SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Avaliação da Qualidade dos Lanches numa População com Necessidades Especiais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Nutrícias

versão On-line ISSN 2182-7230

Nutrícias  no.15 Porto dez. 2012

 

EDITORIAL

Editorial

 

Nuno Borges¹,²

1Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas
2Coordenador do Conselho Científico da Revista Nutrícias


Encontra-se na sua fase final de preparação o XII Congresso de Nutrição e Alimentação, uma vez mais organizado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas e que este ano terá lugar em Lisboa, em 16 e 17 de Maio. Trata-se, de há alguns anos a esta parte, da principal reunião científica de todos aqueles que se interessam pelas problemáticas da nutrição e da alimentação: nutricionistas e dietistas, certamente, mas também profissionais da medicina, enfermagem, farmácia, desporto e muitos outros. No XI Congresso, realizado no Porto, estiveram presentes cerca de 1200 congressistas, um número que impressiona sobretudo num contexto actual de contenção generalizada em todas as áreas da nossa sociedade. A alimentação continua a despertar paixões e vocações entre os nossos jovens, fazendo desta reunião um momento importante de actualização técnica e troca de experiências profissionais. Na modesta opinião de quem teve a honra em participar em todas as edições, é este fervilhar de contactos entre profissionais e estudantes que constitui a verdadeira alma deste Congresso e que, ano após ano, faz regressar quem lá participou antes. O rigoroso trabalho da estrutura técnica da Associação Portuguesa dos Nutricionistas na organização deste evento permite que a atenção esteja sempre focada onde deve, ou seja, nas muitas conferências, palestras, mesas redondas e workshops. Em 2012 estiveram envolvidos cerca de 70 palestrantes e moderadores, que com a sua generosidade e conhecimentos constituíram a espinha dorsal do Congresso.
Procurar-se-á manter a estrutura e o figurino para o presente ano, tendo como preocupação maior garantir a qualidade organizativa e a atractividade do programa. Dentro do tema geral “Surpreender e empreender o futuro”, o esforço foi no sentido de diversificar os temas a desenvolver, numa lógica de acompanhamento das tendências mais actuais na nossa área e de expansão do raio de acção das ciências da nutrição e da alimentação. Como também é hábito, os temas mais “clássicos” terão também o seu espaço, sempre tratados de forma renovada por forma a garantir o cumprimento de uma importante função do Congresso, ou seja, a actualização científica dos profissionais.
Para a Nutrícias, como também já tem sido feito no passado, serão vertidos os resumos das palestras, comunicações orais e pósteres, garantindo deste modo a possibilidade de consulta posterior da informação mais relevante.
No presente número, que aqui se inicia, contaremos com mais um conjunto de interessantes trabalhos, que desde já convidamos a ler. Aproveitamos para publicamente agradecer o esforço rigoroso e generoso de todos os revisores, sem os quais seria impossível prosseguir no nosso percurso de afirmação da revista.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons