SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Pensamento e linguagem índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.22 Lisboa  2012

 

Teses e Dissertações

 

João Comédias

2012

 

A avaliação autêntica em Educação Física – o problema dos jogos desportivos colectivos

Orientação: Profª Doutora Maria do Carmo Clímaco

No esforço de qualificação representado pelas avaliações alternativas, ganha destaque a avaliação autêntica como linha de melhoria do conceito e das práticas de avaliação. Alinhadas com novas perspectivas de ensino dos Jogos Desportivos Colectivos, surgiram formas de avaliação autêntica, alternativas aos testes de habilidades. Contudo, os instrumentos mais utilizados mantêm dificuldades metodológicas, faltando-lhes níveis de jogo que sirvam de referência para a avaliação. Como objectivo geral, este estudo pretende responder ao problema: Como produzir classificações válidas e fiáveis do domínio dos JDC a partir de provas de avaliação autênticas que usam níveis de jogo? O trabalho de campo consistiu em situações de classificação dos níveis de jogo e do desempenho dos jogadores, tendo os grupos experimentais uma instrução para essa classificação distinta do grupo de controlo. Os resultados revelam que o conhecimento dos níveis do programa e a sua utilização fez melhorar, significativamente, as classificações. O grupo que identificou o nível de jogo em primeiro lugar foi o que classificou melhor os jogadores. Nesta abordagem não foram necessários nem recursos especiais, nem muito tempo. Argumentamos em conclusão que, sendo a actividade de grupo a essência da própria matéria, esses resultados decorrem de ser mais correcto partir do grupo para o individual e do jogo para o jogador.

Palavras-chave: avaliação autêntica, educação física, jogos desportivos colectivos, validade, fiabilidade

 

Authentic Assessment in Physical education the Problem of team sport

Authentic assessment is an improvement in assessment concept and practice within the shift brought by alternative assessment. In line with new teaching perspectives in Team Sports, some means of authentic assessment have emerged as an alternative to testing skills. However, implementing the most widely used instruments is still a somewhat difficult task, as game levels which may be used as references for assessment are lacking. This study focus mainly the issue: How may valid and reliable ratings in TS be produced from authentic assessment testing using game levels? The field work consisted of game level and players’ performance rating situations. Trial groups were specifically trained towards this goal differently from the control group. The results show that the knowledge and identification of program’s performance levels and how they are used in the assessment were instrumental in the significant reduction of assessment errors. The group that first identified the game levels was also the one that best ranked the players. This approach involved neither specific resources nor a lot of time. As group activity is the essence of content in itself, it was deemed more accurate to move from group to the individual and from game to the player.

Keywords: authentic assessment, physical education, team sports, validity, reliability

 

Ana Margarida Tavares de Sousa

2012

 

As organizações desportivas. Uma investigação social e cultural aplicada às casas do Sport Lisboa e Benfica

Orientação: Prof. Doutor Nuno Goulart Brandão

Co-Orientação: Prof. Doutor Miguel Varela

O desporto é uma construção cultural cuja presença e importância na sociedade são notáveis. Apresenta-se como uma representação de um espaço social, produzido pelos indivíduos, do qual fazem parte os movimentos associativos, que através dos clubes desportivos desempenham um papel fundamental enquanto agentes de socialização.

A questão que acompanha toda esta investigação é «Qual é o papel social e uso das Casas do Benfica e de que forma contribuem para o desenvolvimento da Organização Desportiva Sport Lisboa e Benfica?». Nesse sentido a presente investigação tem por objetivo conhecer e descrever o fenómeno social e cultural das Casas do Benfica, bem como os níveis de identidade clubística, associações e lealdade à marca dos seus frequentadores, que fazem parte de uma das mais importantes marcas em Portugal, em termos da sua representatividade comercial, valor social e cultural, o Sport Lisboa e Benfica.

Através da realização de um inquérito por questionário a uma amostra de frequentadores das Casas do Benfica, conclui-se que estas têm um papel social e cultural de extrema importância, servindo ainda para elevar o senti-do de identidade clubística, as associações e a lealdade à marca Benfica, o que contribui para a valorização da mesma e para o desenvolvimento do Sport Lisboa e Benfica.

Palavras-chave: organizações desportivas, sociologia, cultura, identidade, marca

 

Sports Organizations. A social and cultural research applied to the houses of sport lisboa and Benfica.

Sport is a cultural construction whose presence and importance in society are notable. It is presented as a representation of a social space, produced by individuals, playing the associative movement, as sports clubs, an important role as agents of socialization.

The problem that accompanies this research is “what is the social role and use of Casas do Benfica and how they contribute to the development of Sport Lisboa e Benfica?” In this sense, the present research aims to discover and describe the social and cultural phenomenon of Casas do Benfica, as well as the levels of club identity, membership and brand loyalty of its regulars, that are part of one of the most important brands in Portugal, in terms of its commercial representation, social value and cultural, Sport Lisboa e Benfica.

By carrying out a survey to a sample of regulars from the Casas do Benfica, it is concluded that these have a social and cultural role of extreme importance, serving to increase the sense of social identity, associations and brand loyalty, which contributes to the enhancement and development of Sport Lisboa e Benfica.

Keywords: sports organizations, sociology, culture, identity, brand

 

Mestrado em Ciências da Educação

 

Márcia Maria Cavalcanti Macêdo

2012

 

Mulheres encarceradas: fragmentos de vida

Orientação: Prof. Doutor Óscar Conceição de Sousa

Esta pesquisa objetivou analisar trajetórias e expectativas de vida das mulheres encarceradas no Presídio Feminino de Aracaju - PREFEM, utilizando uma abordagem qualitativa de caráter compreensivo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis prisioneiras escolhidas através da observação do quotidiano do cárcere, tendo em conta a qualidade do crime praticado e o tempo de pena cumprido. A análise dos dados coletados permitiu reconstituir suas histórias de vida desde a infância até a vida adulta, sua inserção no crime, sua experiência prisional e suas expectativas pós-prisão. O estudo valorizou um diálogo constante com a ciência do Direito em cujo campo se localiza o conceito jurídico do delito e da pena, fundamental para a abordagem do tema proposto. A análise do conteúdo propiciado pelas entrevistas indica que o crime pode ter sido um veículo para a ocupação de um lugar social e extinção da condição de ser humano subalterno. Por outro lado, o estudo revela que a ação educativa no ambiente carcerário limita-se a exigência de condutas de obediência a regras disciplinares e que o tratamento ressocializador não é direcionado para a vivência de valores humanos.

Palavras-chave: mulher; invisibilidade; crime; expectativa de vida.

 

Women incarcerated: fragments of life

This research aimed to analyze trajectories and life expectancies of women incarcerated in Aracaju’s Woman Prison -PREFEM, using a qualitative approach of comprehensive character conducted through semi-structured interviews with six prisoners, picked through observation of everyday life imprisonment, considering the quality of crime committed and the sentence time fulfilled. Analysis of collected data allowed reconstructing their life stories, from childhood to adulthood, their inclusion in the crime, their prison experience and their post-prison expectations. The study valued a constant dialogue with the science of law, in whose field is located the crime and punishment legal concept, fundamental approach to the theme. The analysis of content that emerges from the interviews indicates that the crime probably have been a vehicle for occupying a place in society, and for extinction of the subaltern human condition. On the other side, the study reveals that the educational activity in the prison environment is limited to obedience requirements to disciplinary rules and that re-socialize treatment is not directed to experience human values.

Keywords: female; invisibility; crime; life expectancy.

 

Mestrado em Ciências da Educação - EducaçãoEspecial: Domínio Cognitivoe Motor

 

Maria da Ascensão Lousa Martins Reis Rodrigues

2012

 

Aprender a viver juntos: intervenção junto de um aluno de 1º ciclo e da sua turma

Orientação: Prof.ª Doutora Rosa Serradas Duarte

Neste trabalho dá-se conta de uma intervenção pedagógica realizada junto de um aluno e da sua turma. A intervenção foi implementado em parceria com o professor titular de turma e teve como objectivo a melhoria do comportamento dos alunos e o processo de ensino aprendizagem.

Fizemos uma breve revisão bibliográfica sobre problemas emocionais, comportamentais e de aprendizagem, ensino de competências sociais e aprendizagem cooperativa, a qual constituiu o suporte teórico da intervenção. Para esta desencadeámos metodologias de investigação em educação, identificando a problemática de relacionamento social vivido pela turma e a situação particular de um dos alunos que evidenciava problemas emocionais, comportamentais e dificuldades cognitivas.

A partir do conhecimento adquirido, definimos uma estratégia global, elaborámos a planificação e implementámos a intervenção pedagógica.

A reflexão sobre cada sessão e no final da intervenção evidenciaram a mudança que se foi operando nos comportamentos individuais e do grupo/turma. A mudança contribuiu para o sucesso educativo e o desenvolvimento integral de todos e de cada um.

Palavras-chave: inclusão; problemas emocionais; problemas de comportamento; problemas de aprendizagem; aprendizagem cooperativa; relacionamento social.

 

learning to live together: a pedagogical intervention involving a particular student and his class

The report describes a pedagogical intervention project developed with a particular student and his class. The goal of the project, developed in conjunction with the teacher hold class, was to help the class and the particular student to improve their behaviour and learning process.

At first, and as a theoretical basis of the pedagogical intervention, we performed a literature review about emotional, behavioural and learning problems, teaching of social skills and cooperative learning. For the pedagogical intervention, we used educational research methodologies to identify problems related with social relationships within the class and the particular situation of one of the students with emotional, behavioural and learning disturbances.

Based on the information collected, we defined a global strategy and its plan as well as developed the pedagogical intervention.

By the process analysis, we may conclude that a set of changes was occurring in the behaviour and the learning of the particular student and his class. These changes carried to the educational success and the total development of the class as a whole and of each student.

Keywords: inclusion; emotional problems; behavioural problems; learning problems; cooperative learning; social relationship.

 

Genoveva Maria Raminhos Filipe Tomaz

2012

 

Aprender: uma necessidade, um direito e uma possibilidade ao alcance de todos

Orientação: Prof.ª Doutora Maria Odete Emygdio da Silva

A transição do 1º para o 2º ciclo implica, em muitos casos, para além de uma mudança nos modelos de organização (espaços, tempos e pessoas…), uma mudança da própria escola. E se uma preparação atempada pode ser facilitadora nesse processo de transição (inter-escolas; escola/família e família/aluno), a verdade é que o novo ciclo implica novos problemas e novos desafios que testam e mobilizam, diariamente, nos alunos em trânsito, a sua capacidade de adaptação a novas situações.

Aceitando-se que para um elevado número de crianças, esse período é curto e facilmente ultrapassável, reconhece-se que para outras, a inclusão no novo ciclo exige mais tempo e adaptações específicas, em função das necessidades educativas especiais que manifestam.

O trabalho que se apresenta, orientado numa perspectiva ecológica e desenvolvido com base numa metodologia de investigação-acção, permitiu-nos um melhor conhecimento do “Pedro” (nome fictício), enquanto pessoa (jovem, aluno, colega, filho, neto, vizinho e amigo), e dos contextos nos quais se movimenta; a identificação das suas potencialidades e necessidades educativas e a definição, implementação e avaliação das respostas educativas que viabilizaram e optimizaram a sua inclusão na escola do 2º ciclo.

A intervenção realizada implicou um trabalho de equipa, caracterizado pela colaboração e articulação regular entre os diferentes intervenientes e pela persistência e coerência na acção desenvolvida. Permitiu ainda uma maior consciencialização de que quaisquer que sejam as características que nos tornam singulares, é possível evoluir em relação ao ponto de partida, se nos diferentes contextos de vida de cada pessoa se criarem as condições que viabilizem e estimulem percursos evolutivos.

Com o trabalho desenvolvido reforçaram-se relações interpessoais, aprofundou-se a colaboração entre pares; entre a Escola e a Família, entre os Pais e o “Pedro” e desenvolveram-se as aprendizagens dos diferentes intervenientes, conforme testemunha a avaliação realizada.

Palavras-chave: inclusão; educação inclusiva; práticas colaborativas; ensino diferenciado; aprendizagem cooperativa; necessidades educativas especiais; investigação-acção.

 

learning: a need, a right and a possibility for everyone

Sometimes the transition from the 1st to the 2nd grade implies besides a change in the organizational models (space, time and people) a change of the school itself. And if a timely preparation can facilitate this process of transition (between the two schools, school / family and family/ student), the truth is that the new grade means other problems and other new challenges that every day test and mobilize the students’ ability to adapt themselves to new situations.

Accepting that for a high number of children this is a short and easily surpass able period, it is known that for others the inclusion in the next grade requires more time and specific adaptations, depending on the special educations needs they manifest.

The work has guided and developed on an ecological perspective based on an action-research methodology. It allowed us a better understanding of «Pedro» (fictitious name), as a person (a young student, a colleague, a child, a grandchild, a neighbour and a friend), the contexts where he moves himself, the identification of his strengths and educational needs and the developing, the implementing and the evaluating of his educational responses that enabled and optimized his inclusion in the school of the 2nd cycle.

The performed intervention implied a teamwork that can be characterized by the collaboration and a regularly joint among the different characters and by the persistence and consistency of the developed action. It also allowed us a greater awareness that whatever the characteristics are that make us unique, it is possible to “grow up” if in the different contexts of a person’s life conditions are created.

With this work personal relationships have been strengthened, collaboration between the peers has been deepened (School and Family, «Pedro and his Parents) and the learning of the different characters has been developed as the performed evaluation shows.

Keywords: inclusion; inclusive education; collaborative practices; differentiated instruction; cooperative learning; special educational needs; action-research.

 

Elisabete dos Santos Paulo

2011

 

Síndrome de Gilles de La Tourette: intervenção educativa em interacção inclusiva

Orientação: Prof. Doutor Jorge Serrano

Após uma análise do atendimento à diversidade, no sistema educacional, reportando para alguns fragmentos do passado, foi possível constatar a evolução positiva de mudança paradigmática. As práticas de segregação são cada vez mais distantes, a escola da discriminação deu lugar à escola da integração. Há quarenta anos atrás, vigorava o conceito da homogeneização, atualmente, pretende-se o respeito pela diversidade, promovendo uma educação inclusiva.

Da necessidade de procura de respostas adequadas, para a maximização do potencial dos alunos, parte desta investigação incidiu em estudos teóricos de exploração das características da síndrome de Gilles de la Tourette. Considerada de rara por diversos autores, devido à pouca investigação existente neste domínio, era necessário desenvolver uma intervenção adequada que respeitasse as necessidades de uma turma de oitavo ano de escolaridade. A dinâmica de investigação-ação, constituindo uma estratégia formativa, permitiu o desenvolvimento de um trabalho rigoroso de avaliação, programação e intervenção, em contexto educativo, através da criação de situações de aprendizagem, com todos e para todos. Considerou-se que na presença de um processo contínuo e em espiral, o enfoque deve ser atribuído ao papel do aluno que, a partir de uma pedagogia ativa, é munido com um rol de competências que contribuirão para a sua autonomia e inserção futura na sociedade. Os resultados indicam que há razões positivas para considerar abordagens variadas e adequadas no processo de ensino-aprendizagem.

No entanto, realça-se que diferentes contextos devem ser responsabilizados – escolar, familiar e comunitário -, visto que só uma sociedade desperta pode pugnar pelos direitos dos alunos considerados com Necessidades Educativas Especiais.

Palavras-chave : Gilles de la Tourette; intervenção educacional; princípios de inclusão; aprendizagem cooperativa; equipa multidisciplinar.

 

Syndrome of gilles de la tourette: interaction in inclusive educational intervention

After an analysis of the diversity in the educational system, and considering some fragments of the past, it was possible to observe the positive evolution of paradigmatic change. Nowadays segregation at school is rare and discrimination turned into integration. Forty years ago reigned the concept of homogenization, now it is aimed the respect for diversity, promoting the inclusive education.

As there is the need of searching appropriate answers so that the potential of students can be maximized, this investigation was about studies which explore the Gilles de la Tourette syndrome and its features. Many authors consider it rare since there is not much investigation about this subject. So it was necessary to develop an appropriate intervention which takes into account the needs of a class from the eighth degree. The investigation-action dynamic which was a formative strategy allowed the development of an accurate work about evaluation, programming and intervention in the educational context by creating learning situations with all and for them all.

Taking into account that the process was continuous and in spiral, it was considered that the students’ role should be focused, who being helped by an active pedagogy are given several skills which will contribute to their autonomy and to their future insertion in society. The results indicate that there are good reasons to consider different and appropriate approaches in the teaching-learning process. However, it is important to be aware that different contexts should be responsible for this school, family and community - since that only an attentive society can strive for the rights of students who have Special Education Needs.

Keywords: Gilles de la Tourette; educational intervention; inclusion principles; co-operative learning; multidisciplinary team.

 

Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra

2012

 

O círculo da escrita. O texto argumentativo e a consciência (meta)linguística no ensino secundário

Orientação: Prof.ª Doutora Sónia Valente Rodrigues

Co-Orientação: Prof. Doutor José Bernardino Duarte

 

O projeto que se apresenta tem por finalidade investigar processos de aperfeiçoamento da competência de escrita do texto argumentativo de alunos do Ensino Secundário.

Palavras-Chave: competência de escrita; texto argumentativo; consciência (meta)linguística; revisão; oficina de escrita.

 

The circle of writing. Argumentative text and (meta)linguistic awareness in secondary school

This research project aims at studying processes of improving secondary pupils´ writing competence of argumentative texts.

Keywords: writing skills; argumentative text; (meta)linguistic awareness; revising; writing workshop.