SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Creación de EmpresasTurismo Residencial: Modos de Estar Noutro Lugar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

TMStudies  no.8 Faro  2012

 

 

 

Título : O Comportamento Ético e o Profissional de Contabilidade

Autores : Cristina Gonçalves e Francisco Carreira; Editora: Áreas Editora; ISBN: 978-989-8058-67-6

 

Professora Doutora Gabriela Gonçalves

 

O estudo da ética tem uma longa história, desde os tempos pré-socráticos à atualidade. Independentemente de lhe atribuirmos o significado de “ethos”, modo de ser, carácter, ou “mos” de costume, hábitos, a ética tem uma relação próxima com o comportamento humano: todo o comportamento resulta da perceção que o indivíduo tem de uma determinada situação. Por sua vez a perceção é resultado do conjunto de características físicas, personalidade e competências, ou ainda dos interesses e valores que cada indivíduo desenvolve ao longo da sua vida nos diferentes contextos socioculturais em que se movimenta. Os valores estão intimamente relacionados com o contexto cultural e dotam o indivíduo de normas sociais que o orientam nos comportamentos. Este processo parece fácil e linear, mas quando numa determinada situação entram em jogo um largo e divergente conjunto de normas e valores, seguir as normas éticas pode ser complicado. Ao valorizarmos aspetos materiais podemos estar em dissonância com valores humanos de igual importância. É o eterno problema da linha de corte entre o certo e o errado, do cinzento que separa o preto do branco. Assim, numa atividade como a contabilidade, em que muitas vezes somos confrontados com questões éticas (Como fazer? Quais os limites éticos? Defendo um cliente, ignorando outros valores?) a decisão é difícil e pode criar mal-estar. Este livro é um contributo incontornável para a clarificação das normas éticas do contabilista e um apoio claro ao exercício da profissão. Os autores tiveram a preocupação de aliar conceitos a exemplos e a casos, de forma a que o próprio contacto e treino de situações possíveis desenvolvam no profissional a competência de analisar situações e decidir eticamente o comportamento. Este livro não é apenas um livro de consulta: é, sim, um livro de estudo, de aprendizagem e, mais tarde, de consulta. Os autores começam por abordar um conjunto de conceitos relevantes para o enquadramento da temática. Na segunda parte, apresentam e analisam os princípios éticos que constam no Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas e no Código de Ética e Deontologia Profissional dos Revisores Oficiais de Contas. Os princípios aplicáveis aos TOC são comparados pelos autores com os princípios aplicáveis aos ROC, não se esquecendo do enquadramento das normas legais. É proposto um conjunto de casos, sob a forma de afirmações ou descrição de situações, que visam promover o debate e a discussão, individual ou em grupo, no sentido de procurar a melhor abordagem para o caso proposto. O livro termina com um resumo de estudos empíricos efetuados pelos autores, relativamente à atitude destes (e outros) profissionais face à ética.

Apesar de o objetivo do livro ser centrado na atividade de contabilidade, a ética é transversal a qualquer atividade profissional, os problemas, as dúvidas, as preocupações são inerentes a qualquer contexto profissional. Pelo que, apesar do âmbito do livro, ser útil para professores, estudantes e profissionais ligados à área de contabilidade ou auditoria, entendo que também é útil para um conjunto heterogéneo de públicos. Pelo menos para mim, que trabalho em psicologia social e das organizações, assim foi.