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Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Estúdio vol.3 no.5 Lisboa jun. 2012

 

AVANT

Enquadramento: Avant

Context: Avant

 

Neide Marcondes*

*Conselho editorial; Universidade Federal de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Brasil.

Endereço para correspondência

 

 

Os textos sobre artistas e suas obras, que estão arrolados nesta parte desta publicação, me levam a certa exultação nesta escritura / abertura, pois me permite fazer a conexão dos mundos da excitação dionisíaca com a do gênio transfigurador apolíneo. A meditação estética de Nietzsche põe em tentativa a explicação de rever o ato de criação / invenção como instintos ou forças artísticas que permeiam as formas apolíneas e dionisíacas. O artista caminha do estado de transfiguração mais racional, apolíneo, para o estado de embriaguês de Dionísio. Completam-se e integram-se.

As obras do artista Salvador Juanpere, neste texto de Àngels Viladomiu, muito bem demonstram a meditação / reflexão e a criação poética na trajetória do artista. O repertório artístico de Salvador demonstra o efetivo meio de estudos, procedimentos, análises e suas conexões metalinguísticas com a antropologia, filosofia e com as teorias do sociólogo Richard Sennee. Não são meros procedimentos de expressão, e suas Instalações, até a possível Arte Postal, demonstram todo o complexo percurso em sua criação poética. Está evidenciada em Constellation, por exemplo, a atuação e procedimento do artista, escultor / professor em sua concepção estelar do universo.

Em O Desenho impossível …de Jorge Pinheiro, artista nascido em Coimbra, analisado por Raquel Pelayo, ficou demonstrado o percurso do artista em resultados que se podem denominar conotativos e denotativos. Há um (des) continuar salutar no repertório de Pinheiro; há o que se pode chamar o desenho (in) comunicante, uma negação do artista de uma possível comunicação. Em uma de suas (in) flexões, o artista Jorge Pinheiro, na série Mapas, relaciona espaços, geometrias e, na técnica em tinta-da- china e aguada sobre papel, transfere para o resultado infinitas interpretações significativas .

Sobre o artista Antoni Muntadas, de Barcelona, algumas de suas obras são contextuadas por Silvia García González. O artista e suas obras são reconhecidos na Europa e Estados Unidos. Atención! La percepción require participación; esta colocação gráfica foi elaborada na fachada do pavilhão da Espanha, na bienal de Veneza. O artista Muntadas, em seus Projetos, demonstra sempre a conexão com equipes multidisciplinares. Os resultados das obras / projetos, com diversidade de informação, levam o interpretante à diversidade contextualizada de reflexão e análise.

Em A Grande Narrativa – obra do artista português Antonio Olaio, nascido em Angola – o estudo dos autores Francisco Cardoso Lima e João Mota demonstra as chamadas variáveis e constantes, o passado e o presente na meta narrativa coletiva que resultou em forte Manifesto. Este Manifesto, resultado / instrumental reflexivo e operativo de reflexão e construção, um aprés reflexivo de vários artistas, resulta em vinte e oito itens onde fica ressaltado o principal: Sempre existiram artistas. Existe o artista.

Paula Cristina Almozara aborda o artista mexicano Sebastián Romo e parte de suas obras. O artista expressa-se nas chamadas pós produção como estratégia poética. O processo de construção poética do artista, que em expressão demonstra o pensar a obra como uma bomba de tempo ou armadilha…, desperta para uma infinita possibilidade de leituras .

Sebastián Romo aplica a concepção de Nicolas Bourriaud, sobre a arte contemporânea, que não crê no término do processo criativo. Os Cadernos de Romo, inseridos em vitrines, algumas suspensas, outras em torres, representam significativa instalação. Outra obra Tropicália 2011 trabalha o papel fotográfico sem figuração ou imagem documental. É oferecido um espectro de abordagens sobre a série Mapas; a série demonstra as conexões de várias matérias e procedimentos, e também a situação de formas, signos e imagens.

Vamos penetrar no estudo descritivo e interpretativo dos autores, que nestas páginas se debruçam e se dedicam à geografia estética e poética de artistas que, em manifesto resultante do procedimento apolíneo e dionisíaco permitem que se afirme: Sempre existiram artistas. Existe o Artista.

 

 

Endereço para correspondência

Correio eletrónico: ne.be@uol.com.br (Neide Marcondes).

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