SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Método espacio-temporal para el reconocimiento de acciones humanas en el espacio canónico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

RISTI  no.8 Porto dez. 2011

 

Editorial

 

Luís Paulo Reis*

*Universidade do Minho

 

O oitavo número da RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação) é dedicado à temática dos Sistemas Inteligentes e de Apoio à Decisão. Integra contribuições originais e relevantes nestas temáticas, nas suas diferentes dimensões, com ênfase para os Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-Agente; Ambientes Inteligentes; Aprendizagem Computacional e Mineração de Dados; Reconhecimento de Padrões; Análise Inteligente de Vídeo/Imagem; Representação do Conhecimento; Sistemas de Apoio à Decisão; e Aplicações de Sistemas Inteligentes e de Apoio à Decisão.

O conjunto de seis artigos que se publica neste número da RISTI resultou da avaliação cuidada realizada pelos membros da comissão científica dos trinta e sete trabalhos submetidos pelos autores a este número especial da revista. Cada trabalho foi sujeito à avaliação por três membros da comissão científica, resultando numa taxa de aceitação final de 16%. Dos trabalhos submetidos, 14 foram oriundos de Espanha, 8 do Brasil, 7 de Portugal, 3 de Cuba, 2 da República Dominicana, 1 do México, 1 da Argentina e 1 da Colômbia.

Os artigos publicados cobrem diversas vertentes das áreas dos Sistemas Inteligentes e de Apoio à Decisão. Mais especificamente abordam: o reconhecimento de acções humanas em vídeo, algoritmos de recomendação para comércio electrónico, desenvolvimento eficiente de sistemas multi-agente, classificação de textos usando a Wikipedia, análise de opiniões expressas em redes sociais e decisão na selecção de provedores de Tecnologias da Informação.

O primeiro artigo aborda o cada vez mais actual e importante problema do reconhecimento de acções humanas a partir de vídeos. É apresentado um novo algoritmo para a detecção de comportamentos humanos em tempo real. Inclui ainda resultados da sua aplicação a repositórios de dados públicos, contendo vídeos com acções humanas, gravados em diversas condições.

O segundo artigo apresenta um algoritmo de recomendação para aplicações de E-commerce, baseado em passeios aleatórios num grafo bipartido. Apresenta também a avaliação do algoritmo, realizada com dados provenientes de transacções comerciais reais, através da sua comparação com cinco outros algoritmos, usando uma base de dados comum.

O terceiro artigo aborda o problema do desenvolvimento eficiente de Sistemas Multi-Agente. Apresenta um modelo/arquitectura que funciona como base para uma construção mais eficiente de Sistemas Multi-Agente. O modelo baseia-se em cinco princípios fundamentais: estandardização, especialização, facilidade de implementação, reutilização e computação distribuída. Assenta no conceito de comunidades inteligentes especializadas com funcionalidades específicas.

O quarto artigo descreve um classificador que tem como base a Wikipedia para a criação do corpus que define uma dada categoria mediante técnicas de processamento de linguagem natural que analisam sintacticamente os textos a classificar.

O quinto artigo está centrado na análise de opiniões expressas em redes sociais. Para tal, utiliza técnicas de Análise Sentimental, para verificar se a informação existente no Facebook e no Twitter pode ser utilizada para estimar valores úteis para a comercialização, de bens ou serviços, com vista ao seu lançamento no mercado.

Finalmente, no último artigo, é tratada a problemática da decisão na selecção de provedores de Tecnologias da Informação. Através da aplicação de um protocolo de revisão sistemática de Engenharia de Software o artigo apresenta a selecção de dezasseis critérios de avaliação de provedores de Tecnologias de Informação.

Por último gostaria de agradecer, a todos os autores, por terem escolhido a Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, e este número temático em particular, para submeterem o seu trabalho de investigação, contribuindo para a qualidade deste número e da revista. Finalmente, gostaria de agradecer o esforço e dedicação do conselho científico, que teve árduo trabalho de avaliação dos artigos, permitindo a sua avaliação cuidada.