SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Análise da utilização da posse de bola durante o processo ofensivo no futsal. Contributo para a determinação da Eficiência ColectivaEducadores físicos do consumo? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Motri. v.4 n.2 Santa Maria da Feira jun. 2008

 

O esporte é uma prática de bem-estar ilusório no sujeito?  

 

Prof. Rogério Rodrigues

 

Universidade Federal de Itajubá

rogerio@unifei.edu.br

 

 

RESUMO

Partimos da tese de que o “bem-estar” do sujeito no esporte é analisado pela área da Educação Física como aquilo que promove a condição de saúde física e proporciona o equilíbrio emocional. Esta análise está centrada na premissa de que no campo das ciências biológicas e psicológicas as práticas esportivas proporcionam resultados benéficos ao sujeito, ou seja, “esporte é saúde”. Entretanto, da leitura do texto de Freud intitulado o “Mal-estar na Civilização” propomos analisar outras relações que os sujeitos podem estabelecer com o esporte. Neste caso, compreendemos o esporte para o sujeito a considerando dois enfoques, ou seja, como um método substitutivo ou uma sublimação para o homem encontrar a satisfação de seus “impulsos”. Entretanto, colocamos em dúvida se seria possível a realização de uma prática esportiva que permitisse ao sujeito uma relação objetal na qual este possa encontrar a plena satisfação de suas “pulsões”.

Palavras-chave: Educação Física; Educação do Corpo; Educação; Filosofia.

 

 

Is the sport  an illusory wellfare on the subject?

ABSTRACT

We start from the theory of that the “welfare” of the subject in the sport is analyzed by the area of the Physical Education as what promotes the condition of physical health and provides the emotional equilibrium.  This analysis is centered on the premise that in the field of the biological and psychological sciences, the sporting practices provides beneficial results to the individual, that is, “sport is health”. However, of the reading of the Freud text titled the “Civilization and Its Discontents” we are going to analyze other relations that the subjects can establish with the sport.  In that case, we understand the sport for the subject, considering two approaches, that is, as a substituting approach or sublimation for the man to find the satisfaction of his “impulses”.  We put in doubt would be been possible the achievement of a sporting practice that permitted to the subject a objetal relation in which he can find to full satisfaction of his “impulses”. 

Key words: Physical education; Education of the Body; Education; Philosophy.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

(1) FREUD, Sigmund (1990). O Mal-Estar na Civilização (1930 [1929]). In: ________. Obras Completas. v. XXI. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 85 (grifo nosso).        [ Links ]

(2) Cf. FREUD, Sigmund (1990). Além do princípio de prazer (1920). In: ________. Obras Completas. v. XVIII. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago.

 

Endereço:

Rua Corinto, 543 ap. 126 bloco C

Butantã   São Paulo - S. P. - Brasil

Cep. 05586 - 060

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons