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Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

OBS* v.5 n.2 Lisboa  2011

 

A mensagem nas eleições presidenciais portuguesas: os cartazes e slogans entre 1976 e 2006

 

Paula do Espírito Santo*

*ISCSP, Universidade Ténica, Lisboa

 

Resumo

O artigo presente tem como objectivo a análise das representações discursivas, políticas e dos valores contidos nos slogans das eleições presidenciais portuguesas, a partir de 1976, data das primeiras eleições presidenciais pós-revolução de 1974, até 2006. Os resultados do estudo incidirão na análise da diferenciação discursiva, política, ideológica e dos valores contidos nos slogans de campanha. Do ponto de vista metodológico, este estudo utiliza a análise de conteúdo, suportada na vertente qualitativa e inferencial, direccionada para os conteúdos informacionais considerados. 

Palavras-chave: comunicação política, eleições, slogans, cartazes, análise de conteúdo

 

Abstract

This chapter’s objective is the analysis of a set of discursive and political representations as well as the analysis of the values contained on the slogans of the Portuguese presidential elections, from 1976, when the first presidential election occurred, after the 1974 revolution, till 2006. The results of the study will focus the analysis of the discursive, political and ideological differentiation contained in the campaign slogans. In methodological terms, the present study is based on the content analysis technique, supported in a qualitative and inferential view, focused on the considered informational contents.

Keywords: political communication, elections, slogans, posters, content analysis

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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