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Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Motri. v.4 n.4 Santa Maria da Feira dez. 2008

 

Ficha de Observação/Avaliação Motora – Ficha para verificação da qualidade de jogo dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nos Jogos Desportivos Colectivos

 

Paulo Jorge Martins Mourão1

Francisco José Miranda Gonçalves 2

Ágata Cristina M. Aranha3

 

1 Licenciado em Educação Física pelo ISMAI e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

2Licenciado e Doutorando em Educação Física e Desporto Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

3Professora Associada do Departamento de Desporto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

 

RESUMO

O presente trabalho consiste na construção de uma ficha de observação motora, que também pode ser usada como ficha de avaliação motora. Para a construção desta ficha utilizámos as características comuns aos Jogos Desportivos Colectivos, para a distinção dos dois níveis finais (bom ou fraco). Utilizámos ainda todos os pressupostos teóricos básicos de construção dos testes motores, assim como os conteúdos programáticos para a disciplina de Educação Física propostos pelo Ministério da Educação para o ano lectivo de 2004/2005.

A ficha de observação apresentada parece-nos pertinente, pois há falta de instrumentos de observação para o domínio motor ao nível dos Jogos Desportivos Colectivos de invasão/território. Tentámos, então construir uma ficha, o mais válida, objectiva e fiável possível para aplicar aos alunos do 3º ciclo do ensino básico, independentemente do seu escalão etário e do género, pois os critérios de êxito estão adaptados às competências que se pretende que os alunos possuam neste ciclo.

Antes da utilização desta ficha deve haver a preparação das condições de aplicação, assim como a explicação aos alunos do protocolo de aplicação. Acompanhada do auxílio do vídeo, esta ficha de observação torna-se um instrumento extraordinariamente simples e rápido de usar, sendo também bastante abrangente, pois pode ser usado para várias modalidades colectivas.

Palavras-chave: Ficha; Observação; Avaliação; Domínio Motor; Alunos do 3º ciclo; Desportos Colectivos.

 

 

ABSTRACT

The present work consisted on the design of a motor performance observational sheet that could also be used for motor evaluation. For this purpose, we analyzed the common characteristics of group sports, with the intention of obtaining a distinction between the two final levels (good or weak). We also used all the basic theoretical assumptions inherent to the construction of motor performance tests, as well as the programme for Physical Education proposed by the Education Ministry for the school year of 2004/2005.

This work has emerging relevance mainly due to the lack of observational instruments on the motor performance, domain of group sports with territorial invasion. We therefore, attempted to create an observational sheet as valid, objective and reliable as possible, in order to evaluate students of the third grade of basic education. This assessment was made independently of student age or gender so that the success criterion could be adapted to the abilities that are expected to be present in these students.

Prior to the use of this observational sheet, the proper application conditions should be present, as well as its application protocol should be of the subject’s knowledge. When used along with video aid this sheet becomes an extraordinarily simple and fast instrument to work with, being also wide enough to include several types of group sports.

Key-words: Observational Sheet; Evaluation; Motor domain; Third Grade Students; group sports.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Bibliografia

 

1. Aranha, Á. (2004). Teoria e Metodologia da Medição e Avaliação: Avaliação normativa e criterial; princípios de construção de um teste; requisitos técnicos de um teste (validade, fiabilidade e objectividade). Vila Real: Série Didáctica-Ciências Sociais e Humanas. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

2. Coelho, O. (1998). Os jogos desportivos colectivos na Educação Física Curricular. Horizonte – Revista de Educação Física e Desporto, vol. XIV, n.º 82, pp. 15-18.        [ Links ]

3. Garganta, J. (1998a). Analisar o jogo nos jogos desportivos colectivos. Horizonte – Revista de Educação Física e Desporto, vol. XIV, n.º 83, pp. 7-14.

4. Garganta, J. (1998b). Para uma Teoria dos Jogos Desportivos Colectivos. In Graça, A & Oliveira, J. O Ensino dos Jogos Desportivos Colectivos (pp. 11-25). Centro de Estudos dos Jogos Desportivos Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Universidade do Porto.

5. Lemos, V. (1998). O Critério do Sucesso. Lisboa: Texto Editora.

6. Lemos, V., et al. (1998). A Nova Avaliação da Aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.

7. Programa Educação Física – Plano de Organização do Ensino-Aprendizagem. Ensino Básico – 3º ciclo. Departamento de Educação Básica – Ministério da Educação.

8. Ribeiro, A., & Ribeiro, L. (1990). Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

9. Ribeiro, L. (1999). Avaliação da Aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.

10. Rosado, A. & Colaço, C. (2002). Avaliação das Aprendizagens. Lisboa: Omniserviços.

11. www.deb.min-edu.pt/curriculo/programas/_vti_cnf/programas_3cicloef.asp

 

 

Correspondência

Francisco Gonçalves

Travessa Comendador Seabra da Silva n.º 226,

3720-297 Oliveira de Azeméis

E-mail: franciscojmg@gmail.com / xicoze7@hotmail.com

Telemóvel: 917 668 858 / 966 833 562

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