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Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Motri. v.3 n.3 Santa Maria da Feira jul. 2007

 

A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física

 

Helder Fernandes 1

José Vasconcelos Raposo 1

Miguel Moreira 2

Henrique Costa 3

 

1 Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Actividade Física e Saúde Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

2 Escola EB 2,3/S Abel Botelho (Tabuaço)

3 Escola EB 2,3/S Dr. José Casimiro Matias (Almeida)

 

RESUMO

O presente estudo pretendeu examinar os valores desportivos e orientações motivacionais expressos por alunos de Educação Física, perante diferentes situações desportivas e comparar os comportamentos desses mesmos, de acordo com as variáveis sexo, faixa etária e envolvimento desportivo. A amostra deste estudo foi constituída por 422 alunos (221 do sexo masculino e 201 do sexo feminino), com uma média de idades de 13.73 ± 2.46 anos, tendo idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Valores no Desporto 7 e o Questionário de Orientação Motivacional no Desporto 5. Numa análise generalista, os indivíduos demonstraram concordar em assumir atitudes perante situações desportivas, consoante os princípios básicos do desportivismo e fair-play. A variável que mais contribuiu para uma diferenciação significativa foi a faixa etária, evidenciando os alunos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos, como menos concordantes com atitudes desportivas e revelando uma orientação para o ego. Como tal, propomos que os agentes de socialização presentes no contexto desportivo, devem a seu nível respectivo e em função das suas possibilidades de intervenção, zelar pelo respeito deste princípio 4.

Palavras-chave: valores desportivos, orientações motivacionais e Educação Física

 

Influence of motivational orientation in sports behaviour / attitude in Physical Education classes

ABSTRACT

The purposes of the present study were twofold: (i) to examine the levels of sportsmanship and goal orientations in Physical Education students and (ii) to compare those same levels according to different sexes, ages and sport’s involvement. A sample of 422 students (221 male and 201 female) with a mean age of 13.73 ± 2.46 years (ages comprised between 9 and 21 years old), completed two questionnaires: a) the Questionnaire of Sport’s Values 7 and b) a Portuguese version of the Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire 5. In general, the students stated to display behaviors in sport’s settings, according to the basic principles of sportsmanship and fair play. The independent variable that most contributed to a significant demarcation in Physical Education was the student’s age, whilst those with ages between 13 and 15 years stating to not display sportsmanship behaviours and to posses high levels of ego orientation. Overall, we recommend that the sport’s socialization agents should endorse the sportsmanship’s principles deference, at their respective levels and in function of their intervention possibilities 4.

Key-words: sportsmanship, goal orientations and fair-play

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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Data de submissão: Maio 2007

Data de Aceite: Julho 2007

 

Correspondência:

José Vasconcelos-Raposo

Rua Dr. Manuel Cardona

5000– 558 Vila Real. Portugal

E-mail: j.vasconcelos.raposo@gmail.com

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