SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Brazilian Legislation and documents on the attention to the child and their implications on the monitoring of child development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Invest. Práticas vol.8 no.2 Lisboa Sept. 2018

https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.164 

EDITORIAL

Editorial

 

Marina Fuertes, Clarisse Nunes, Dalila Lino, Otília Sousa, Susana Torres e Rui Teófilo

A Revista Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX) mantém o seu esforço de publicação de artigos originais numa abordagem transversal e multicultural do conhecimento no âmbito educativo.

Neste segundo número regular do ano de 2018, encontramos artigos teóricos e empíricos que num cruzamento de olhares abordam diferentes temáticas associadas à infância e à juventude, à família e à educação em Portugal e no Brasil.

O primeiro artigo, da autoria de Larissa Vendramini Lari, intitula-se “Legislações e documentos brasileiros sobre a atenção à criança e suas implicações para o monitoramento do desenvolvimento infantil”. Este artigo dá-nos uma perspetiva sobre a legislação e a documentação do Brasil acerca da infância, refletindo os autores sobre a visão da criança implícita nesses documentos.

O segundo artigo, de Rita Brito - “Estilo parental e mediação do uso de tecnologias por crianças até 6 anos” - procura estudar a utilização das tecnologias em 15 famílias portuguesas. Este estudo desafia-nos a compreender as vantagens do uso não tradicional destas ferramentas.

A investigação Tandem contribui com o terceiro artigo com o título “Quando sou mãe e quando sou educadora! Comparando Mães e Educadoras (com os seus filhos ou com outras crianças) numa tarefa colaborativa com a criança) ”. Os estudos prévios desta equipa indicam que as educadoras com crianças da sua sala oferecem mais oportunidades de participação e realização dos que as mães aos seus filhos nas mesmas condições. Neste artigo, as autoras, Sofia Farinha e Marina Fuertes procuram compreender se as educadoras quando interagem com os seus próprios filhos o fazem do mesmo modo que as outras mães ou se, prevalece o papel profissional de educadora.

O quarto artigo, da autoria de Ana Cristina Ferrão e colegas, debruça-se sobre “ As fontes de informação e as perceções sobre uma alimentação saudável numa amostra da comunidade universitária”. Num estudo empírico, realizado através de inquérito realizado a 381 participantes, os autores descrevem as perceções dos estudantes e indicam as suas fontes.

No quinto artigo, intitulado “Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica”, Lídia Freitas e Clara Craveiro oferece ao leitor um olhar reflexivo acerca da documentação pedagógica baseada na fotografia. O uso da fotografia na documentação pedagógica é uma ferramenta frequentemente usada por Educadores. Ora, neste artigo o leitor encontra uma reflexão crítica sobre os seus contributos e significados.

Numa perspetiva nacional, de autoria de Bárbara Tadeu, no sexto artigo, de natureza teórica: “Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional”, apresenta o percurso histórico do pensamento de Dewey. Em simultâneo, a autora discorre sobre as oportunidades educativas e experiência democráticas atribuídas à criança no paradigma atual da educação de infância.

Este número apresenta, ainda, a novidade de estrear o Digital Object Identifier(DOI) e a indexação à base de dados internacional REBID.

A equipa editorial deseja que este número cative o seu interesse e contribua para o conhecimento, debate e reflexão no campo educativo.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License