SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue6Development of the emotional competence for the executives of an organization through outdoor training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

Print version ISSN 1646-2408

Encontros Científicos  no.6 Faro  2010

 

Título: Aeroportos e Turismo Residencial. Do Conhecimento às Estratégias

Autor: Cláudia Ribeiro de Almeida

Editora: Editorial Novembro

Ano: 2010

ISBN: 978-989-8136-54-1

 

 

No seguimento de uma investigação de Doutoramento, Cláudia Ribeiro de Almeida, docente na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, lançou recentemente um livro intitulado “Aeroportos e Turismo Residencial. Do Conhecimento às Estratégias”, editado pela Editorial Novembro e patrocinado pela ANA, Aeroportos de Portugal, SA.

As estruturas aeroportuárias apresentam actualmente um novo posicionamento, ou seja, a sua gestão é mais pró-activa, com novas abordagens em relação às companhias aéreas, stakeholders e até mesmo na forma como são analisadas as questões da oferta e da procura nos vários segmentos de mercado turístico.

Todas estas alterações suscitam diariamente a necessidade de informação actualizada, factor importante para a delineação de estratégias, negociação adequada com os clientes e conhecimento atempado das novas tendências de mercado (procura e oferta), dos concorrentes, entre outras. Este novo posicionamento tem suscitado a procura de dados específicos sobre determinados segmentos de mercado turístico, nomeadamente os que têm implicações na estrutura de tráfego e cujo conhecimento atempado pode alterar a forma como um aeroporto prepara toda a negociação de rotas com as companhias aéreas.

Neste sentido foi desenvolvido o estudo que originou a obra apresentada, que visa uma análise detalhada de um dos segmentos de mercado que assume uma importância ímpar para destinos como o Algarve, o turismo residencial.

Produto com grande desenvolvimento nos últimos anos em Portugal e em concreto no Algarve, o turismo residencial envolve investimentos elevados no destino, em novos empreendimentos turísticos, complexos de animação e complexos desportivos de apoio. No entanto, é importante não esquecer que, na sua grande maioria, os turistas que estão associados a este e a outros segmentos de procura turística, se deslocam para os destinos por via aérea, sendo, por isso, muito importante estabelecer elos de ligação entre as companhias aéreas, os aeroportos e os vários intervenientes do destino, pois só assim se podem adequar estratégias individuais e em parceria entre todos os interessados, com o objectivo de captar clientes e até mesmo novos investimentos para uma região.

Os conceitos teóricos que se conhecem apontam para que os proprietários estrangeiros de uma habitação visitem várias vezes por ano o destino onde possuem uma segunda habitação, em períodos de menor procura turística, o que permite reduzir os índices de sazonalidade do destino e o aumento da procura das rotas das companhias aéreas ao longo de todo o ano. Por isso, importa a um aeroporto conhecer que tipo de procura é gerada por este segmento de mercado de modo a poder integra-lo em futuras estratégias individuais e/ou em parceria com os demais stakeholders da região.