SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Modelado específico de procedimientos en el dominio de la Administración Electrónica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

RISTI  no.9 Porto jun. 2012

 

Editorial

 

Gonçalo Paiva Dias

Universidade de Aveiro

 

A presente edição da RISTI é dedicada aos temas de eGovernment, eDemocracy e eParticipation. São temas abrangentes e claramente interdisciplinares. Mesmo do ponto de vista específico dos sistemas e tecnologias de informação, as possibilidades de contribuição científica são diversificadas, incluindo, entre outros aspetos, os modelos de desenvolvimento, as arquiteturas de suporte, a avaliação de impacto e as tecnologias de base. É ao nível destes aspetos que os seis artigos publicados no número 9 da RISTI se enquadram na temática proposta.

A seleção de artigos que se apresenta é o resultado de um exigente processo de avaliação das 33 propostas originalmente submetidas, provenientes de 10 países e de 3 continentes. Cada artigo foi avaliado por, pelo menos, três membros da Comissão Científica, resultando numa taxa de aceitação final de 18%. A qualidade evidenciada pelos seis artigos publicados é a face visível da exigência desse processo.

No primeiro artigo, propõe-se uma linguagem de modelação gráfica para a tramitação de procedimentos no domínio específico da administração eletrónica. A linguagem baseia-se na definição de um meta-modelo de administração pública, em que se definem as principais entidades que a compõe e as relações entre elas. Descreve-se ainda uma ferramenta gráfica de modelação e a sua validação usando casos reais.

O segundo artigo apresenta um modelo de segurança para uma arquitetura de interoperabilidade baseada em agentes autónomos que suporta a composição dinâmica de workflows na administração pública. O modelo suporta a identificação, autenticação, acreditação e autorização dos agentes e garante que os resultados produzidos apenas são entregues aos seus destinatários, mesmo que esses destinatários não sejam conhecidos na altura da produção do resultado.

No terceiro artigo, descreve-se o sistema de informação do Banco de Terras da Galiza, um organismo galego que atua como intermediário entre proprietários e agricultores para fomentar o arrendamento de terras e evitar o seu abandono. Detalham-se a arquitetura, componentes e funcionalidades do sistema e apresentam-se dados estatísticos da sua utilização.

O quarto artigo apresenta uma plataforma de mediação digital para a participação pública direta em períodos eleitorais. A aplicação foi especificamente desenhada para juntar, num único espaço neutro, regulado e deliberativo, os principais intervenientes ??numa eleição, promovendo a colaboração e a comunicação multidirecional entre eles. Apresentam-se as principais áreas funcionais da plataforma e os resultados de um caso de estudo sobre as últimas eleições legislativas em Portugal.

No quinto artigo, propõe-se um modelo de maturidade para a classificação do grau de proteção de privacidade em redes sociais. Este modelo é complementado por um quadro de análise, que padroniza a avaliação da privacidade, e por uma ferramenta na forma de balanced scorecard, que suporta auditorias de avaliação da privacidade.

O sexto artigo apresenta uma aplicação que permite aos utilizadores de dispositivos móveis recolher e preservar objetos digitais de forma contextualizada. Os autores argumentam que a aplicação permite colmatar o problema de obsolescência resultante da rápida evolução das tecnologias e do software usados nos dispositivos móveis.

Termino com uma palavra de agradecimento a todos os autores que submeteram o seu trabalho científico para ser avaliado para publicação nesta edição da RISTI; aos membros da Comissão Científica, pela criteriosa avaliação que fizeram dos artigos submetidos; e ao Conselho Editorial, pelo convite para editar este número da Revista. Foi com grande gosto que o fiz, ciente do percurso que tem sido feito pela mesma e da importância que já tem e, estou certo, se alargará, na consolidação de uma comunidade de expressão portuguesa e espanhola na área dos sistemas e tecnologias de informação.

Ainda uma palavra final para me congratular pelo facto de, a partir da presente edição, a RISTI passar a contar com o apoio da Academy Publisher, o que contribuirá certamente para uma maior divulgação da revista e permitirá que os artigos publicados passem a ser identificados através de DOI (Digital Object Identifier).