SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10The European Court Of Auditor’s Perspective On The Management And Control Of EU Funds índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Tékhne  n.10 Barcelos dez. 2008

 

Editorial

 

Fazer o editorial do n.º10, volume VI da Tékhne, é para nós motivo de um desmedido orgulho. Quando em Junho de 2004 se fazia o lançamento do n.º 1, volvidos que são quase 5 anos, não pressentíamos o sucesso que, hoje, a Revista alcança na comunidade académica e científica do país e fora dele.

Com o apoio sempre presente da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) na edição do n.º 10 atingimos uma meta nunca antes imaginada, suportada num complexo sistema de arbitragem e avaliação (double refereeing) feita  por um conjunto de professores doutorados porugueses e estrangeiros. A análise das publicações científicas realizou-se, sempre, no processo de blind referee. Aos professores avaliadores  ¾ que foram mais de 350  ¾ ao longo dos últimos anos, deixo aqui a nossa franca gratidão pela extraordinária gentileza da sua colabração e que envolveu publicações de 162 investigadores no seu total.

Dois aspectos relevantes aqui a considerar: o primeiro é o facto dos 162 investigadores que viram os seus artigos aceites para publicação, 58 (36%) serem docentes do IPCA e os restantes 104 (64%) serem da comunidade nacional e internacional; o segundo, é o destaque percebido, nestes últimos, de uma participação de 23% de investigadores internacionais o que, por si só, representa um reflexo positivamente inquestionável na enorme apreciação e projecção internacional da Tékhne.

Algumas palavras, ainda, de agradecimento…

As primeiras vão para o Conselho Editorial (Científico) da Revista que conta hoje com 34 professores doutorados nas várias áreas científicas e tecnológicas, do ensino politécnico e universitário, português e estrangeiro. De forma desinteressada, sempre prestaram a melhor das colaborações, emprestando à Revista e ao seu nome o prestígio do seu trabalho de avaliadores. Uma segunda palavra vai para o conjunto de funcionários da ESG, da EST e dos Serviços Centrais do IPCA pela disponibilidade presente na concepção de trabalhos gráficos e administrativos que este tipo de publicação envolve.

Por último, as minhas palavras de agradecimento vão para as valiosas participações, a título de convite, de reputadas personalidades e investigadores nacionais e internacionais que emprestaram o seu nome à Revista tornando-a, desta forma, maior.

Desejo, por último, dedicar este número a duas pessoas insubstituíveis no contributo para o sucesso da Revista: o Prof. Doutor Norberto Cunha e o Prof. Doutor João Baptista da Costa Carvalho.

 

Pedro Nunes