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Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Motri. v.3 n.3 Santa Maria da Feira jul. 2007

 

Diferenças entre géneros nas habilidades: correr, saltar, lançar e pontapear

 

Maria Isabel Mourão Carvalhal

José Vasconcelos-Raposo

 

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, Vila Real, Portugal

 

RESUMO

Fundamentação: o estudo tem como objectivo verificar diferenças entre géneros na prestação qualitativa e quantitativa nas habilidades locomotoras: correr, saltar e habilidades manipulativas: lançar, pontapear. Metodologia: O estudo integrou uma amostra de 141 crianças, 79 do sexo msculino e 62 do sexo feminino, de 7 e 8 anos de idade, do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Vila Real. O produto foi avaliado através da média das distâncias obtidas nos diferentes ensaios nas habilidades saltar, lançar e pontapear e o tempo médio obtido nos cinco ensaios da corrida. O processo foi avaliado com base na checklist de Gallahue 10. Resultados: Quando comparamos a prestação entre rapazes e raparigas registamos diferenças estatisticamente significativas, quer relativas ao processo, quer ao produto de desempenho em todas as habilidades. Nas habilidades manipulativas as diferenças foram de maior magnitude, tendo o sexo masculino apresentado padrões de execução e resultados superiores aos do sexo feminino. Conclusões: Os desempenhos significativamente superiores apresentados pelos rapazes em todas as habilidades, nomeadamente no lançar e pontapear evidenciam a influência dos factores de ordem sociocultural no desenvolvimento e aprendizagem destas habilidades.

Palavra-chave: habilidades motoras, género, avaliação processo e produto

 

Differences between gendres in motor skills: running, jumping, throwing and kicking

ABSTRACT

Back Ground: the purpose of the present study was to compare the differences between boys and girls in the basic motor skills: throwing and kicking (process and product). Methodology: the sample consisted of 141 children, 79 boys and 62 girls aged between 7 and 8 who attended the second year of first phase of first cycle basic school in the district of Vila Real. The motor product was assessed by the mean distance obtained in repeated throws, jumps and kicks trials and time in running. The process was assessed with a Gallahue’s 10 checklist. Results: when we compared male and female motor performance significant effects were observed both at the level of motor process and in the product. Males showed highest product and process performance in manipulative skills like throwing and kicking. Conclusions: the higher levels of performance from males in all the skills, mannely in throwing and kicking showed the influence of sociocultural factors in motor learning skills.

Key-words: motor skills, gender, process and product assessment

 

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Data de submissão: Maio 2007

Data de Aceite: Julho 2007

 

Correspondência:

Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

Avenida Dr Manuel Cardona – CIFOP –

Departamento Desporto

5000 Vila Real

E-mail: j.vasconcelos.raposo@gmail.com

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