SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Sítios Digitais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.23 Lisboa  2013

 

Teses

 

Doutoramento em Educação

 

Ana Sofia António

2013

 

Olhar a Escola pelos Artigos de Opinião. Da parentocracia à meritocracia ou um mandato da nova classe média

Orientação: Professor Doutor António Teodoro

 

A investigação que levou à realização desta tese de doutoramento foi desenvolvida no âmbito do projeto de doutoramento em educação. Partimos da questão – Que relações se podem reconhecer entre os artigos de opinião sobre a educação, publicados em jornais de referência, e os valores e as aspirações defendidos pela nova classe média? Procurámos, pois, olhar a Escola de um ponto de vista exterior: os discursos dos artigos de opinião publicados pelo Diário de Notícias e pelo Público, entre outubro de 2004 e setembro de 2006. Nos meios de comunicação social, a Escola é tida como pouco exigente. Mas também é descrita como promotora das desigualdades sociais, sendo as práticas pedagógicas dos professores tidas como pouco eficazes. Assumindo que os comentadores são capazes de orientar, construir e legitimar a realidade social; então podem condicionar a opinião pública.

A partir de uma metodologia dominatemente qualitativa, em que recolhemos entrevistas a responsáveis pelos jornais em estudo, a pais e professoras, procurámos fazer uma análise crítica de discurso aos 20 artigos de opinião que escolhemos estudar. A nossa investigação apoiou-se inicialmente nos trabalhos de Basil Bernstein, que estudou a nova classe média, e de Philip Brown, por alguns dos artigos de opinião estudados levantarem a hipótese destes assumirem e legitimarem a parentocracia, conceito introduzido pelo autor para referir uma maior participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, nomeadamente na livre escolha da escola que podem frequentar. Contudo, outros artigos parecem defender uma pedagogia centrada no saber, aproximando-se das demandas da meritocracia.

Assim, a defesa do direito de livre escolha da escola não será uma forma disfarçada de levar à implementação de um sistema estratificado, com um aumento de privilégios sociais a quem já os tem?

Porém, a Escola pode, antes, ser entendida como um elemento capaz de promover efetivamente padrões de justiça, inerentes a uma sociedade democrática.

Palavras-Chave: Análise Crítica de Discurso; Artigos de Opinião; Escola; Meritocracia; Nova Classe Média; Parentocracia; Professores/as.

 

Look at the School through Opinion Articles. From parentocracy to meritocracy or an mandate of the new middle class.

The research that concerns a PhD, was developed under the project of PhD in education. We leave the question -which relations can be identified between opinion articles concerning Education published in two leading newspapers and the values and aspirations defended by the new middle class? We tried, therefore, look at the school from an outside point of view: the discourse of opinion articles published by Diário de Notícias e Público, between Ocotober 2004 and September 2006.

In the media, the school is considered undemanding, although is also described as a promoter of social inequalities; and the teacher’s pedagogical practices seen as few effective. On the other hand, we understand that the opinion makers are able to guide, build and legitimize the social reality; these capabilities allow them to condition the public opinion.

Through a quantitative methodology, we interviewed directors of the newspapers that we studied, parents and teachers. We tried to do a critical discourse analysis at the 20 opinion articles that we choose to study. Our investigation has supported initially in Basil Bernstein that studied middle class and Phillip Brown. Because some of the studied opinion articles allow us to raise the hypothesis that they assume and legitimize parentocracy, this concept was introduced by Phillip Brown (1990) to mention parents higher participation in children’s school life, namely the free choice of the school they will attend. However, other articles seem to defend that the investment in school capital is made through a knowledge centred pedagogy, coming close to the demands of meritocracy.

It is our belief that it is essential to understand the intentions and the consequences of opinion articles related to school.

So the idea that parents would be able to choose which school their child would attend is not covert manner to leave to the implementation of a stratificated system, with an increase of social privileges to those who already had them? However, the School may rather be understood as an element that cans effectively promoting standards of justice inherent to a democratic society.

Keywords: Critical Discourse Analysis; Meritocracy; New Middle Class; Opinion Articles; Parentocracy; School; Teachers.

 

Silvério Cabrita Silva da Conceição

2012

 

Da intencionalidade de um modelo de formação à sua concretização num centro de Formação do Algarve - o caso da formação contínua (1992-2007)

Orientação: Professora Doutora Rosa Serradas Duarte

 

O presente estudo incide sobre a formação contínua de professores e foi desenvolvido partindo do princípio de que o desempenho dos professores é uma questão central da qual, em grande parte, depende a qualidade da educação. A formação do pessoal docente deve, pois, para além da formação inicial, incluir uma adequada formação contínua, pois se trata de uma carreira profissional que se desenvolve ao longo de algumas décadas na vida de um adulto. A formação contínua deve capacitar os professores para os novos desafios que o Sistema lhes vai colocando, preparando-os para dar resposta às mais diversas solicitações.

Optámos por averiguar a concretização, num Centro de Formação do Algarve, do Modelo de Formação Contínua de professores em vigor em Portugal, a partir da sua versão original de 1992 (DL n.º 249/92, de 9 de Novembro), comparando essa concretização com o modelo instituído. Realizámos esse estudo num Centro de Formação de Associação de Escolas, numa zona periférica, distante dos grandes centros urbanos, para melhor identificar as dissemelhanças entre o modelo e a sua concretização.

O nosso estudo é de natureza essencialmente qualitativa e tem como quadro teórico de referência o Ciclo de Políticas Educativas, tal como foi proposto por Bowe e Ball (1992).

A questão de partida para o estudo foi assim formulada: Como foi concretizado o Modelo de Formação Contínua, no Centro de Formação de Professores das escolas do concelho de LLX, entre 1992 e 2007, e de que modo a concretização se ajustou à concepção do modelo.

Os resultados do estudo responderam a alguns dos objectivos previamente definidos. O estudo aponta, entre outros resultados, que os desvios entre as intenções do modelo de formação contínua e a sua concretização foram essencialmente de natureza estrutural, tendo sido identificadas algumas causas: ligação à carreira / créditos; financiamento; ausência de estratégia nacional; prioridades nacionais / prioridades locais; ausência de pilotagem / avaliação; ausência de um sistema de formação de formadores; centralização de procedimentos no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Palavras-Chave: Políticas Educativas; Formação contínua; Modalidades de Formação; Áreas de Formação; Necessidades de Formação.

 

Intentionality the formation of a model of your achievement in training Center of the Algarve- the case of the training (19922007)

This study which focuses on teachers’ continuous training, was developed assuming that teachers’ performance is a central question that depends on the quality of education. Training teachers should, then, in additional to their initial training, include an appropriate continuous training, for it is a career that is developed over several decades in an adult lifetime. Continuous training should enable teachers for the new challenges that the system will put them, preparing them to respond to several demands.

We have chosen to investigate the implementation of models of teachers’ continuous training in effect in Portugal, from its 1992 original version (Decree No. 249/92, November 9), and comparing that realization to the established model. We carried out this study in a Training Centre Association of Schools, a peripheral area, far from large urban centers, to better identify the dissimilarities between the model and its implementation.

Our study is essentially qualitative in nature and it has the theoretical reference framework of the educational cycle, as proposed by Ball and Bowe (1992).

The point of departure for the study was formulated as follows: How was the Model of Continuous Training implemented at the Teachers’ Training Center of schools in LLX County, between 1992 and 2007, and how this implementation fits the model design.

The results of this study answered some of the previously defined targets. The study shows, among other results, that the deviations between the intents of the training model and its implementation were mainly structural in nature, some causes have been identified: career connection / credits, financing, lack of national strategy, national priorities / local priorities, lack of pilot / evaluation, absence of a system of training of trainers; centralization of procedures in the Council of Scientific and Pedagogical training Unit.

Keywords: Educational Policies, Continuous Training, Training Forms, Training Areas, Training Needs.

 

Maria Fernanda dos Santos Silva Lopes

2013

 

Cultura organizacional de boas escolas: o sentido e as práticas de lideranças

Orientação: Professor Doutor Jorge Serrano

 

A temática da presente tese insere-se no âmbito da “Cultura organizacional de boas escolas: o sentido e as práticas de lideranças”, o objetivo principal é descrever e analisar o sentido e as práticas subjacentes ao exercício das lideranças no contexto das “boas escolas”. O quadro teórico centra-se em três linhas orientadoras: i) cultura organizacional de escola; ii) conceção de “boas escolas” e iii) lógica das lideranças na escola democrática. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de carácter fenomenológico e de incidência descritiva e interpretativa, que integra instrumentação de natureza quantitativa consubstanciada na aplicação do questionário. Os procedimentos metodológicos recaíram sob o estudo de casos múltiplos. Pôde-se objetivar, identificar e caracterizar as especificidades intrínsecas de três escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, através da aplicação da seguinte instrumentação: i) fonte documental; ii) entrevistas dirigidas aos diretores de escola e iii) questionários dirigidos aos professores. A análise dos resultados aponta para o exercício da liderança democrática participada, sedimentada por uma cultura organizacional incrustada nos valores para uma cidadania democrática. A investigação realizada permitiu também, a construção das dimensões da liderança no contexto das “boas escolas”.

Palavras-Chave: Cultura organizacional de escola; “Boas escolas”; Escolas democráticas; Liderança escolar.

 

Organizational culture of good schools: the meaning and practices of leadership

The theme of this thesis is inserted in the scope of “organizational culture of good schools: the meaning and practices of leadership”. Its main purpose is to describe and analyze the meaning and the practices underlying the exercise of leadership in the context of “good schools”. The theoretical frame focuses on three oriented lines: i) school organizational culture; ii) conception of “good schools”; iii) leadership logic in democratic schools. This is a qualitative study, with both a phenomenological character and a descriptive and interpretative incidence that incorporates quantitative instrumentation implied in the application of the questionnaire. The methodological procedures relapsed upon the study of multiple cases. Intrinsic specificities of three secondary schools were objectified, identified and characterized through the application of the following instrumentation: i) documentary source; ii) interviews destined to school headmasters and iii) questionnaires destined to teachers. The result analysis points out the practice of imparted democratic leadership strengthened by an organizational culture inlaid in the values for a democratic citizenship. The performed investigation also allowed the building of leadership dimensions in the scope of “good schools”.

Keywords: school organizational culture, good schools, democratic schools and school leadership.

 

Terezinha Camargo Magalhães

2013

 

Motivação Face à Pesquisa científica no Curso de Pedagogia

Orientador: Prof. Doutor Manuel Tavares Gomes

Co-orientadora: Prof.ª Doutora Alexandra Maria Dantas de Castro Araújo

 

No Brasil, espera-se que o diplomado em Pedagogia, além de competências avançadas de docência, tenha um perfil de pesquisador, incluindo na sua prática profissional a produção e difusão do conhecimento científico educacional. Neste sentido, os cursos de graduação devem iniciar os estudantes à pesquisa científica. Nesta tese, assume-se que o envolvimento dos estudantes em atividades de pesquisa traduz uma forma mais participativa de aprendizagem, mobilizando estratégias cognitivas e motivacionais mais eficientes. Com base neste pressuposto, descrever a sua motivação orientada pelas metas de realização face à pesquisa científica, identificar as estratégias que os alunos utilizam para trabalhar neste domínio, e avaliar o nível de esforço aplicado pelo aluno na pesquisa científica. Para tal, combinámos procedimentos quantitativos e qualitativos de análise de dados. Participaram 167 estudantes de Pedagogia no Brasil, 152 mulheres e 15 homens, provenientes de uma instituição de Ensino Superior pública (N=104) e de uma particular (N=63), no 3º e 4º anos do curso. Os estudantes responderam a questionários de autorrelato sobre metas de realização, estratégias de estudo e esforço despendido em tarefas de pesquisa, e participação em atividades de iniciação à pesquisa. Foi ainda administrado um questionário aberto para a recolha dos discursos dos estudantes face às vivências, crenças e dificuldades na pesquisa. Os resultados sugerem a precisão e validade das medidas usadas e que estes estudantes apresentam elevado envolvimento e valorização da pesquisa, com elevada orientação à meta aprender, bem como esforço dedicado a estas atividades. As suas metas de realização face à pesquisa estão significativamente correlacionadas com o esforço despendido nestas atividades e com as estratégias de organização do tempo, de processamento de informação, e de concentração. As estratégias auxiliares de estudo e o ano curricular são preditoras do comportamento de investigação científica dos alunos de Pedagogia estudados. A análise das representações dos alunos face à pesquisa revela que os estudantes demonstram lacunas neste domínio, apesar de terem uma perceção positiva da sua participação e apresentarem expetativas positivas e motivação para a sua aprendizagem de conhecimentos e competências de pesquisa. Finalmente, discutem-se as implicações deste estudo para as instituições de formação e seus professores.

Palavras-Chave: Metas de realização; Estratégias de aprendizagem; Esforço; Ppesquia científica; Pedagogia.

 

Motivation of scientific research in the course of pedagogy

In Brazil, the graduate student of Pedagogy is expected to present not only advanced teaching skills, but also a researcher profile, including the production and dissemination of scientific knowledge about education in his or her professional practice. Therefore, graduate programs should include students’ introduction to scientific research. This dissertation presents the idea that engagement in scientific research activities is influenced by students’ proactivity in learning, as they employ more efficient cognitive and motivational strategies for learning. Based on this assumption, describe their personal achievement goal orientations, identify the strategies that they use in the participation in these activities, and assess the level of effort placed in research. For this purpose, we combined quantitative and qualitative procedures for data analysis. Participants were 167 students in Pedagogy in Brazil, 152 women and 15 men, from a public (N= 104) and private (N= 63) higher education institution, in the third and fourth years of their undergraduate programs. Students completed self-report questionnaires of personal achievement goal orientations, learning and study strategies, effort placed in research tasks, and participation in scientific research activities. They were also asked to complete an open questionnaire to collect their discourse about the experiences, beliefs about, and difficulties in research activities. Results suggest the measures’ precision and validity, and that students present high levels of engagement in research activities and value this experience, as well as effort placed in their achievement in doing so. Personal achievement goal orientations for research are significantly correlated with the effort placed in these activities, as well as will the strategies of time management, information processing, and concentration. The strategies of study aids and the school year seem to predict students’ achievement in scientific research. Analysis of the representations about research shows that students have some difficulties in this domain, although they are highly motivated and have high expectations for their learning and skills development in scientific research. Finally, implications for teachers and institutions for their training are discussed.

Keywords: Achievement goal orientations; Study strategies; Effort; Scientific Research; Pedagogy.

 

Com a colaboração de Anabela Martins.