SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativoTeses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.23 Lisboa  2013

 

Sítios Digitais

 

Vasco Graça *

*vgraca@sapo.pt

 

Rethinking Schools

Um grupo de professores e investigadores norte-americanos associaram-se nos anos 80 tendo como objectivos melhorar o ensino nas salas de aula e contribuir para a reforma do sistema educativo nos E.U.A. A evolução dessa dinâmica conduziu-os a uma participação mais alargada e regular nas problemáticas educativas com “um firme empenhamento na equidade e na visão de que a Escola pública é central para a existência de uma democracia , humana, solidária e multirracial

No seu site ‘Rethinking Schools’ disponibilizam diversos espaços de reflexão e debate bem como um vasto arquivo de artigos publicados regularmente na revista que editam. Orientados por uma visão crítica e progressista contribuem para um enriquecimento de perspectivas e diversificação de visões no que se refere à Educação e à Sociedade.

http://www.rethinkingschools.org

 

ChanGements pour l’égalité

Constituindo-se como um ponto de encontro e de interpelação dos actores que, oriundos da Escola e da Sociedade, partilham o propósito de reflectirem criticamente a realidade o Movimento ‘Changement pour l’ Égalité’ tem como objectivo contribuir para a melhoria do Ensino e da Formação.

O seu sítio digital é um espaço diversificado de informação onde se pode aceder a um vasto repositório de artigos da Revista ‘TRACeS’ (http://www.changement-egalite.be/spip.php?rubrique10) e de vários outros materiais publicados nos últimos anos.

http://www.changement-egalite.be

 

Critical Pedagogy on the Web

O conceito de ‘pedagogia crítica’ é interpretado de diferentes formas mas, certamente, representa perspectivas com crescente significado na teoria educacional. O site ‘Critical Pedagogy on the Web’ propõe algumas definições deste conceito e apresenta um quadro de autores referenciais desta corrente de pensamento.

Disponibiliza um conjunto de ligações virtuais para revistas, organizações, artigos e autores facilitadoras do aprofundamento do estudo nesta área.

http://mingo.info-science.uiowa.edu/~stevens/critped/index.htm

 

Sociedad Española de Pedagogía

Fundada em 1949 por um conjunto de professores espanhóis esta associação manteve, desde então, uma intervenção permanente nas problemáticas educativas e consolidou uma posição de prestígio.

O seu ‘site’ propicia um conjunto de informação sobre as actividades da ‘Sociedade’ e um amplo acervo de artigos publicados ao longo dos anos na Revista ‘Bordón’.

http://www.sepedagogia.es/

 

Interactions

A ‘Graduate School of Education & Information Studies.’ da Universidade da Califónia, Los Angeles (UCLA) publica regularmente a revista ‘InterActions’ onde divulga interessantes artigos nas suas áreas de intervenção.

No site ‘InterActions’ são disponibilizados os textos completos sobre educação e informação. Encontram-se acessíveis algumas dezenas de artigos que podem ser integralmente lidos online ou baixados.

http://escholarship.org/uc/gseis_interactions

 

Educational Researcher

A ‘American Educational Research Association’ publica a revista ‘Educational Researcher’ cujos números dos últimos dez anos estão disponíveis no site daquela Associação.

Centenas de artigos de assinalável interesse podem ser integralmente consultados ou baixados no site da AERA

http://www.aera.net/publications/?id=331

 

British Education Index

Desde há 50 anos que o British Education Index procura contribuir para a divulgação da investigação educacional nomeadamente a realizada no Reino Unido. Através do seu ’site’ é possível aceder a um vasto manancial de artigos publicados em dezenas de revistas.

Muitos destes materiais estão incluídos nas ‘colecções gratuitas ‘ (the free collections) e podem ser integralmente consultados ou baixados.

http://www.leeds.ac.uk/bei/index.html

 

International Journal of Progressive Education

Pretendendo promover um diálogo aberto e contínuo sobre as questões actuais da educação e as perspectivas futuras da teoria educacional num contexto internacional a revista ‘International Journal of Progressive Education’ publica regularmente um conjunto de artigos que estão disponíveis no seu sítio digital.

Estes envolvem áreas como ‘ pedagogia crítica’, ‘educação multicultural’, ‘novas literacias’, ‘política educativa’, ‘comunicação e tecnologias na educação’, ‘pós-modernismo e globalização’ podendo ser integralmente baixados.

http://inased.org/ijpe.htm

 

Éducation et francophonie

A revista ‘Éducation et Francophonie’ que divulga artigos científicos sobre Educação dispõe, neste ‘site’, de um repositório com um considerável número de artigos editados desde 1999. Centrada numa perspectiva francófona procura agregar contributos internacionais diversos para a reflexão educacional.

Disponibiliza artigos interessantes que podem ser integralmente baixados.

http://www.acelf.ca/c/revue/index.php