SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18A Construção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável: Aspectos Conceptuais, Linhas Estratégicas e Desafios Iniciais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Nutrícias

versão On-line ISSN 2182-7230

Nutrícias  no.18 Porto set. 2013

 

EDITORIAL

Editorial

 

Helena Ávila M.¹,²

1Presidente da Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas
2Directora da Revista Nutrícias


A capa da presente edição encontrava-se já escolhida e reservada para um momento especial: o da comunicação da aprovação da indexação da Revista Nutrícias como periódico científico na plataforma SciELO, pelo seu Comité Consultivo.
Esta é uma notícia que pretendemos partilhar com aqueles que, desde o ano de 2001, data da sua fundação, têm contribuído para a concretização e manutenção deste projecto. A todos, o nosso imenso agradecimento.
Estamos em crer que, de modo ainda mais reforçado, se encontram reunidas todas as condições para que esta publicação científica seja a referência nacional no que respeita às temáticas relacionadas com as ciências da nutrição e áreas afins, bem como internacional, visto permitir a publicação de artigos em português ou inglês.
Num país em que o estudo e a investigação da nutrição e da alimentação apresentam números assaz interessantes, em que o papel do nutricionista e de outros profissionais da saúde é determinante para o bem-estar dos indivíduos e da população e em que os dados e o conhecimento resultante do seu estudo são essenciais para a tomada de decisão, quer a nível local quer de âmbito nacional, tornava-se imperiosa a existência de uma publicação assim classificada.
Ainda que a divulgação da ciência e o acesso à mesma ocorra a uma escala planetária, são várias as razões que justificam a publicação e consequente divulgação de estudos internos, desde as particularidades culturais, sócio-económicas, genéticas, ambientais da nossa população, passando pela qualidade do ensino das ciências da nutrição em Portugal, até à abrangência que os profissionais da nutrição imprimem no seu desempenho e à crescente tomada de decisões políticas com base na evidência científica.
Apraz-nos registar que assim seja e, consciente da responsabilidade que daí advém, a Revista Nutrícias tem pautado pelo maior rigor no seu processo de publicação, contando com um número crescente de revisores de elevada credibilidade, de distintas áreas geográficas e de diferentes especialidades.
Esperamos poder contribuir cada vez mais para a publicação de trabalhos que possibilitem a divulgação de dados comparáveis e utilizáveis para a realidade portuguesa, de artigos que apresentem novas áreas de intervenção, de estudos que desenvolvam conexões entre as ciências da nutrição e as ciências económicas, sociais, de comunicação e outras, numa perspectiva multidisciplinar de enriquecimento da ciência.
O nosso empenho substancia-se ainda no imenso esforço de divulgação das ciências da nutrição junto dos diferentes sectores de actividade, desde os organismos da saúde, do ensino e da educação, da agricultura e demais produção primária, industrial, empresarial e da distribuição, entre muitos outros, por entendermos que a divulgação da ciência e a promoção da saúde são tarefa e propósito comuns.
Faz sentido o recurso à partilha de estudos científicos através da sua publicação na Revista Nutrícias. Usando palavras de um mestre: tudo o que não se dá, perde-se. Sabemos que muitos são os trabalhos de inegável valor que não chegam a ser disseminados, pelo que apelamos vivamente a que se fomente esta prática.
Os nossos votos de um Feliz Natal e de um novo reencontro em 2014.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons