SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número6O Cahier de Linoléum, de Viteix: História, ideologia e pesquisa plástica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Estúdio vol.3 no.6 Lisboa dez. 2012

 

NOTA EDITORIAL

EDITORIAL NOTICE

:Estúdio 6: Livro de artista

:Estúdio 6: Artist'book

 

João Paulo Queiroz*

*Editor. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos de Belas-Artes, Portugal.

Endereço para correspondência

 

 

Neste sexto número da :Estúdio, explorando o tema do Livro de Artista, agruparam-se os artigos consoante as suas linhas condutoras. Estabeleceram-se cinco capítulos, Mãos, únicos, Edições, Expansões, e o Dossier Editorial.

No primeiro capítulo, Mãos, apresentam-se os artigos que abordam livros de artista que se caracterizam pela sua manualidade, pelo seu carácter artesanal. No segundo capítulo, únicos, apresentam-se os artigos que abordam livros de artista que se caracterizam por serem de tiragem única.

No terceiro capítulo, Edições, apresentam-se os artigos que abordam livros de artista que têm em comum o facto de serem de edições, com recurso a oficinas de tipo industrial, e tiragens variáveis.

No quarto capítulo, Expansões, apresentam-se os artigos que abordam livros de artista que apresentam alguma transgressão, em algum particular, para a fronteira de deixarem de ser livros: folhas soltas, livros que se tornam ilegíveis, caixas e outros.

O quinto capítulo apresenta o Dossier Editorial. Reúnem-se aí textos sobre o livro de artista elaborados pelos membros do conselho editorial, ou por convite. Neste âmbito fizemos um convite ao Professor Paulo Silveira, do instituto das Artes da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, que acedeu em contribuir para esta edição com um texto sobre o livro de artista enquanto objeto de estudo académico, o assunto a que tem dedicado a sua vida de investigador e professor.

O Dossier Editorial termina com o capítulo que apresenta resumidamente alguns dos livros e periódicos que os congressistas do último CSO’2012, decorrido na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, quiseram trazer para partilhar, e que ofereceram à biblioteca da FBAUL. Faz-se uma anotação sobre a forma como decorreu este III Congresso, documentada com alguns aspetos concretos.

A revista encerra, nas páginas em cor cinza, com o capítulo:Estúdio: um local de criação, com algumas indicações técnicas sobre a :Estúdio: as notas biográficas do conselho editorial, condições de submissão de textos à revista, o manual de estilo (um “meta-artigo”) e, por fim, a chamada de trabalhos para o número 8, a sair em dezembro de 2013.(Figuras 1 a 3)

 

 

A revista :Estúdio coloca aos artistas um desafio: o de investigarem, estudarem, escreverem, e publicarem textos sobre as obras de outros artistas. Trata-se de revelar a arte pelos olhos e pelo conhecimento dos artistas, os seus agentes mais destacados. é um olhar privilegiado que poderá revelar tendências, sensibilidades, influências, perspetivas inesperadas e criativas, que favoreçam a revelação e divulgação de novos modos de ver. Perspetivas sobre obras de autores menos conhecidos, aberta ao descentramento, mostrando singularidades e inovações.

As edições anteriores da :Estúdio consolidaram a periodicidade bianual e uma elevada participação internacional, onde se salienta a exogenia. é uma característica que nos distingue: mais de dois terços de todos os artigos publicados, em todos os números, são de origem exterior à nossa instituição de origem, a FBAUL, e ao seu centro de investigação, o CIEBA. A seleção das submissões foi feita rigorosamente pelo método da arbitragem cega: os textos são apreciados em estado anónimo, e com uma salvaguarda adicional de distância que impede que um membro do Conselho Editorial examine textos de um autor de origem próxima.

O número 6 da :Estúdio apresenta uma seleção de 37 artigos, apreciados e selecionados com base na arbitragem duplamente cega (double blind review). Alguns ficaram pelo caminho, nas duas fases de apreciação, resumos e texto completo. (Figuras 4 a 6)

 

 

Mantivemos, desde o lançamento desta revista, uma sequência consistente na publicação :Estúdio:

  • Periodicidade semestral sempre regular.
  • Mais de 70% dos artigos de todos os números é de origem exterior à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa ou ao seu centro de investigação, o CIEBA, tendo origem em muito diversificadas instituições com reconhecimento internacional.
  • A maioria dos pares académicos, membros do Conselho Editorial, é externa (71%). Do mesmo modo, 44% dos pares são de afiliação internacional.
  • A revisão científica por arbitragem cega e salvaguarda geográfica.
  • Salienta-se a delimitação programática que singulariza a revista :Estúdio: os artistas abordam e revelam outros artistas, seus companheiros de profissão, no universo das línguas de expressão ibérica.

 

 

Endereço para correspondência

Correio eletrónico: joao.queiroz@fba.ul.pt (João Paulo Queiroz).

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons