SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Desarrollo de un Sistema de Decisión basado en Lógica Borrosa para el uso de Bombas de Insulina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

RISTI  no.13 Porto jun. 2014

 

Editorial

eSaúde - Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação aplicados à Saúde

eHealth - Information Systems and Commnunication Technologies applied to Health

 

António Pereira1, 2, Álvaro Rocha3, 4

1 Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Instituto Politécnico de Leiria, Campus 2, Morro do Lena - Alto do Vieiro, 2411-901 Leiria, Portugal (apereira@ipleiria.pt, amrrocha@gmail.com)

2 Unidade de Tecnologias de Informação e Comunicação, INOV INESC Inovação, Delegação na ESTG Leiria, Campus 2, Morro do Lena - Alto do Vieiro, 2411-901 Leiria, Portugal

3 Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Informática, Pólo II - Pinhal de Marrocos, 3030 290 Coimbra, Portugal

4 LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Rua David Correia da Silva, 407 – 5 T, 4435-200 Rio Tinto, Portugal

 

Introdução

A eSaúde é uma área abrangente e multidisciplinar que se refere aos serviços de saúde que utilizam sistemas e tecnologias de informação e comunicação para melhorar o desempenho das organizações, instituições e empresas nesta área, bem como os cuidados de saúde prestados aos utentes.

O presente número da RISTI é subordinado à temática da eSaúde, pretendendo integrar contribuições originais e relevantes nas suas dimensões tecnológica, organizacional e social.

Os tópicos recomendados foram: Arquiteturas e sistemas de apoio à decisão na saúde; Sistemas inteligentes na saúde; Sistemas e tecnologias de informação para a saúde; Ontologias; Integração e interoperabilidade de sistemas; mSaúde: sistemas, tecnologias e aplicações móveis na saúde; Segurança e confidencialidade na saúde; Normas de informação na saúde; Plataformas de serviços; Sistemas de telemedicina; Reabilitação assistida por computador; eTerapia; Acessibilidade web na saúde; Registo clínico e eletrónico; Cuidados de saúde personalizados; Auditoria e qualidade do serviço prestado; Soluções para melhorar a qualidade de vida dos utentes; Soluções que contribuam para um envelhecimento ativo e saudável. Contudo, foram aceites outros tópicos relacionados com o tema.

Foram submetidos 47 trabalhos científicos, provenientes de 10 países e de 2 continentes, que passaram por um processo rigoroso de avaliação. Cada artigo foi avaliado por, pelo menos, três membros do Conselho Científico. Das 47 submissões foram aceites 6 artigos, resultando numa taxa de aceitação final de 13%. A qualidade evidenciada pelos seis artigos publicados é a face visível da exigência desse processo.

 

Estrutura

No primeiro artigo, “Desarrollo de un Sistema de Decisión basado en Lógica Borrosa para el uso de Bombas de Insulina”, é proposto um sistema que emula a tomada de decisão de um especialista na administração de insulina por bomba. O estimador desenvolvido tem em consideração as características específicas de cada paciente, o ritmo circadiano, a atividade planeada e a glicemia pré-prandial, e é capaz de tomar decisões corretas em diversas situações: níveis iniciais de glicemia, ingestões variadas em tipo e quantidade, e várias previsões de atividade. O sistema calcula a quantidade de insulina a ser fornecida a uma dada situação, a quantidade a ser administrada inicialmente, a quantidade a ser administrada de forma contínua e o tempo durante o qual esta administração deverá ser efectuada. O trabalho apresentado poderá, a curto prazo, apoiar pacientes diabéticos no uso de bombas de insulina.

O segundo artigo, “Sistema de Apoio à Decisão para o Transporte Não Urgente de Doentes em Veículo Partilhado”, apresenta métodos heurísticos para a formação de agrupamentos de doentes a serem transportados na mesma viatura de modo a otimizar e a racionalizar o processo de transporte não urgente de doentes. São apresentados resultados computacionais que, segundo os autores, validam os algoritmos desenvolvidos. Os algoritmos podem ser facilmente integrados num sistema de apoio à decisão.

No terceiro artigo, “Seguridad y Privacidad en Carpetas Personales de Salud para Android e iOS”, foram identificadas questões de segurança e privacidade em soluções mPHR (mobile Personal Health Records). Foram identificados e avaliados 24 mPHRs para Android e iOS. Os autores concluem que as aplicações mPHR, na sua fase de desenvolvimento, devem melhorar significativamente as suas políticas de privacidade.

O quarto artigo, “Metodologia para a deteção de artefactos luminosos em imagens de retinografia com aplicação em rastreio oftalmológico”, propõe-se uma metodologia que avalia de forma automática a qualidade das imagens captadas num rastreio oftalmológico para posterior deteção de artefactos. Em cenários de rastreio, as deficiências numa imagem podem levar a que um número significativo de imagens tenha de ser repetido, implicando custos e ineficiência do sistema. A utilização dos algoritmos apresentados poderá, no futuro próximo, aumentar a eficiência dos sistemas de rastreio e diagnóstico de doenças oculares contribuindo, deste modo, para a melhoria das condições de vida da população em geral e em especial da sua faixa sénior.

No quinto artigo, “Modelo Vectorial para la Inferencia del Estado Cognitivo de Pacientes en Estados Derivados del Coma”, é analisado um modelo computacional baseado nos princípios de máquinas de suporte vetorial (MSV), para inferir o estado cognitivo dos pacientes, em estado de coma, através de um equipamento de EEG (ElectroEncefaloGrafia) comercial. Os resultados mostraram que o modelo classifica com sucesso uma tarefa cognitiva, em pelo menos quatro dos cinco testes em pacientes, o que resulta na obtenção de um sistema de baixo custo para a análise de consciência, com possibilidade de comunicação com alguns pacientes, em estados derivados do coma, mediante protocolos médicos definidos. Assim, este sistema é apresentado como uma grande contribuição para as clínicas e hospitais e como uma ferramenta de diagnóstico potencial para estes pacientes.

Finalmente, no artigo “Previsão de tempos de internamento num hospital português: aplicação da metodologia CRISP-DM” é alcançado um modelo de apoio à decisão que garante erros médios de previsão de tempos de internamento relativamente baixos. Este processo de descoberta de conhecimento foi guiado pela metodologia CRISP-DM (Cross-Industry Standard Process for Data Mining) tendo por base uma grande amostra de episódios de internamentos, relativos a um hospital português. De acordo com os autores, o modelo gerado pode vir a ser integrado num sistema de apoio à decisão e constituir-se como um elemento de precioso auxílio à área de negócio hospitalar, permitindo a otimização, gestão e rentabilização dos serviços de internamento.

 

Agradecimento

Concluímos, expressando o nosso agradecimento a todos os autores que submeteram o seu trabalho científico de modo a ser avaliado para eventual publicação nesta décima terceira edição regular da RISTI; aos membros do Conselho Científico, pela criteriosa avaliação que fizeram dos artigos submetidos; e à AISTI, proprietária e promotora da RISTI, assim como à Academy Publisher, editora parceira.

Esperamos, pois, que esta edição da RISTI contribua efetivamente para uma melhoria da eSaúde nas suas três dimensões principais: tecnológica, organizacional e social.