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Comunicação e Sociedade
versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

 

Comunicação nos Videojogos: Expressividade, Intermedialidade e Narrativa

Sumário
Comunicação e Sociedade vol.27  Braga jun. 2015

 Nota Introdutória
  
 ·  Comunicação nos videojogos: nota editorial
Zagalo, Nelson; Sicart, Miguel; Ferreira, Emmanoel

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 Comunicação, Teoria dos Videojogos e Diálogos (Inter)Mediáticos
  
 ·  Isto é um jogo de vídeo: jogos de vídeo, autoridade e metacomunicação
Fassone, Riccardo

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 ·  Um advergame para browser como catalisador da comunicação: tipos de comunicação em jogos de vídeo
Söbke, Heinrich; Bröker, Thomas

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 ·  Mais cinco passos e irá transformar-se numa nova pessoa: o encerramento processual do campo experiencial em Every Day the Same Dream
Duret, Christophe

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 ·  GTFO!!: Posicionamento como estratégia de interação na comunicação MMORPG
Swoboda, Birgit

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 ·  Por que é que hei de apaixonar-me por um duende, quando também não sou nenhum ogre?: As implicações dos avatares virtuais na comunicação digital
Sengün, Sercan

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 ·  A experiência espacial dos games e outros medias: notas a partir de um modelo teórico analítico das representações do espaço
Fragoso, Suely

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 Comunicação, Expressividade e Narratividade nos Videojogos
  
 ·  Game como texto como jogo: a experiência comunicativa dos jogos digitais
Mendonça, Carlos Magno Camargos; Freitas, Filipe Alves de

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 ·  O poder expressivo da teoria dos mundos possíveis nos videojogos: quando as narrações se convertem em espaços interactivos e fictícios
Maza, Antonio José Planells de la

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 ·  Narrativa, história e ficção: os history games como obras fronteiriças
Telles, Helyom Viana; Alves, Lynn

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 ·  Interatividade, expressividade e engajamento no newsgame “De volta a 1964: sua vida em tempos de ditadura"
França, Lilian Cristina Monteiro

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 ·  Narrativas digitais: um estudo sobre os videoclipes interativos da banda Arcade Fire
Barboza, Elisa Maria Rodrigues

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 Vária
  
 ·  A liberdade académica e os seus inimigos
Martins, Moisés de Lemos

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 ·  Entre a norma e a exceção: assimetrias de género nas newsmagazines portuguesas
Santos, Anabela; Cerqueira, Carla; Cabecinhas, Rosa

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 Leituras
  
 ·  Zagalo, N. (2013). Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte. Lisboa: FCA Editora de Informática
Coelho, Artur

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