SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Carta ao editor de José Daniel Menezes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Angiol Cir Vasc vol.14 no.4 Lisboa dez. 2018

 

PÁGINA DO EDITOR

Página do editor


 

Caros colegas

A evolução tecnológica e a necessidade de reduzir a estrutura de custos da “Revista Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular” levaram, de acordo com uma das propostas eleitorais da direção da SPACV, a que esta publicação seja a última em papel. A partir deste número a revista passará a ser publicada exclusivamente online, facilmente acessível através do site http://acvjournal.com.

Contudo, esperamos que os níveis de leitura da revista por parte dos associados e outros médicos se mantenham, e estaremos sempre atentos a esse facto com vista a preservar os superiores interesses da revista, entre os quais, manter a maior divulgação possível da experiência no diagnóstico, investigação e tratamento da patologia vascular no mundo e em particular no mundo lusófono.

O início das minhas funções como Editor Principal foi marcado pelo fim da colaboração com a Elsevier com a permuta para uma plataforma online de utilização livre, baseada no software OJS (Open Journal Systems). Desde o princípio que a equipe editorial se esforçou com o objetivo de manter a qualidade desejada no processo de “revisão por pares” dos artigos submetidos nesta nova plataforma. Conseguimos manter a sistematização na publicação da revista já muito próxima do tempo previsível e desejável, não ultrapassando os três meses de atraso. Mantivemos como prioridade um plano de indexação em plataformas nacionais e internacionais com o objetivo de expandir a exposição da revista a um público mais vasto. Atualizamos a integração da revista no portal RCAAP (Repositório Cientifico de Acesso Aberto em Portugal) de forma a manter a visibilidade nacional e no que diz respeito ao contexto internacional, a revista mantém a sua indexação no sistema LATINDEX, na plataforma SciELO e Google scholar. Para o futuro, esperamos conseguir a integração da revista no portal DOAJ (Directory of Open Access Journals), bem como a obtenção de um DOI para todos os artigos publicados de forma a facilitar a identificação e referenciação dos mesmos.

A nível da quantidade e qualidade dos artigos publicados, além de um aumento do número global de artigos publicados tivemos também um incremento na publicação de artigos originais e de revisão, o que demonstra um salto qualitativo na produção científica nacional.

Continuamos, contudo, a ter uma participação abaixo do desejável dos nossos sócios a nível da sua colaboração como revisores dos artigos, sendo este um dos principais entraves à publicação dos artigos submetidos no tempo desejado. Como sabemos existem critérios temporais estritos que regulamentam a publicação dos artigos, contudo por motivos vários não tem sido possível aplicá-los de forma rigorosa.

Aproveitamos esta última oportunidade de publicação em papel, para apelar ao empenho e colaboração de todos os cirurgiões vasculares neste que é o meio oficial de divulgação científica da SPACV, com o propósito de aumentar a qualidade científica e assim expandir a divulgação da revista internacionalmente e com isto da própria sociedade. Agradeço a todos os autores pela escolha da revista Angiologia e Cirurgia Vascular para publicação da sua atividade cientifica e em especial a todos aqueles que se têm empenhado neste projeto, nomeadamente os revisores, e que tornam possível a sua publicação periódica. Não posso deixar de mencionar um agradecimento especial à direção da SPACV e à equipa editorial sem os quais este projeto não teria viabilidade.

Neste número optamos por publicar uma carta ao editor, enviada pelo Dr. José Daniel Menezes, e que ficará para o futuro como um documento histórico sobre o início da Angiologia e Cirurgia vascular Portuguesa, seus problemas e suas lutas.

A revista será sempre o que os seus sócios quiserem, representam e publicam.

Pela equipa editorial da Revista Angiologia e Cirurgia Vascular

Rui Machado

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons