SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Movimientos juveniles, medios digitales y prácticas de ciudadanía en Fortaleza (Brasil)Estrategia para la implantación del Test de Valor Público en España: propuesta de procedimiento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

OBS* v.5 n.1 Lisboa  2011

 

Pensando e fazendo webjornalismo audiovisual: a experiência do TJUFRJ [1]

 

Beatriz Becker*, Lara Mateus**

*Professora na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

**Jornalista, investigadora e estudante na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Resumen

Nesse mundo mediado pelas tecnologias digitais, onde a comunicação tem um papel central e a experiência da realidade social é construída por meio de combinações de imagens e palavras, é importante pensar sobre a produção colaborativa de notícias porque esses processos subvertem a forma unilateral de distribuição de informação para uma reconfiguração da mediação jornalística na atualidade e podem gerar outros sentidos sobre a realidade social cotidiana. As narrativas não lineares têm o potencial de aperfeiçoar as práticas jornalísticas e incrementar a interatividade, o que requer, entretanto, leitores-telespecatores-usuários ativos, que tenham a capacidade de entender  códigos e tecnologias da mídia, analisar as novas linguagens, produzir conteúdos com um mínimo grau de qualidade, e cidadãos que também tenham competências para interagir com as mensagens midiáticas. Educar para o pensamento crítico implica em habilidades para estabelecer relações criativas e consistentes com o que aparece na tela e a realidade do mundo fora dela. A capacidade de praticar e refletir sobre o jornalismo e selecionar informações, talvez, nunca tenha sido tão essencial. A experiência do laboratório e do site TJUFRJ, o telejornal online da Escola de Comunicação da UFRJ, que pode ser acessado no endereço www.tj.ufrj.br , é discutida nesse artigo como uma experiência capaz de associar a educação a processos de formação de audiências mais ativas, a partir de uma análise comparativa de diferentes experiências de produção de conteúdos noticiosos audiovisuais disponibilizadas no ciberespaço.

Palavras-chave: webjornalismo audiovisual, formação profissional, TJUFRJ

 

Abstract

In this world mediated by digital technologies, in which communication plays a central role and the social-reality experience is built through combinations of images and words, it is important to consider collaborative news production since these processes challenge unilateral news-distribution schemes while proposing a rearrangement of today’s forms of journalistic mediation, and they could produce new values in the everyday social reality. Non-linear news has the potential to improve journalistic practices and increase interactivity.

Nevertheless, such improvements require active readers-viewers-users that are capable of understanding media codes and technologies, analyzing new languages and producing acceptable journalistic material, and citizens that are also qualified to interact with media communications. Educating to think critically involves the ability to establish creative relationships that are consistent with what we see on the screen and with the real world beyond it. The ability to practice and contemplate journalism and select information has conceivably never been so essential. In this article, the experiments of the TJUFRJ laboratory and website of the UFRJ School of Communication’s online news (www.tj.ufrj.br) are discussed as attempts to associate education with methods of training audiences to be more active, based on a comparative analysis of different forms of producing the audiovisual news available in cyberspace.

Keywords: audiovisual web journalism, professional training, TJUFRJ.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

ALBORNOZ, Luis A. Periodismo digital: Los grandes diários em la Red. Buenos Aires: La Crujía, 2007.

ANTOUN, Henrique. A web 2.0 e o futuro da sociedade cibercultural. Artigo apresentado no XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal, 2-6 de setembro de 2008.

BECKER, Beatriz. Diversidade e Pluralidade: Desafios da Produção de um telejornalismo de qualidade.In: BORGES, Gabriela; REIA-BAPTISTA, (orgs.). Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão. Lisboa: Novos Horizontes, 2008, p.357-367.

_______________. Jornalismo audiovisual de qualidade: um conceito em construção, Florianópolis, Estudos em Jornalismo e Mídia, Ano VI, n. 2, pp. 95 - 111 jul./dez. 2009

BECKER, Beatriz; TEIXEIRA, Juliana. Um panorama da produção jornalística audiovisual no ciberespaço: as experiências das redes colaborativas. Revista FAMECOS. Porto Alegre: Vol.1, nº40, dezembro de 2009a. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/6316        [ Links ]

_________________________ Narrativas jornalísticas audiovisuais: um estudo dos efeitos da convergência no JN e no UOL. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.232-246, dezembro de 2009b. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2686/1733        [ Links ]

BOWMAN, Shayne & WILLIS, Chris. Nosotros, el medio – Cómo las audiencias están modelando el futuro de la noticias y la información. Tradução de Guillermo Franco M. The Media Center at The American Press Institute. Colômbia: Casa Editorial El Tiempo, 2003.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DEUZE, Mark; BRUNS, Axel; NEUBERGER, Chritoph. Preparing for an age of participatory news, Journalism Practice, 1(3), 2007,  pp. 322-338.        [ Links ]

DYER-WITTERFORD. Cyber-Marx, cycles and circuits of struggle in high technology capitalism. University of Ilinois Press,1999.

FAUSTO NETO, Antônio. Jornalismo: sensibilidade e complexidade. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.17-30, dez. 2009.        [ Links ]

FERRÉS, Joan. Televisión e educación. Barcelona: Paidós, 1994. 

FONTCUBERTA, Mar de. Uma televisão de qualidade exige um receptor de qualidade. In: BORGES, Gabriela; REIA-BAPTISTA, (orgs.). Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão. Lisboa: Novos Horizontes, 2008, p.189-198.

FRAGOSO, Suely. Conectibilidade e geografia em sites de rede social. Galáxia, n.16, PUC-SP-EDUC, 2008         [ Links ]

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A Fabricação do Presente.Aracaju, Editora UFS, 2005.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

____________. O que aconteceu antes do YouTube? In: BURGESS, Jean & GREEN, Joshua; com John Hartley e Henry Jenkins. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. Aleph, 2009.

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL,Tom. The Elements of Journalism: What Newspeople Should Know and The Public Should Expect, New York, Crown Publishers, 2001

LEV MANOVICH. Cultural Analytics: Visualising Cultural Patterns in the Era of “More Media, Domus, (Milan), March 2009

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

MARTÍN-BARBERO, Jesús e REY, Germán. Os Exercícios do Ver. Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001.

MIELNICZUK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. 2001. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_interatividadenovas.

__________________. O estudo da narratividade no ciberjornalismo. In: PALACIOS, Marcos; NOCI, Javier Díaz (Orgs.). Metodologia para o estudo dos cibermeios. Editora: EDUFBA, 2008

NOGUEIRA, Leila. O web Jornalismo audiovisual: uma análise de notícias no UOL News e na TVUERJ on-line. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia, orient.: Prof.Dr. Elias Machado, 2005.

PALACIOS, Marcos . Fazendo Jornalismo em Redes Híbridas: Notas para discussão da Internet enquanto suporte mediático. Jornalismo Cultural Revista Online da Puc Mg, http://www.fca.pucminas.br, 2003.         [ Links ]

RESENDE, Fernando. O Jornalismo e suas Narrativas: as Brechas do Discurso e as Possibilidades do Encontro. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.31-43, dez. 2009        [ Links ]

RODRIGUES, Carla. Ainda em busca de definições para o jornalismo on-line. In: RODRIGUES, Carla (Org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Editora PUC-Rio: Editora Sulina, 2009.

SALAVERRÍA, Ramón. Hipertexto periodístico: mito y realidad. 2005. Disponível em: http://cicr.blanquerna.url.edu/2005/Abstracts/PDFsComunicacions/vol1/05/SALAVERRIA_Ramon.pdf.

SASSEN, Saskia, Territory, Authority, Rights: From Medieval to Global Assemblages.  Princeton University Press 2006.

SHOEMAKER, Pamela J.;   JOHNSON, Philip R.;  SEO, Hyunjin; WANG, Xiuli. Readers as Gatekeepers of Online News: Brazil, China, and the United States, Brazilian Journalism Research, Vol.6-N1, 2010.        [ Links ]

TRÄSEL, Marcelo. A participação do público nos webjornais Wikinews e Kuro5hin. In: V Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo, 2007, Aracaju. Anais ... SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (CD-Rom). Aracaju : Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2007. v. 1. p. 1-19.

PALACIOS, Marcos. Jornalismo Online, Informação e Memória: Apontamentos para debate. 2002. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2002_palacios_informacaomemoria.pdf. Acessado em 10 de abril de 2008.

______________. Fazendo Jornalismo em Redes Híbridas: Notas para discussão da Internet enquanto suporte mediático. Jornalismo Cultural Revista Online da PUC-MG, http://www.fca.pucminas.br        [ Links ]

 

1 Trabalho selecionado para ser apresentado na conferência promovida pela International Association for Media and Communication Research (IAMCR-2010), na seção Journalism Research and Education, realizada na Universidade do Minho, em Braga, Portugal com o título "TJUFRJ: Learning to practice and to think about journalism".

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons