SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Dez anos da Medievalista online: Um testemunho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Med_on  no.17 Lisboa jun. 2015

 

EDITORIAL

Editorial

 

A Equipa de Redacção

Neste ano de 2015 cumpre-se uma década de publicação da Medievalista online. Iniciada em 2005, a revista tornou-se semestral a partir de 2008, mantendo, desde então, uma regularidade pouco habitual no panorama das publicações científicas nacionais, qualquer que seja a respectiva área de especialidade.

Sem triunfalismos, mas também sem falsas modéstias, cremos haver razão para celebrar estes dez anos da Medievalista. O presente número marca também o início de um par de iniciativas com esse propósito. O Destaque, da autoria de Maria Adelaide Miranda e de Pedro Chambel, faz a evocação dos tempos de lançamento da revista, sob a iniciativa e o entusiasmo do seu fundador e primeiro director, Luís Krus. Ninguém melhor do que eles, os dois membros da Redacção que nela permanecem desde o início, para recordar o contexto, os limites e a ambição que envolveram a criação da Medievalista, bem como o caminho desde então percorrido.

Na secção dos Artigos publicamos quatro estudos: um balanço colectivo sobre a investigação em torno da cerâmica medieval islâmica em Portugal; uma análise de Arsenio Dacosta a uma passagem da Crónica de D. Fernando; um trabalho de Joaquim Luís Costa sobre a luxúria na iconografia românica em Portugal; e um texto sobre Roger Machado, diplomata português ao serviço dos Tudor no final do século XV, da autoria de Francisco Leitão. As restantes secções (Recensões, Apresentação de teses e Varia) dão conta de obras, actividades académicas e outras iniciativas de interesse para todos os que se dedicam aos estudos medievais.

A Medievalista prossegue, assim, o seu propósito, inalterado desde a origem, de constituir um lugar privilegiado para a elaboração, a difusão e a reflexão sobre temática medieval. Sem qualquer restrição que não seja a procura da qualidade e da afirmação nacional e internacional da nossa área de estudos e da acção do medievalismo português.

 

COMO CITAR ESTE ARTIGO

Referência electrónica:

"Editorial". Medievalista [Em linha]. Nº17 (Janeiro – Junho 2015). [Consultado dd.mm.aaaa]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA17/editorial1701.html        [ Links ]

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons