SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9An Analysis of Localization Problems and Solutions in Wireless Sensor Networksb-Learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Tékhne  n.9 Barcelos jun. 2008

 

Adopção de Plataformas de e-Learning nas Instituições de Ensino Superior – modelo do processo

Eduardo Luís Cardoso[1], Pedro Pimenta[2], Duarte Costa Pereira[3]

elcardoso@esb.ucp.pt, pimenta@dsi.uminho.pt, dcpereira@fe.up.pt

(recebido em 4 de Abril de 2008; aceite em 5 de Maio de 2008)

 

 

Resumo. As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.

Palavras-chave: Adopção de Sistemas de Informação, Plataformas de e-learning, Instituições de Ensino Superior, Ambientes de Aprendizagem, TIC.

 

 

Abstract. Learning environments (LE), based in e-learning plataforms (eLP), have been presented with the potential to foster innovation and development in the teaching activitiy, at higher education institutions (HEI), supporting pedagogical contemporaneous approaches. In this context, constructivists learning environments, represent a general reference model for the design and development of learning environments in HEI. The research work was based in a case study. The data allowed a systematic and progressive refining of the research question and an analysis and interpretation process. A detailed model was proposed for the analysis and understanding of these processes of adoption and use of ICT in higher education, evidencing and caracterising its institutional context and the mutual influences between the innovation process and the context.

Keywords: Information Systems Adoption, e-Learning Platforms, Higher Education Institutions, Learning Environments, ICT.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Bibliografia

Amaral, A. e Magalhães, A. (2002). The Emergent Role of External Stakeholders in European Higher Education Governance. Em: A. Amaral, J. Glen e B. Karseth (eds.), Governing Higher Education: National Perspectives on Institutional Governance. Kluwer Academic Publishers. pp. 1-21.        [ Links ]

Bates, A. (2001). National Strategies for e-Learning in Post-Secundary Education and Training. UNESCO International Institute for Educational Planning. Paris.

Bertrand, Y. (1998). Teorias Contemporâneas da Educação. Instituto Piaget. Lisboa.

Bonk, C. (2001). Online Teaching in an Online World. Acedido em 20 de Dezembro de 2003, em: http://www.courseshare.com/reports.php.

Cardoso, E. e Machado, A. (2000). Tools for Distributed Learning at the University. Actas de Informática y Educación para una Sociedad Interconectada. 2º Simposio Internacional de Informática Educativa - SIIE'2000. UCLA.

Carneiro, R. (2000). Novo Conhecimento e Nova Apredizagem. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Carneiro, R. (2001b). 2020: 20 Anos para Vencer 20 Décadas de Atraso Educativo. Síntese do Estudo. Em: R. Carneiro (coord.), Futuro da Educação em Portugal: Tendências e Oportunidades. Um Estudo de Reflexão Prospectiva. Ministério da Educação-Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento. Fundação Calouste Gulbenkian / PRODEP. Lisboa.

CCE. (2001). Tornar o Espaço Europeu de Aprendizagem ao Longo da Vida uma Realidade. Comisão das Comunidades Europeias. Bruxelas.

CEU/CEC. (2000). e-Europe 2002. An Information Society For All. Action Plan prepared by the Council and the European Commission for the Feira European Council. Brussels.

Collis, B. (1997). Pedagogical Reengineering: A Pedagogical Approach to Course Enrichment and Redesign With the WWW. Education Technology Review. pp. 11-15.

Collis, B. e Pals, N. (2000). A Model for Predicting an Individual's Use of a Telematics Application for a Learning-Related Purpose. International Journal of Educational Telecommunications. pp. 63-103.

Cuban, L., et al. (1997). Sustainability and Large Scale School Technology Projects. A paper delivered at the Symposium do Encontro Anual da American Education Research Association. Chicago. Illinois.

Fullan, M. e Stiegelbauer, S. (1991). The New Meaning of Educational Change. Continuum. London.

Grabinger, S. (1998). Reals for Distributed Learning. A paper delivered at the EuroConference98. Aveiro.

Garrison, R. e Kanuka, H. (2004). Blended Learning: Uncovering its Transformative Potential in Higher Education. The Internet and Higher Education. 7: 95-105.

Hannan, A., e Silver, H. (2000). Innovating in Higher Education - Teaching, Learning and Institutional Cultures. The Society for Research into Higher Education / Open University Press. Buckingham.

Hills, G. e Tedford, D. (2003). The Education of Engineers: The Uneasy Relationship Between Engineering, Science and Technology. Global Journal of Engineering Education (UICEE). 7: 17-28.

Jonassen, D., Mayes, T. e McAleese, R. (1993). A Manifesto for a Construtivist Approach to Technology in Higher Education. Em: T. Mayes, D. Jonassen, T. Duffi, e J. Lowyck (eds.), Designing Constructivist Learning Environments. Springer-Verlag. Heidelberg. pp. 231-247.

Jonassen, D. (1994). Technology as Cognitive Tools: Learners as Designers. Acedido em 21 de Maio de 2001, em: http://it.coe.uga.edu/itforum/paper1/paper1.html.

Jonassen, D., Carr, C. e Yueh, H. (1998). Computers as Mindtools for Engaging Learners in Critical Thinking. TechTrends. 43: 24-32.

King, N. (1994). The Qualitative Research Interview. Em: C. e G. Symon Cassel (eds.), Qualitative Methods in Organizational Research. A Practical Guide. Sage Publications. Londres. pp. 14-36.

Leydesdorff, L. e Etzkowitz, H. (1998). The Triple Helix as a Model for Innovation Studies. Science and Public Policy. 25: 195-203.

Maroy, C. (1995). A Análise Qualitativa das Entrevistas. Em: L. Albarello, F. Digneffe, J.-P. Hiernaux, C. Maroy, D. Ruquoy, e P. Saint-Gcorges (eds.), Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Lisboa. pp. 117-155.

Matos, J. (2004). As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Formação Inicial de Professores em Portugal: Radiografia da Situação em 2003. Centro de Competência Nónio Século XXI da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa.

McNaught, C. e Kennedy, P. (2000). Staff Development at RMIT: Bottom-Up Work Service by Top-Down Investment and Policy. ALT-J. pp. 4-18.

MEE (1999). Declaração de Bolonha - Declaração dos Ministros da Educação Europeus. Ministros da Educação Europeus. Bolonha.

Nachmias, R. e Segev, L. (2003). Students' Use of Content in Web-Supported Academic Courses. The Internet and Higher Education. 6: 145-157.

Orlikowski, W. (1993). CASE Tools as Organizational Change: Investigating Incremental and Radical Changes in Systems Development. Management Information Systems Quarterly. pp. 309-340.

Pereira D. C. (2007). Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade. Editora da Universidade do Porto. Porto.

Rogers, E. (1995). Diffusion of Innovation. The free press. New York.

Rovai, A. (2004). A Constructivist Approach to Online College Learning. The Internet and Higher Education. 7: 79-93.

Santos, F., Heitor, M., e Caraça, J. (1998). Organisational Challenges for the University. Higher Education Management. pp. 87-107.

Scigliano, J. (2000b). John A. Scigliano Interviews Allan B. Ellis. The Internet and Higher Education. 3: 125-139.

Senge, P., Cambron-McCabe, N., Lucas, T., Smith, B., Dutton, J. e Kleiner, A. (2000). Schools That Learn. A Fifth Discipline Fieldbook for Educators, Parents, and Everyone Who Cares About Education. Nicholas Brealey. Londres.

Simão, V. (2003). Modernização do Ensino Superior. Da Ruptura à Excelência. Fundação das Universidades Portuguesas.

Walsham, G. (1993). Interpreting Information Systems in Organizations. John Wiley & Sons. Chichester.

Yin, R., (1994). Case Study Research. Sage. California.

 

[1] Universidade Católica Portuguesa – CRPorto-ESB, Porto, Portugal

[2] Universidade do Minho – Departamento de Sistemas de Informação, Guimarães, Portugal

[3] Universidade do Porto – Faculdade de Ciências, Porto, Portugal