SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Exercício físico, IgA salivar e estados emocionais da pessoa idosa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Motri. v.4 n.1 Santa Maria da Feira mar. 2008

 

EDITORIAL

 

Um ciclo chega ao fim e outro se inicia, tal como na natureza, um trajecto e um projecto comum, a Revista Motricidade.

Findo um ciclo de três anos que reflectiu e personalizou uma equipa liderada pelo Prof. dr. Vitor Reis, com o intuito de dinamizar e imbuir a nossa sociedade de promoção e divulgação do bom que se faz cá pelo burgo e por além fronteiras, de investigação consolidada por consagrados e promissores investigadores.

A anterior equipa editorial, conseguiu atingir um elevado nível de qualidade dos Artigos publicados, sendo um orgulho para todos nós que gostamos e trabalhamos de forma afincada, incisiva e profícua na Investigação e na promoção e divulgação da Investigação com sotaque de lusofonia.

Ao constituir a equipa editorial que agora inicia funções, procuramos garantir uma composição alargada que nos permita assegurar competência, qualidade, criatividade, irreverência e originalidade. Tentamos aliar a sapiência e experiência dos colegas que são referências Nacionais e Internacionais à qualidade e excelência de uma nova geração promissora de Investigadores na Área do Desporto e da Saúde, no intuito de levarmos a bom porto os objectivos a que nos propomos.

Objectivos esses que passam de uma forma clara por:

- Contribuir para que a Revista Motricidade seja um reflexo premente e actuante da informação, do conhecimento e do saber que diariamente são gerados no seio das nossas especialidades, desporto e saúde. Para a concretização deste objectivo adoptaremos estratégias activas e irreverentes que nos permitam estimular a publicação de artigos e de trabalhos de investigação que sejam objecto de comunicação em Congressos, Seminários e Colóquios, Nacionais e Internacionais.

- Expandir a oferta editorial nomeadamente e preferencialmente em 4 áreas específicas:

1. Saúde, Desporto e Actividade Física

a.Actividade Física e qualidade de vida; b.Actividade Física em populações especiais; c.Actividade Física na terceira Idade; d.Actividade Física, genética e saúde; e.Actividade Física e diversidade.

2. Treino e Rendimento Desportivo

a.Metodologia do Treino; b.Tecnologia adaptada ao Desporto Rendimento; c.Treino de capacidades coordenativas, condicionais e cognitivas; d.Treino da técnica, táctica em desporto Rendimento; e.Biomecânica e Rendimento Desportivo; f.Psicologia Desportiva.

3. Educação Física e Desporto

a.Educação Física Escolar; b.Educação Física e Desporto Escolar; c.Formação e Avaliação em Educação Física; d.Formação e Avaliação dos Profissionais de Educação Física e de Desporto.

4. Gestão, Organização e Factores Sociais da Actividade Física e Desporto

a.Equipamento e Instalações desportivas; b.Gestão e organização do desporto; c.Actividade física para todos; d.Desporto e turismo; e.Direito desportivo.

- Procurar promover a colaboração e a cooperação com os departamentos Universitários de várias Instituições, protocolando diversas formas conjuntas de intervenção.

A Revista Motricidade, referencia um idioma e por via dele o espaço em que o português serve de instrumento de comunicação. Ou seja, mais do que afirmar a língua portuguesa, a revista pretende congregar, estimular, promover e divulgar a comunidade académica, científica e sócio-profissional que pensa, reflecte e fundamenta em português os problemas do desporto e da saúde em sentido lato. Ela é pois movida por um espírito de inclusão e abertura e não de exclusão e clausura. Não se confina às grandezas da nação ou região; o seu horizonte é o da internacionalização.

Por tudo isto estamos convencidos que a Revista Motricidade, na sua nova etapa, vai constituir-se como um órgão mais eficaz para difundir e expandir todas as estruturas que renovam o corpo doutrinal que sustenta a nossa profissão e o nosso carácter, divulgando o trabalho e a persistência de todos aqueles que pretendem dar uma “pedrada no charco” no que à investigação de âmbito científico diz respeito.

 

Ruben Gonçalves Pereira

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons