SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Direito e Turismo como Instrumentos de Poder - Os Territórios Turísticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Encontros Científicos  n.5 Faro  2009

 

 

 

Título: Turismo e Gestão: Inovação e Empreendedorismo no Contexto da Economia Empresarial

Editor: José António Conceição Santos

Editora: Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve

ISBN: 978-972-9341-89-2

 

Este volume de 494 páginas reúne 62 artigos resultantes de uma selecção da investigação apresentada no XI Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, que teve lugar na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve em 11 e 12 de Novembro de 2009. Este evento realizou-se no âmbito do CIBECEM (Círculo Ibérico de Economia Empresarial), uma rede de investigação actualmente formada por cinco universidades localizadas na zona fronteiriça entre Portugal e Espanha, nomeadamente as universidades espanholas de Huelva e da Extremadura e as universidades portuguesas de Évora, do Algarve e da Beira Interior.

Os artigos publicados foram submetidos a revisão anónima e resultam tanto de investigação desenvolvida ao nível de teses de doutoramento, como de investigação realizada por doutorados.

Partindo, em termos gerais, de uma transversalidade temática de Inovação e Empreendedorismo nas áreas da Gestão e do Turismo, este volume abrange uma enorme variedade de temas, de que destacamos:

 

Na área da Gestão:

∇ Inovação ao nível da gestão estratégica;

∇ Inovação nas empresas industriais portuguesas;

∇ Inovação ao nível do modelo de gestão japonês;

∇ Inovação, criatividade e gestão estratégica de recursos humanos;

∇ Gestão pela qualidade total e capacidade inovadora;

∇ Internet e inovação empresarial;

∇ Globalização e competitividade;

∇ Intra-empreendedorismo em pequenas e médias empresas;

∇ A harmonização contabilística na Europa;

∇ Informação on-line e o custo do capital alheio;

∇ A criação de vantagens competitivas;

∇ Inter-acção universidade-empresa;

∇ A produtividade nas empresas de serviços;

∇ Informação on-line e o custo do capital alheio;

∇ Planeamento e controlo dos custos da qualidade;

 

Ainda na área da Gestão, este volume apresenta um conjunto representativo da investigação em Portugal ao nível da Ética e Responsabilidade Social da Empresa, com nove artigos dedicados a essas temáticas.

 

Na área do Turismo:

∇ Inovação no sector hoteleiro;

∇ Internacionalização das cadeias hoteleiras;

∇ Web-marketing no turismo;

∇ Turismo rural;

∇ Turismo residencial;

∇ Turismo e redução da pobreza;

∇ Análise da oferta de enoturismo;

∇ Turismo e golfe;

∇ Turismo industrial mineiro;

City branding;

∇ Turismo cultural;

∇ Análise estratégica do valor da marca;

∇ O erro amostral nas sondagens a turistas;

∇ Turismo ornitológico;

∇ As parcerias publico-privadas no turismo;

∇ Grupos estratégicos na indústria hoteleira;

 

Brevemente todos os artigos desta publicação estarão disponíveis online em http://www.esght.ualg.pt/Publicacoes.asp

 

José António C. Santos                                         

(ESGHT- Universidade do Algarve)