Gombert, P. Lecop, L. Sprenger-Charolles, & D. Zagar (Eds.), Psychologie cognitive de la lecture (pp. 141-193). Paris: PUF. [ Links ]
Treiman, R. (1989). Le rôle des unités intersyllabiques dans l`apprentissage de la lecture. In L. Rieben, & C. Perfetti (Eds.), L'Apprenti lecteur. Recherches empiriques et implications pédagogiques (pp. 241-259). Neuchâtel/Paris: Delachaux et Niestlé. [ Links ]
Treiman, R., & Tincoff, R. (1997). The fragility of the alphabetic principle: children`s knowledge of letter names can cause them to spell syllabically rather than alphabetically. Journal of Experimental Child Psychology, 64, 425-451. [ Links ]
Tunmer, W. E. (1989). Conscience phonologique et acquisition de la langue écrite. In L. Rieben, & C. Perfetti (Eds.), L’Apprenti lecteur. Recherches empiriques et implications pédagogiques (pp. 197-220). Neuchâtel/Paris: Delachaux et Niestlé.
]]>Tunmer, W., Herriman, M. L., & Nesdale, A. R. (1988). Metalinguistic abilities and beginning reading. Reading Research Quarterly, 23, 134-158. [ Links ]
Vale, A. P. (1999). Correlatos metafonológicos e estratégias iniciais de leitura-escrita de palavras no português: uma contribuição experimental. Tese de doutoramento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. [ Links ]
Vale, A. P., & Cary, L. (1998). Escrita inventada e detecção fonémica em leitores principiantes: preditores do desempenho ulterior em leitura e escrita. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32 (1), 29-56. [ Links ]
Vernon, S. (1998). Escritura y consciencia fonológica en niños hispano-parlantes. Infancia y Aprendizaje, 81, 105-120. [ Links ]
(*) E. B. 1 D. Nuno Álvares Pereira.
(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. UIPCDE.
]]>