SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Trajectórias do desenvolvimento turístico - da cultura à criatividade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Encontros Científicos  n.6 Faro  2010

 

Editorial

 

José António C. Santos

 

Um dos objectivos da revista desde o seu lançamento em 2005 tem sido a “divulgação da investigação apresentada em encontros científicos na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve”. De facto vários artigos científicos entretanto publicados resultaram de investigação relevante apresentada na instituição. Contudo, seis anos passados desde o lançamento, sentimos que é chegado o momento de imprimir nova dinâmica a esse objectivo, fomentando activamente a realização de encontros científicos sob o patrocínio da revista. Nesse âmbito, estamos a organizar actualmente a Conferência Internacional “Tourism & Management Studies – Algarve 2011”, que se realizará em Faro entre 26 e 29 de Outubro de 2011 e que abrangerá uma ampla variedade de temas relacionados com os estudos turísticos e com a gestão turística e hoteleira. Este evento visa estimular a investigação e a divulgação do conhecimento científico nas áreas do Turismo, do Lazer e da Gestão Turística, sendo também nosso objectivo providenciar uma plataforma de estímulo às discussões inter-disciplinares nas áreas já mencionadas propiciando o conhecimento e a experiência e promovendo a cooperação académica e o trabalho em rede entre investigadores de todo o mundo. Entre os conferencistas convidados (keynote speakers) estarão grandes nomes da investigação em turismo como Abraham Pizam, Ana Ferreira, Dimitrius Buhalis, Jafar Jafari, Janathan Edwards e Richard Butler. Assim, o próximo número da revista será dedicado a esse evento.

A nossa preferência pela área do Turismo para esta primeira conferência prende-se, em primeiro lugar, com a dinâmica que o Turismo está a assumir na Universidade do Algarve através de duas das suas Unidades Orgânicas, a Faculdade de Economia e a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, com ampla oferta formativa em Turismo, nomeadamente várias licenciaturas e mestrados, assim como um doutoramento. Em segundo lugar, porque na ESGHT já são realizados todos os anos eventos internacionais nas áreas da Gestão e da Fiscalidade. Contudo, consideramos também a possibilidade de realizar futuramente um encontro científico na área da Gestão.

O presente número dá a conhecer um interessante conjunto de artigos, resultantes, alguns de investigação desenvolvida no âmbito de teses de doutoramento e outros de investigação conduzida por investigadores já doutorados.

Na área do Turismo apresentamos artigos sobre turismo criativo, a relação entre turismo e crescimento económico, franchising de agências de viagens, turismo residencial, gestão de crises no turismo, turismo e segurança, turismo e gastronomia, turismo rural, turismo de cruzeiros, e novas tecnologias na gestão turística.

Na área da Gestão temos artigos sobre processo de internacionalização, bancos em Portugal, supervisão bancária e crise financeira, política de dividendos e ciclo de vida das empresas, aplicação de métodos estatísticos na gestão hospitalar, e desenvolvimento de competências emocionais nas organizações.

Esperamos, com este número, poder continuar a corresponder às expectativas quer de autores, quer de leitores, aproximando-os e potenciando um efeito multiplicador no conhecimento científico aqui divulgado.