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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.26 Lisboa mar. 2014

 

DISSERTAÇÕES

Dissertações de Mestrado

Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Fernando Sérgio da Costa Conde

2014

Representação, Identidade e Cultura Visual: uma investigação

Orientadora: Prof.ª Doutora Maria Constança Vasconcelos

Entre o reconhecimento da importância dos estudos de cultura visual, no aumento da motivação dos alunos para as aprendizagens artísticas e na formulação de novas abordagens didáticas, e do valor da arte enquanto referencial insubstituível da experiência humana, a dissertação que agora se apresenta procurou investigar os modos através dos quais os adolescentes expressam visualmente a sua identidade na disciplina de Desenho. O trabalho foi desenvolvido com alunos em idade adolescente no contexto do ensino profissional.

Procedeu-se ao estudo do tema mediante uma investigação-acção em torno da unidade didática intitulada “Bilhete de Identidade Gráfico”. Entre outros factores, procurou-se verificar que tipo de referentes escolhem, que meios de expressão preferem e que categorias expressivas utilizam no desenvolvimento do seu trabalho. Desde a fase inicial de pesquisa de referentes identitários à execução das composições finais, procurou-se estudar os métodos de trabalho seguidos pelos alunos, no quadro conceptual decorrente de uma planificação flexível e aberta, com vista ao desenvolvimento de estratégias de pensamento plástico promotoras da criatividade.

Afirmamos com este estudo a importância do Desenho na descoberta da ingularidade dos alunos enquanto pessoas e na afirmação da sua individualidade através da arte, empreendimento ancorado no reconhecimento dos estudos de cultura visual enquanto paradigma de aprendizagem relevante no currículo pós-moderno. A investigação encetada aponta para uma definição da identidade dos alunos estruturada em torno de representações relacionadas com a sua história pessoal, assentes no registo visual de instantes autobiográficos.

Palavras-chave: Cultura visual; Literacia visual; Identidade; Auto-representação; Desenho

Representation, Identity and Visual Culture: an inquiry

Acknowledging both the importance of visual culture studies in the enhancement of student´s motivation for visual arts learning, and of art as an important nucleus of human experience, the present dissertation has sought to investigate the ways through which teenagers express their identity in the visual arts, namely in the Drawing classroom. The investigative work has taken place with teenage students in the context of vocational schooling.

The work was carried out by means of action research around a work unit especially designed for this study, titled “Graphic Identity Card. Among other factors we have sought to discover the kinds of referents students prefer, which media they favor, as well as which expressive categories they employ in their work. From their initial research around identity referents to the submission of final work, the study of students’ work methods and premises regarding representation was at the forefront of our investigative concerns, all within the conceptual framework of a flexible and open pedagogy leading to strategies of visual thought which promote creativity and foster a sense of singularity.

We affirm, by way of this study, the importance of artistic schooling in the discovery of each students’s uniqueness as a person and the appreciation of their individuality through artistic practice, an endeavor supported by the recognition of visual culture studies´relevance as a new learning paradigm in the postmodern curriculum. The investigation thus undertaken points to a sense of identity structured around representations related to students´ personal histories, which rely heavily on autobiographical imagery.

Keywords: Visual culture; Visual literacy; Self-representation; Drawing

 

Apropriação e utilização de conhecimento científico no Ensino das Artes: (auto)formação docente

Orientadora: Prof.ª Doutora Manuela Guilherme

Este trabalho de investigação, enquadrado na área das Ciências da Educação, explora as práticas de actualização de conhecimentos de informação científica dos professores de artes visuais ao nível do ensino secundário. Investiga, em particular, o uso que é feito para este fim, de informação científica produzida na área da educação artística, através duma abordagem em que se procura a compreensão dos factores com influência nas práticas de actualização de conhecimentos dos docentes. A investigação foi conduzida através da exploração da literatura considerada relevante para o tema em questão e de trabalho de campo. O estudo foi desenvolvido em dois contextos escolares de nível secundário, tendo-se procedido à realização de entrevistas semi-estruturadas aos seus professores de artes visuais. A análise ao conteúdo das entrevistas permitiu compreender que o uso de fontes de informação científica, para a atualização de conhecimentos dos inquiridos, tem ainda uma baixa expressão. Revelou também a existência de doze factores com influência nas suas práticas de actualização de conhecimentos: as características das fontes; a situação académica profissional e familiar dos inquiridos; a sua facilidade de acesso à informação; o contexto escolar em que actuam e a sua actividade profissional; o seu perfil profissional; o contacto que têm com contextos exteriores; as metodologias de trabalho que utilizam; as características da sua área disciplinar; a gestão curricular; o seu perfil e percurso pessoal; as políticas educativas; e as suas percepções individuais sobre o ensino artístico e sobre a investigação produzida nesta área. Com base na análise destes factores, foi definido um conjunto de recomendações aos stakeholders da educação e da investigação, visando contribuir para uma melhor comunicação e articulação entre eles, sionais.

Palavras-chave: Educação artística; Conhecimento; Epistemologia; Ciências da Educação; Cultura profissional docente; Formação de professores.

 

Appropriation and use of scientific knowledge in the Teaching of the Arts: teacher (self)training

This research project which focuses on art education, explores the visual arts teachers´ updating practices about scientific knowledge. It investigates, specifically, the use of scientific information related to the education and artistic education fields, through the identification of the influent factors in the teacher´s self-development practices. The research plan was initiated with bibliographic review, followed by fieldwork. The empirical study was developed in two school contexts, where semi-structured interviews were carried out to the visual arts teachers. Through a qualitative analysis of the interviews it was possible to conclude that the scientific information sources used, for updating the respondent knowledge, are currently not very expressive. It also revealed the existence of twelve factors that influence their knowledge updating practices: source features; the respondents academic, professional and familiar situation; their ease of access to information; the school context in which they operate and their professional activity; their professional profile; the contact they have with external contexts; their work methodologies; their subject area features; the curriculum management; their profile and personal background; the education policies; their individual perceptions about arts education and research produced in this area. Based on the analyses of these factors a set of recommendations is proposed for education and research stakeholders, aiming to contribute to better communication and coordination between them, and to the improvement of professional practices.

Keywords: Arts education; Knowledge; Epistemology; Education science; Teaching culture; Teacher training.

O horizonte da aprendizagem significativa em artes visuais: em busca da qualidade da experiência na sala de aula

Orientadora: Prof.ª Doutora Maria João Castelbranco da Silveira

O processo do ensino e da aprendizagem é indissociável. Este estudo aborda precisamente a relação entre o ensino das artes visuais, a criação artística e a qualidade da sua aprendizagem, com enfoque nas práticas pedagógicas da disciplina de Desenho A e a respetiva influência no desenvolvimento da literacia artística do aluno. A educação artística, assente na dimensão artística-estética-ética, é fundamental para o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade, ampliando as capacidades cognitivas e expressivas dos indivíduos. O desenho é concretamente a expressão de uma forma de ver e ler o mundo e um pilar estruturante do pensamento, sendo necessário desenvolver a sensibilidade estética para desbloquear o processo criativo. Esta é uma forma de, na contemporaneidade, se preparar os alunos para a mudança e para nela saberem agir.

O estudo empírico desta dissertação visa clarificar as características da prática pedagógica que favorecem a emergência da qualidade da experiência significativa, contribuindo, por um lado para a optimização e eficácia do ensino e, por outro, para a promoção do pensamento crítico do aluno. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 11º ano de artes visuais em contexto de sala de aula, através do lecionamento de uma unidade didática assente na interpretação de referentes visuais e literários – projeto Identidades- proporcionadora de crescentes desafios, sobretudo a nível do processo criativo. Foram recolhidos, analisados e correlacionados diversos dados de observação de aulas e aplicada uma entrevista de reavaliação após um ano da prática pedagógica. Os resultados demons-tram que as práticas pedagógicas em causa contribuem para aprendizagens significativas críticas, através de um conjunto de variáveis interdependentes com o mesmo valor, relacionadas com o professor e o currículo, o aluno e a literacia, a autodeterminação e a experiência ótima na criação artística. Através deste conhecimento, o professor de artes visuais pode, de forma concertada, definir uma filosofia de ensino que melhor se coadune às necessidades dos alunos e ao contexto espácio-temporal em que estão inseridos, contribuindo para o afirmar da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Currículo; Criação artística; Literacia artística; Qualidade da experiência.

 

The horizon of the significant learning in visual arts: searching for the quality of the experience in the classroom

The process of teaching and learning is inseparable. This study is about the relationship between visual arts teaching, artistic and quality of learning, with a focus on pedagogical practices in the subject Drawing A and its influence in the development of students´artistic literacy. Arts education, built on its artistic-aestheticalethical dimensions, is fundamental for the development of sensitivity and creativity, amplifying the individual’s cognitive and expressive capacities. Drawing is the expression of a way of seeing and reading the world and a structuring pillar of thought, making necessary the development of aesthetical sensitivity to unblock the creative process. This is a way to prepare students for change and for knowing how to act on it.

The empirical study tried to clarify the characteristics of a specific pedagogical practice that favours the emergence of meaningful quality, contributing, on one side, to the optimization and efficacy of teaching, and on the other, to the promotion of students´ critical thinking. The research was developed with a year 11 visual arts class in a classroom context, in the teaching of a curriculum unit dealing with the interpretation of literacy and visual references – Projeto Identidades-affording growing challenges, particularly in the creative process. Several observation data were collected, analysed and correlated and an interview was applied a year after the pedagogical practice.

Results showed that the applied pedagogical practice contributes to critical meaningful learning, through a set of interrelated variables with the same value related with the teacher and the curriculum, the student and literacy, its self determination and optimal experience in artistic creation. Through this knowledge, the visual arts teacher can in a coordinated way define a teaching philosophy that better adapts to students needs and their context, contributing to the quality of teaching and learning.

Keywords: Teaching-learning; Visual arts; Curriculum; Artistic creation; Artistic literacy; Quality of experience

Pedro Manuel Henriques Costa Leitão

2013

A construção do currículo da Disciplina de Desenho e Trabalhos Manuais no período de 1930 a 1936

Orientador: Prof. Doutor José Gregório Viegas Brás

O presente estudo A construção do currículo da Disciplina de Desenho e Trabalhos Manuais no período de 1930 a 1936, tem como principal objetivo analisar as mudanças, as conceções e as metodologias que informaram o currículo destas disciplinas na época em estudo.

Traça-se um estudo apoiado na conceção de História do currículo, procurando analisar o currículo estrito e o currículo ativo das disciplinas, numa época de mudança entre a instabilidade da 1ª República e o autoritarismo do novo regime do Estado Novo.

Para compreensão e estudo, analisam-se as fontes relacionadas com o currículo estrito do Ensino Secundário, nomeadamente: leis do ensino; debates da Assembleia; e compêndios de desenho. No âmbito da análise do currículo ativo foi delimitado o estudo ao Liceu Pedro Nunes que através do seu Boletim (1930-1938) revela conceções pedagógicas que nos permitem identificar, valores e crenças do reitor e professores bem como métodos pedagógicos, que contribuíram para as mudanças ocorridas no currículo das Disciplinas de Desenho e Trabalhos Manuais ao longo do período de 1930 a 1936.

Palavras-chave: currículo; Desenho; Trabalhos Manuais; Liceu Pedro Nunes; reforma de 1936.

 

The construction of the Drawing and Arts and Crafts subject curriculum between 1930 and 1936

The main focus of this study “The construction of the Drawing and Arts and Crafts subject curriculum between 1930 and 1936” is to analyze the major changes, discourses and methodologies that had an impact on the Drawing and Arts and Crafts subject.

This study is supported in the conception of historic curriculum interpretation, analyzing both its internal processes and practices, bearing in mind the political changes happening in Portugal, with the instability left by the First Portuguese Republic and the new authoritarian regime, named Estado Novo. The sources used to understand the strict curriculum were most of all School Laws, drawing manuals and some political debates raised at the National Assembly. In order to understand the active curriculum, we focused on a particular school, Pedro Nunes, whose pedagogic community has left important documents with information regarding this study. Through these sources we were able to understand some of the teacher´s values and beliefs as well as some of the pedagogic methodologies used that contributed to the changes of the disciplines of Drawing and Art and Crafts subject curriculum between 1930 and 1936.

Keywords: Curriculum; Drawing; Arts and Crafts; School Pedro Nunes; Education reform of 1936.

 

Aprendizagem cooperativa: um modelo de sucesso?

Orientador: Prof. Doutor Óscar Conceição de Sousa

A aprendizagem cooperativa é um modelo de ensino que procura envolver todos os alunos no processo ensino-aprendizagem tornando-os ativos no mesmo. De acordo com a investigação na área, este modelo, recorrendo a diversos métodos, nos quais se enfatiza o uso do grupo de trabalho heterogéneo, potencia não só as aprendizagens escolares de todos os alunos, como também promove relações interpessoais que, em conjunto, resultam na melhoria da satisfação dos alunos pelas tarefas de aprendizagem.

Assim sendo, com esta dissertação procura-se aferir se, nas aulas de Desenho A, no 10º ano do Ensino Secundário, os métodos de aprendizagem cooperativa potenciam um maior envolvimento dos alunos na sua formação, uma melhoria de aproveitamento escolar e se estes concretizam os objetivos propostos pelo mode-lo. Seguindo o tipo de pesquisa investigação-ação, esta investigação construiu um modelo de intervenção baseado no quadro teórico e os instrumentos necessários que permitissem a recolha de resultados relativos aos objetivos propostos nesta investigação.

Os resultados foram analisados e discutidos com base no quadro teórico. Os dados recolhidos sustentam o sucesso dos objetivos e benefícios propostos pelo modelo, o que permite afirmar que a aprendizagem cooperativa é realmente um modelo de sucesso.

Palavras-chave: Aprendizagem; Cooperação; Realização escolar; Relações interpessoais.

 

Cooperative learning: a model of success?

Cooperative learning is a teaching model that seeks to engage all students in teaching-learning processes making them actives in the tasks.

According to the research in the area, this model, using different methods, which emphasizes the use of heterogeneous school working groups, promotes not only increases in the learning process of all students, but also interpersonal relationships, which, together, result in improved student satisfaction by learning tasks.

So, with this dissertation we seek to assess whether, in classes of Drawing A, in 10 grade of Secondary education, the methods of cooperative learning potentiate a greater involvement of students in their training, improve academic performance and whether the method materialize the objectives proposed by the model.

Following the type of research an action research process, this research built an intervention model based on the theoretical framework and the necessary instruments to allow the collection of results for the proposed objectives in this dissertation.

The results were analyzed and discussed on the basis of the theoretical framework. The data collected sustain the success of the goals and benefits proposed by the model, which allows you to assert that cooperative learning is really a model of success.

Keywords: Learning; Cooperation; School achievement; Interpersonal relations.

 

Selecção feita pela Profª Doutora Constança Vasconcelos