SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número28A Dimensão Laboratorial do Ensino do Jornalismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Media & Jornalismo vol.16 no.28 Lisboa jun. 2016

 

APRESENTAÇÃO

 

Apresentação

 

 

O número 28 da revista Media & Jornalismo reflete sobre o papel das novas tecnologias digitais no ensino do jornalismo. A paleta de desafios exige programas de estudo que não se deixem condicionar pelo novo aparato tecnológico; o potencial criado pelo ambiente digital deve, ao invés, explorar as dimensões que tornem o jornalismo distinto, valorizando o quadro de valores que sustentam a base e reassumindo um compromisso com a ética.

Sem descurar as velhas questões transversais ao ensino do jornalismo, como as relacionadas com a participação da academia no acesso à profissão, este número desenvolve-se a partir de um primado: a necessidade de estabelecer uma aliança estratégica entre a academia e mundo profissional. A promoção dessa aliança estratégica pressupõe a arquitetura de uma dimensão laboratorial do ensino do jornalismo, que, enunciando pontes, coloque a academia no epicentro do urgente processo de reconstrução do jornalismo.

Este número é coordenado por Pedro Coelho e António Granado, ambos professores no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A vasta experiência jornalística de ambos permite-lhes valorizar e aprofundar o conceito de aliança estratégica. A tese de doutoramento de Pedro Coelho, defendida na Universidade Nova de Lisboa em 2014, discorre, igualmente, sobre o conceito, apresentando propostas de aproximação entre academia e profissão, protetoras da identidade de ambas.

O conjunto de artigos desta revista explora a dimensão laboratorial do ensino do jornalismo a partir da apresentação de um quadro concetual abrangente, como no artigo de Paulo Nuno Vicente, ou pensado a partir de duas plataformas mediáticas – rádio e televisão – nos artigos de Luís Bonixe, Galvão Júnior e Carlos Canelas, Jorge Ferraz de Abreu e Jacinto Godinho.

A Direção

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons