SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8O conceito de funcionário público: tempos de mudança? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Tékhne  n.8 Barcelos dez. 2007

 

Editorial

Pedro Nunes

 

O editorial é um texto em que o conteúdo expressa a opinião de quem o assina ou, de outra feição, da direcção da Revista, sem a obrigação de se ater a nenhum critério de objectividade mas, isso sim, de evidenciar o itinerário da construção da publicação. Deverá, naquela circunstância, ter carácter dissertativo sobre o corpo da matéria, os fundamentos filosóficos, profissionais ou sociais que a sustentam.

Nesta decorrência, é-me, particularmente, feliz a possibilidade que tenho de expor a presente publicação. Aqui ficam as razões…

Na avaliação e aceitação dos artigos a publicar, o regulamento da Tékhne impõe um sistema de double blind referee; apesar disso, cabe à direcção, em cada publicação, convidar um ou vários autores de excelência, para se apresentarem nas suas áreas de especialidade. Pela primeira vez nos vários volumes e números publicados ao longo dos anos, a Tékhne tem o imenso privilégio de o fazer com professores do IPCA e das suas duas Escolas. À circunstância associou-se o facto de, também pela primeira vez, o IPCA passar a ter nos seus quadros de pessoal docente a categoria de professor-coordenador. Como forma de nos congratularmos e partilharmos esse inegável crescimento intelectual da Instituição, a Revista publica, agora, nos autores convidados, três textos que simetrizam as lições apresentadas em concursos de provas públicas para a categoria de professor-coordenador, designadamente: Cláudia Viana, com o tema “O Conceito de Funcionário Público – Tempos de Mudança?”, Manuela Cunha com o texto “Infra-estruturas de Suporte ao Comércio Electrónico entre Empresas: Mercados Electrónicos”, e Maria José Fernandes com o tema “Contribuição da Informação Contabilística para a tomada de decisão na Administração Pública Autárquica”. Às autoras, professoras-coordenadoras, aqui ficam as nossas felicitações e votos de uma brilhante carreira.

Tratando-se do volume V, número 8, e, portanto, não temático, o demais corpo da revista foi amplamente afluído por autores de variadíssimas áreas científicas. Os artigos avaliados e aceites foram, na área das ciências económicas e empresariais, os títulos: Experiências supply-siders na UE15: a redução de impostos como política de melhoria da posição orçamental intertemporal (Conceição Castro); Certificação da qualidade e desempenho empresarial: uma análise por Quantis (Alexandrino Ribeiro); Para uma tipologia socio-económica da Área Metropolitana do Porto: uma análise estatística multivariada (Marta Alexandra Dias Afonso e Nuno Filipe Rosas Melão); El papel de los indicadores de gestión en la implantación y evaluación de la filosofía de calidad en la Administración Local: estudio de un caso (María Isabel Blanco Dopico, Beatriz Aibar Guzmán y Cristina Aibar Guzmán); Na área científica do Direito e Administração Pública os seguintes títulos: A previsão constitucional da utilização da Informática (Pedro Venâncio); Principios generales de la Ley 4/1999, de 13 de Enero, de modificación de la Ley 30/1992 de régimen jurídico de las Administraciones Públicas y del procedimiento administrativo común (Jaime Rodríguez-Arana Muñoz); Juros usuários no crédito ao consumo (Carlos Gabriel da Silva Loureiro); La modernización del Estado en Chile: más allá de la explicación política, una realidad algo distante (Carlos Livacic Rojas); Nas Ciências da Educação o texto Ensino superior: novos conceitos em novos contextos (Eva Miranda) e na área científica da Matemática o artigo Dinâmica Simbólica e Ferradura de Smale (Fernanda Amélia Ferreira). Tendo sido um número amplamente concorrido, a Direcção da Revista congratula todos os autores que agora vêm publicados os seus artigos que, inequivocamente, oferecem um contributo à investigação científica nas várias áreas do saber.