SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Digitalização e evolução do trabalho real: Introdução índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Laboreal vol.14 no.2 Porto dez. 2018

https://doi.org/10.15667/laborealxiv218cbpt 

EDITORIAL

 

Editorial

Editorial

Editorial

Editorial

 

 

Carole Baudin & Patricio Nusshold

Laboratoire “User centered Design” Haute École Arc Ingénierie University of Applied Sciences and Arts of Western Switzerland, HES SO, Espace de l’Europe 11, 2000 Neuchâtel Suisse

carole.baudin@he-arc.ch

Laboratoire PCPP (Psychologie Clinique, Psychopathologie, Psychanalyse) Université Paris Descartes – Sorbonne Paris Cité. Institut de Psychodynamique du Travail – ASTI 7 rue Clovis, 75005, Paris France

patricio.nusshold@ast-i.org

 

 

Eis aqui nosso primeiro número como coordenadores, depois de tantos anos de trabalho de Cecilia La Garza e Mario Poy na direção da revista hispânica. Quão difícil dar continuidade a um trabalho de tanta qualidade. Para este número da revista Laboreal propusemos estruturar o dossiê temático em torno do tema da digitalização e da evolução do trabalho real, tema central de pesquisa em psicologia do trabalho e ergonomia, onde publicações sobre estes assuntos têm-se multiplicado nos últimos anos, sem necessariamente aprofundar a análise do trabalho real, como procuramos fazer aqui. Na introdução apresentamos este dossiê que conseguimos construir graças ao trabalho meticuloso de quatro equipas de autores de Portugal/Brasil, França e Suíça. Muito obrigado então para Deli Salini, Juana Sarmiento Jaramillo, Annie Goudeaux Germain Poizat, Sylvain Leduc e Ludovic Ponge, Elodie Chambonnière, Jacqueline Vacherand-Revel e Bruno Andrieu e, finalmente, Sacha Pinheiro, Marta Santos e Liliana Cunha.

Nesta edição contamos, além do dossiê temático, com um artigo sob o título de investigação empírica, vindo do Peru, sobre as práticas desenvolvidas pelos trabalhadores, com uma predominância do trabalho manual, baseado no caso do carregamento dos produtos de pesca. Este texto de Carolina e Romel Ullilen-Marcilla apresenta uma intervenção ergonómica que analisa a distribuição de peixe congelado.

E na rubrica Revisões Críticas, Hilka Guida em colaboração com Élida Azevedo Hennington e Marcelo Figueiredo do Brasil, propuseram uma revisão crítica de publicações científicas a propósito dos acidentes de trabalho fatais na indústria do petróleo e gás com a finalidade de identificar e analisar criticamente o perfil deste tipo de acidentes neste setor de actividade.

Com relação ao texto histórico, Régis Ouvrier-Bonnaz escolheu desta vez um texto de Jean-Charles Lebahar intitulado Concepção em Design Iindustrial e Arquitetura. Desejo, Relevância, Cooperação e Cognição . Os comentários de Annie Weill-Fassina vêm em seguida, discutir e comentar o texto com o artigo Compreender a Atividade de Conceção e o seu Desenvolvimento.

Por último, o dicionário completa sua segunda rodada! Última etapa então com as letras y e Z. Consitituiu para a nossa equipe um desafio encontrar palavras para estas letras. Antoine Duarte, de França, propõe um artigo provocante sobre a Geração Y, um conceito que encontramos cada vez mais frequente na literatura de divulgação científica, mas cuja relação com o trabalho real nem sempre é evidente. Pablo Granovski, da Argentina, define a Zona de Desenvolvimento Proximal vigostskiana, um conceito amplamente estabelecido nos campos de pesquisa em que nos filiamos.

Este trabalho não poderia ter sido possível sem o apoio dos membros avaliadores e colaboradores do Comité Científico da revista. Estendemos a todos eles nosso reconhecimento pelo tempo dedicado para ler e reler cada uma das propostas de artigos durante esses meses, apesar de terem agendas bem preenchidas. Na edição deste número agradecemos pela ajuda no processo de revisão científica dos artigos que nos foi dada pelos membros das comissões da revista e pelos colegas Michelle Aslanides, Dominique Cau-Bareille, Gabriela Cuenca, Wladimir Ferreira de Souza, Justine Forriere, Isabelle Gernet, Philippe Geslin, Simone Oliveira, Leny Sato, Pascal Simonet, Jean-Luc Thomas e Pierre Vérillon.

Não podemos terminar sem agradecer a Nicolas Canales Bravo, Laura Cámar-Lima, María Noel Close, Laura Facury, João de Deus Gomes Da Silva e João Viana Jorge, por suas traduções, e em particular aos funcionários da Universidade do Porto pelo apoio e paciência nesta primeira edição que coordenamos.

Desejamos-lhe uma excelente leitura, em nome do Conselho editorial,

 

Carole Baudin & Patrício Nusshold.

 

COMO REFERENCIAR ESTE ARTIGO?

Baudin, C. & Nusshold, P. (2018). Editorial. Laboreal, 14(2), 7-8. http://dx.doi.org/10.15667/laborealxiv218cbpt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons