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Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

OBS* v.5 n.2 Lisboa  2011

 

A TV do Mundial

 

Felisbela Lopes*, Phillipe Vieira**, Luís Miguel Loureiro***

* Investigadora no Centro de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho

** Investigadora no Centro de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho

*** Investigador no Centro de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho

 

Resumo

No último ano da primeira década do século XXI, quase a entrar na era da televisão digital, importa saber que modelo de TV existe em Portugal. A análise da programação informativa destinada a acompanhar o Campeonato do Mundo de Futebol 2010 ajudará, decerto, a encontrar respostas. Neste artigo, apresentamos um estudo que incidiu em formatos informativos sobre este grande evento mediático, emitidos nos canais generalistas e temáticos entre os dias 11 de Junho e 11 de Julho de 2010 (datas de arranque e fecho do Mundial de Futebol da África do Sul). Essa análise, que incidiu em 604 emissões, procurou conhecer as formas de integração do telespectador nas emissões televisivas e quem foi chamado aos estúdios televisivos para participar nos debates aí promovidos. Os dados apurados demonstram claramente que esta TV do Mundial continua pouco aberta à participação do público e circunscrita a um grupo restrito de convidados, a maior parte dos quais oriundos da classe jornalística. Não é possível falar-se numa terceira fase do audiovisual. A hiper-televisão pode esperar.

Palavras-chave: participação, hipertelevisão, Mundial de Futebol, informação televisiva

 

Abstract

In the last year of the first decade of the 21st century, in the verge of breaking into the era of digital television, it is important to know what kind of television model is available in Portugal. The analysis of the news coverage of the FIFA 2010 World Cup will certainly help find the answers. In this article, we present a study that focused on news formats related to this great media event, broadcasted in both generalist and cable news networks between the 11th of June and the 11th of July 2010 (the opening and closing dates of the competition). That analysis, based upon 604 broadcasts, sought to discover the means for viewer integration in television broadcasts and who was summoned by the television studios to participate in the discussions that they promoted. The data collected clearly shows that this World Cup TV is still very much closed to public participation and circumscribed to a small group of guests, most of who come from the journalistic class. It seems to be impossible to mention a third stage in the audiovisual world. Hypertelevision can wait.

Keywords: Participation, HyperTv, Football World Cup, Tv information

 

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Outros documentos

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