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Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Tékhne  n.8 Barcelos dez. 2007

 

Certificação da qualidade e desempenho empresarial: uma análise por quantis

Alexandrino Manuel Ribeiro*

aribeiro@ipca.pt

(recebido em 9 de Setembro de 2007; aceite em 23 de Outubro de 2007)

 

Resumo: Com este artigo pretende-se analisar o efeito da certificação da qualidade, assim como de um conjunto de outras variáveis, específicas à empresa e ao sector de actividade, no desempenho das empresas portuguesas, tendo em consideração os diferentes níveis de desempenho apresentados pelas empresas. Os resultados obtidos sugerem uma sensibilidade dos mesmos à regressão por quantis. Salienta-se o facto de, nos sectores de actividade que apresentam um número elevado de empresas com certificação da qualidade, o efeito da antiguidade do certificado no desempenho da empresa ser significativamente positivo apenas nas empresas com níveis de desempenho mais reduzido. Por outro lado, nestes sectores de actividade, as características sectoriais apresentam um efeito significativo no desempenho empresarial, fundamentalmente, nas empresas com níveis de desempenho mais elevado.

Palavras-chave: Certificação da Qualidade, Desempenho Empresarial, Regressão por Quantis, ISO 9000

 

Abstract: In this paper we intend to analyse the effect of quality certification, as well as a set of other variables, specific to the company and to the industry, on the performance of Portuguese companies considering the different performance levels presented by companies. Results suggest a sensibility to quantiles regression. We highlight the fact that in industries with a high number of companies possessing quality certification the impact of the certificate`s tenure on the companies performance is only significantly positive in companies with lower levels of performance. On the other hand, in these industries, industry characteristics have a significant positive effect on companies performance, specially on companies with high levels of performance.

Keywords: Quality Certification, Company Performance, Quantiles Regression, ISO 9000

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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*ESG - Escola Superior de Gestão – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)