SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Libertação do Gastrocnémio Proximal Medial no Tratamento da Fasceíte Plantar Crónica: Uma Série de Casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versão On-line ISSN 1646-2939

Rev. Port. Ortop. Traum. vol.26 no.2 Lisboa jun. 2018

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

Cristina Alves

Editora RPOT

 

Recentemente, Barcelona recebeu o 19º Congresso da European Federation of National Associations of Orthopaedics and Traumatology (EFORT), dedicado à ‘Inovação e novas tecnologias”. Os destaques incluíram robótica e cirurgia assistida por computador, impressão 3D em ortopedia e traumatologia, biomateriais, tecnologias avançadas de implantes, novas técnicas de diagnóstico, ambiente virtual de aprendizagem, envolvimento do doente no tratamento e metodologia de investigação científica.

Muitos dos avanços significativos na Ortopedia resultaram de Inovações Disruptivas, que perturbaram o status quo e mudaram as práticas e os cuidados oferecidos aos Doentes. A artroscopia, a distração oteogénica, a ressonância magnética, as terapias genéticas, a informatização dos registos e exames médicos, são exemplos de inovações ‘disruptivas’ que transformaram a Ortopedia.

O equilíbrio entre a prática da Medicina Baseada na Evidência e o estímulo à Inovação, é um desafio que se coloca a Médicos, Serviços e Sociedades.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons