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Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

TMStudies  no.8 Faro  2012

 

 

 

Título : Creación de Empresas – Tipología de empresas y viabilidad estratégica

Creación de empresas – Viabilidad estratégica en la práctica

Autor : José Antonio Jiménez Quintero (Coord.);Editora: Ediciones Pirámide; ISBN: 978-84-368-2659-3 e 978-84-368-2660-9

 

Professor Doutor Paulo Águas

 

“Creación de empresas”, editado em 2012 pelas Ediciones Pirámide, é uma obra coordenada por José Antonio Jiménez Quitero, catedrático de Gestão Estratégica e Políticas Empresariais na Universidade de Málaga, que, como o título sugere, procura fornecer, de modo detalhado, os instrumentos necessários para a constituição, bem sucedida, de uma empresa.

O livro é constituído por dois volumes. O primeiro volume, de 473 páginas, com o subtítulo “Tipología de empresas y viabilidad estratégica”, está organizado em treze capítulos, agrupados em três partes, privilegiando uma abordagem conceptual.

A primeira parte, constituída apenas por um capítulo, da responsabilidade do coordenador da obra, assume-se como uma introdução ao tema da criação de empresas, numa ótica estratégica, tratando de questões centrais como o empreendedorismo, a escolha da estratégia, a ideia de negócio, o plano de marketing e, por fim, a viabilidade económico-financeira.

A segunda e terceira partes do livro versam, respetivamente, sobre a tipologia (capítulos 2 a 10) e a viabilidade das empresas (capítulos 11 a 16). Empresas de base tecnológica, empresas financeiras, empresas turísticas, empresas públicas, empresas de economia social constituem os principais objetos, alvo de caraterização e análise, da segunda parte. No seu conjunto, trata-se de uma opção setorial diversificada, não exaustiva, que revela uma preocupação por realidades não genéricas, o que torna os conteúdos mais apelativos. Em cada caso é proporcionado ao leitor conhecimento sobre as características dos vários negócios em análise.

O primeiro volume, termina com uma análise funcional das organizações, nomeadamente produção, marketing, finanças e recursos humanos. Integra ainda a terceira parte um capítulo dedicado às estratégias de internacionalização e um outro sobre as competências que deverão estar presentes num empreendedor.

O segundo volume, de 299 páginas, com o subtítulo “Viabilidad estratégica en la práctica”, é mais diverso do que primeiro, sendo marcado pela apresentação de exercícios para aplicação e consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo da obra.

O primeiro capítulo, ainda com uma abordagem conceptual e instrumental, trata da problemática dos estudos de mercado, essenciais para um correto diagnóstico e identificação de oportunidades. Segue-se um capítulo de ilustração onde os autores apresentam as várias etapas para a criação de uma empresa, desde a previsão de vendas até à análise da rendibilidade económico e financeira. A anteceder os exercícios, surge um capítulo sobre empresas em crise, o qual é enquadrado pela legislação espanhola sobre a recuperação de empresas. Retratando uma realidade específica, que não a portuguesa, deve ser encarado com uma excelente fonte de informação para um exercício de benchmarking.

Por fim, são propostos ao leitor/estudante quatro exercícos de aplicação, dando à obra um carácter de manual prático. O primeiro exercício é constituído por 87 questões de ensaio para consolidação de conhecimentos sobre o processo de planeamento de um nova empresa. No segundo exercício o leitor/estudante é desafiado a lançar uma ideia de negócio e a seguir as diferentes etapas do processo, desde a previsão de vendas até à demonstração de resultados previsional. Segue-se uma proposta de execução de análise interna de uma empresa, tendo em vista a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos. Por último, é lançado o desafio para elaboração de um plano estratégico para uma entidade pública ou para uma organização sem fins lucrativos ou para o evento.

O livro é acompanhado de um CD-ROM com textos complementares, questões de autoavaliação sobre os dezasseis capítulos do primeiro volume e os três capítulos iniciais do segundo volume e ficheiros excel para apoio à análise da situação e ao estudo da viabilidade económica e financeira.

Pelo exposto, considera-se que se trata de uma obra suscetível de ser adotada como manual escolar, sendo também útil para todos os que possam estar interessados em desenvolver ideias de negócio.