SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Página do PresidenteRevascularização convencional ultradistal na isquemia crítica: a última fronteira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Angiol Cir Vasc vol.14 no.2 Lisboa jun. 2018

 

PÁGINA DO SECRETÁRIO-GERAL

Página do Secretário-Geral

Frederico Bastos Gonçalves1

 

1Secretário Geral da SPACV

 

Balanço positivo

Caros colegas,

Há dois anos atrás e a convite do Dr. José Daniel Menezes integrei a lista candidata à Direcção da nossa Sociedade. Assumimos funções conscientes da nossa responsabili­dade, decididos a honrar o passado e a fazer mais e melhor pela nossa Especialidade. Definimos as prioridades expres­sas no programa eleitoral de então: promoção da inovação, responsabilidade educativa e diálogo com a sociedade científica e civil. Procurámos sempre cumprir estes objec­tivos, de forma integracionista e aberta, apostada na promoção da excelência e no envolvimento de todos os profissionais ligados ao tratamento da patologia vascular.

Chega então a hora de fazer um balanço, neste ano de 2018 que marca a eleição de nova Direcção. E este, apesar das limitações, é positivo.

O Congresso Anual manteve-se como o evento central da SPACV, tendo sido introduzidas soluções inovadoras como o televoto e a selecção de trabalhos para prémio in loco, assim como promovendo a interactividade e pontualida­de das sessões. A oferta formativa também foi ampliada com excelente receptividade por parte dos participantes, destacando-se os cursos e sessões meet the experts. Para este ano introduzimos no programa sessões para técni­cos de cardiopneumologia e radiologia e para enfermeiros especialistas em feridas e em bloco operatório. Pretende­mos assim partilhar o nosso fórum científico com os outros profissionais envolvidos com diagnóstico e tratamento do doente vascular.

O Congresso Anual tem crescido em participações e em trabalhos científicos, tendo sido alcançados novos recor­des em inscrições e submissões em Évora e novamente em Guimarães. E não devemos apenas falar da quantidade, pois a qualidade dos trabalhos apresentados é na genera­lidade muito elevada e rivaliza com os nossos congéneres Europeus. Não há melhor sinal de vitalidade: estamos no bom caminho!

Outro ponto chave desta Direcção foi a criação da Acade­mia SPACV, como estrutura de organização e coordenação da actividade formativa da Sociedade. Os resultados desta ideia ficam bem expressos no fervilhar educacional que pautou o primeiro semestre de 2018, com variadas activi­dades organizadas pelos Núcleos Temáticos e pela própria Direcção, tendencialmente orientadas para os mais jovens e também na generalidade gratuitas. A adesão foi acima das expectativas e o feedback obtido através de ques­tionários de avaliação foi muito encorajador. A aposta na restruturação dos Núcleos Temáticos também surge como francamente positiva. Importa aqui salientar o contribu­to fundamental dos nossos parceiros da industria nestas e noutras acções. Num período marcado por importantes mudanças nas suas relações com os médicos, obtivemos sempre uma resposta positiva, que muito reconhecemos.

A Revista “Angiologia e Cirurgia Vascular” foi também alvo de uma profunda remodelação, com mudança de Editor e Corpo Editorial, modernização da imagem e alteração do sistema electrónico de submissão e edição. Este exigiu por parte da nova Equipa um esforço acrescido, o qual deve ser reconhecido. Embora não tenha sido obtida ainda a preten­dida indexação na plataforma Pubmed, todos nos mante­mos empenhados para que tal aconteça. Com ou sem a referida indexação, a Revista recebe regularmente artigos originais de elevada qualidade nas diversas áreas da nossa Especialidade, sendo hoje uma publicação científica com credibilidade, robusta e saudável.

Procedemos também a uma reforma na maneira de comu­nicar com os sócios e com a sociedade em geral. O nosso website foi modernizado e conta agora com uma zona dedicada ao cidadão, numa tentativa de promover a litera­cia em saúde na nossa área médica e também oferecer um meio para o esclarecimento fidedigno dos doentes e suas famílias. Entre as acções realizadas junto da população, destaca-se a renovação da campanha Alerta Doença Veno­sa, amplamente divulgada por diversos meios.

Apesar de ser menos visível, a Direcção agora cessante manteve um esforço continuado para complementar o seu serviço à comunidade vascular com a promoção de registos nacionais. Todos estamos cientes das dificuldades e desa­fios de tal projecto, basta recordar o pioneiro Registo Nacio­nal de Aneurismas promovido pela SPACV há mais de uma década, o investimento que representou e as razões da sua inoperância. Mas a nossa determinação é clara. Colheremos os frutos deste investimento num futuro próximo.

Em relações internacionais, fortalecemos a nossa relação com a Sociedade Espanhola de Angologia e Cirurgia Vascu­lar (SEACV) de que resultou a realização pela primeira vez de um curso conjunto que juntou todos os internos “fina­listas” da Península Ibérica. Este I International Update Course in Angiology and Vascular Surgery foi visto como uma mais-valia dos dois lados da fronteira e a nova edição já tem data marcada. Lançamos ainda as fundações para o intercâmbio inter-institucional de internos dos dois países, numa iniciativa co-financiada pela SPACV e pela SEACV. Os primeiros estágios estão projectados para 2019. Estabe­lecemos também uma relação privilegiada com a Socieda­de Italiana de Cirurgia Vascular e Endovascular (SICVE) e reforçamos a posição junto da ESVS através da promoção da quota conjunta SPACV/ESVS e participação na Global Village durante o Congresso Europeu.

Resta-me agradecer com deferência a toda a Direcção, Corpos Sociais e Coordenadores dos Núcleos. A todos devemos o que acima relatei. Agradeço em especial ao Dr. José Daniel Menezes pelo verdadeiro espírito de liderança e visão com que presidiu. E também pelos muitos outros anos que dedicou de forma altruísta à nossa Sociedade. Foi uma honra ter trabalhado perto de si, espero ter corres­pondido. Destaco ainda o trabalho inexcedível do nosso secretariado Byms, na pessoa da Cristina Freitas, que tem sido ao longo dos anos um verdadeiro pilar da nossa Socie­dade. Uma palavra final para os sócios: a SPACV é de todos e a vossa participação é o nosso maior activo. Caso a lista liderada pelo Prof. Armando Mansilha, a qual integro, seja escolhida por vós, deixo-vos o meu compromisso e lanço o repto: juntos faremos melhor!

Bem hajam,

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons