SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho na metodologia projectual. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Tékhne  n.12 Barcelos dez. 2009

 

Editorial

 

Foi com grande prazer que no início de 2009 recebi o convite do Senhor Presidente do IPCA e Director da Tékhne, Prof. Doutor João Carvalho, para assumir a direcção executiva desta publicação, convite que aceitei, com o compromisso de responder com todo o entusiasmo e carinho à confiança em mim depositada. Comprometi-me também em dar continuidade ao excelente trabalho do meu colega Pedro Nunes, que desde 2004 tem vindo a projectar e afirmar a revista no espaço ibérico e latino-americano.

A escrita deste editorial proporciona uma oportunidade para manifestar publicamente a paixão com que abracei a missão de contribuir para a difusão do conhecimento trazendo a público desenvolvimentos na área das ciências aplicadas, com a discussão de novas abordagens, de novas ideias, novas soluções e novas tecnologias.

Sabendo que o estado actual da ciência é sempre provisório, caracterizado pelo efémero e pela atitude de dúvida que lhe subjaz, esta é uma oportunidade para capturar e transmitir alguns “instantâneos” das dinâmicas da ciência e da tecnologia, do conhecimento, da sociedade e do indivíduo em ultima ratio.

Como é usual, cada número da Tékhne inclui três artigos desenvolvidos por convite, sendo neste número cobertas temáticas relacionadas com o design, a economia e a engenharia. Aos autores destes três artigos, cujo contributo enriqueceu e dignificou esta edição, expressamos a nossa gratidão.

No primeiro artigo, “O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho na metodologia projectual”, Paula Tavares apresenta o exercício do desenho como instrumento fundamental e fundacional na metodologia projectual do design, das artes visuais e da arquitectura, discute a contribuição do desenho na concepção e desenvolvimento de obras e produtos e analisa a relevância estruturante do desenho no sistema de ensino.

Recentemente tem existido a preocupação em diminuir o emprego público e aumentar a eficiência das administrações públicas, como forma de promover o crescimento económico. Em “Efeitos do emprego público na produção privada “, Conceição Castro e Pedro Nunes analisam a relação entre o emprego público e produção do sector privado, sugerindo que tal relação não é linear e depende da dimensão do sector público, como discutido no segundo artigo.

No terceiro artigo, “APAC: An exact algorithm for retrieving cycles and paths in all kinds of graphs”, Ricardo Simões apresenta um algoritmo para identificar todos os caminhos e todos os ciclos entre dois vértices em grafos conexos aleatórios, com possíveis aplicações na análise de problemas complexos como redes de computadores e world wide web, ciência de materiais e redes eléctricas.

Esta edição integra ainda oito artigos, seleccionados após objecto de revisão cega por dois revisores, onde são abordados temas como contabilidade, finanças, gestão pública, desenvolvimento organizacional, inteligência artificial e qualidade. Agradecemos da mesma forma aos respectivos autores por terem escolhido a Tékhne para submeterem os seus trabalhos.

Em “The interpretation of verbal probability expressions used in the IAS/IFRS: some Portuguese evidence”, Cláudia Teixeira e Ana Silva apresentam um estudo sobre a interpretação dos termos e expressões que exprimem probabilidade utilizados nas normas internacionais de contabilidade pelos auditores registados na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Isabel Blanco Dopico, Mónica Hernández e Beatriz Aibar apresentam uma análise comparativa entre três normas: a lei Sarbanes Oxley (USA), o Código Unificado de Buen Gobierno (Espanha) e o Código de Governo das Sociedades (Portugal), no seu artigo “El buen gobierno corporativo y los requerimientos informativos sobre los sistemas de control interno y riesgos”.

“Data Mining via Redes Neuronais Artificiais e Máquinas de Vectores de Suporte” é o trabalho onde Armando Cruz e Paulo Cortez discutem as vantagens e apresentam o desempenho de dois modelos não lineares de Data Mining: as Redes Neuronais Artificiais e as Máquinas de Vectores de Suporte.

Bernardo Navarrete e Giovana Gómez analisam e discutem os resultados de um estudo que realizaram sobre a limitação dos mandatos e o limite das reeleições no sistema eleitoral Chileno, em “La limitacion de la legislatura en Chile. Un estudio de opinión pública en la región metropolitana”.

Kátia Lemos, Lúcia Rodrigues e Lázaro Rodríguez analisam os factores determinantes do nível de divulgação de informação sobre instrumentos derivados por parte das empresas portuguesas, no seu artigo “Determinantes do nível de divulgação de informação sobre instrumentos derivados. Evidência empírica no mercado de capitais português”.

O artigo “Evolución de las organizaciones: un mundo en cambio”, de Carlos Livacic Rojas, examina a evolução das organizações, realçando os vínculos e comportamentos que se estabelecem entre os seus membros.

Nuno Dias e Nuno Melão discutem a temática da avaliação de escolas com o objectivo de fornecer um recurso útil aos órgãos de gestão e professores que necessitam de avaliar as suas escolas, em “Avaliação e Qualidade: dois conceitos indissociáveis na gestão escolar”

Por fim, e com o título “Empregados felizes são mais produtivos?”, o estudo de Arménio Rego mostra como cinco dimensões do bem-estar afectivo no trabalho explicam uma medida de desempenho individual auto-reportado.

Em nome da Direcção da revista endereço os meus sinceros agradecimentos a todos quantos escolheram esta publicação para divulgar os seus trabalhos e nos enviaram as suas propostas de artigos. Uma palavra especial de reconhecimento é dirigida aos membros do conselho científico da revista e revisores externos que acederam colaborar na importante tarefa de avaliar e comentar dos trabalhos recebidos. A todos os colegas envolvidos na produção e divulgação da Tékhne, os meus agradecimentos.

Têm nas vossas mãos um conjunto de trabalhos representativo de múltiplas áreas do conhecimento. Esperamos que esta compilação seja do Vosso agrado.

 

Maria Manuela Cruz Cunha

Dezembro de 2009