SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Notícias índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.21 Lisboa  2012

 

Doutoramento em Educação

 

Ana Maria Alvarenga

2012

 

O Círculo de Eranos: a experiência da educação do campo ou como os contextos podem gerar práticas emancipatórias de formação docente.

Orientação: Prof. Doutor António Teodoro

 

Estamos a vivenciar dois fatos paradoxais: de um lado, uma organização da escola instituída que gera a autoconservação das práticas do professor e, do outro, tendências nos plano científico e do discurso político que apelam ao retorno ao ator -que reconhece o professor como sujeito de seu saber e fazer. Foi neste contexto que se realizou a pesquisa subjacente a esta tese sobre a formação docente num projeto de escolarização que se fundamenta numa perspetiva de educação popular contra-hegemónica, edificada, no Brasil, como “educação do campo”. Buscou-se compreender a vivência docente, suas perceções e aprendizagens. Desenvolveu-se a investigação a partir das questões: é possível, no contexto atual de mudanças sociais direcionadas ao processo cada vez maior de individuação docente, a formação em democracia participativa numa experiência de educação popular? Como ela se estabelece? O que ela nos ensina? A metodologia assentou na observação participativa das reuniões de planeamento, avaliação e replaneamento dos(as) professores(as) e coordenadores, numa proposta local de educação do campo - do Programa Nacional de Educação na Reforma agrária. As reuniões e escolarização ocorreram em Ilhéus/Bahia/Brasil, durante os anos de 2005-2006. As referências teóricas para a análise empírica do material coletado foram: a perspetiva da reflexão-ação emancipatória de Carr e Kemmis (1998), que compreende as instituições educacionais criadas por pressões sociais e políticas; e a conceção de emancipação desenvolvida por Freire e por Habermas, assente na ação comunicativa/dialógica. Para a análise utilizou-se o método da Análise Crítica de Discurso (ACD), cuja principal referência foi Fairclough. Nas narrativas das reuniões percebeu-se o desenvolvimento de uma polidez positiva – atos de fala que demonstram o falante desejando estabelecer o consenso com ouvinte; assinalada por estruturas modais que direcionaram para a abertura de relacionamento e participação mútua entre professores(as) e coordenadores do projeto. O conteúdo manifesto das falas amparou-se numa perspetiva de educador que se constrói na prática, e, ao mesmo tempo, a constrói, mas que, entretanto, necessita de aportes teóricos críticos no processo de embate epistémico entre os saberes da vida quotidiana concreta e os saberes científicos. A função interpessoal foi expressa pela arquitetura dialógica, permitindo um processo de construção mútua de escola e professores(as). Pode-se afirmar que a prática analisada indica que nestes tempos, de controlo intenso das instituições escolares, de competição, de solidão, é obviamente necessária a organização coletiva de professores (as), de movimentos sociais e universidades, amparados e financiados por ordenamentos legais (conquistados pela população), para consolidar e ampliar projetos críticos de escolarização, mudando, reciprocamente, escolas e professores(as).

Palavras-chave: educação do campo; formação de professores; experiência emancipatória.

 

The eranos circle: the experience the field education or how context can generate practices of emancipatory teacher training

We are experiencing two paradoxical facts: the organization of the established school which generates the self-preservation of teaching practices and, on the other hand, there is a political and scientific trend that claims the return of the actor the teacher being the subject of his knowledge and actions. It was therefore in this context, that the underlying research for this Thesis was conducted. It concerns to the teacher training in an educational project which is based on the perspective of a counter-hegemonic and popular education available to people at the Brazilian countryside – also called Field Education. We searched the understanding of the educational experience, its perceptions and learning. The investigation was developed from two fundamental questions: Is it possible to have the experience of a popular education system in a functioning democracy, at the light of the recent social changes that lead to a greater individuation? How is it established? What can we learn from it? The methodology was settled on the participant observation of the planning and evaluation meetings of teachers and coordinators of the National Education Program in the Land Reform in Brazil. These meetings occurred in Ilheús- Bahia- Brazil during the years of 2005-2006. The theoretical references to the empirical analyses of the material collected were: the perspective of the reflection action emancipative of Carr & Kemmis (1998), which comprehends the educational institutions created by social and political pressures; and the conception of emancipation developed by Freire and Habermas, which is settled on the communicative-dialogical action. For the analysis it was elected the method of Critical Analysis of Discourse (CAD),which main reference was Fairclough. During the account of the meetings it was noticed the development of a positive politeness – which reveals the desire of the speaker to reach an agreement with the listener, signalized by modal structures that directed to an open and participative relationship between teachers and coordinators of the project. The manifest content of the speeches was sustained by the educator perspective, which is built on the daily practice. However, it needs some basic theoretical contributions to the epistemic struggle between concrete ordinary life and the scientific knowledge. The interpersonal function was expressed by dialogical architecture, allowing a mutual process of construction that involves the school and the teachers. The practice analyzed indicates that, more than ever, due to the massive control of the institutions, the extreme competition and solitude, the collective organization of the teachers, the social movements and the universities is necessary. They should be supported and financed by legal systems to consolidated and amplify important education projects, bringing necessary changes for schools and teachers reciprocally.

Keywords: field education; teacher training; emancipatory experiences.

 

 

Lucimar Almeida Dantas

2012

 

Como os nossos filhos aprendem a falar?

Orientação: Prof. Doutor Óscar Conceição de Sousa

 

Esta investigação teve como objetivo descrever o percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil. Como base teórica, adotamos um referencial múltiplo, com abordagem das teorias behaviorista, inatista, cognitivista piagetiana, sócio-interacionista e emergentista, no intuito de buscar em cada uma delas as contribuições que nos auxiliassem no estudo da aquisição da linguagem. Trata-se de um estudo longitudinal em que registramos quinzenalmente em áudio o desenvolvimento linguístico de duas crianças brasileiras, desde a idade de 1;00 até 5;00. Os dados obtidos receberam transcrição fonética e/ou ortográfica e foram analisados nos aspectos fonológico, morfológico e sintático. Na área da fonologia, apresentamos o percurso de aquisição dos fonemas, os fonemas de difícil pronunciação e as estratégias de reparo usadas pelas crianças. Na morfologia, descrevemos o processo de aprendizagem dos morfemas flexivos nominais e verbais. Na sintaxe, apresentamos o caminho percorrido pelas crianças na construção das orações simples e dos diversos tipos de orações compostas. De modo geral, observamos um processo de aprendizagem lenta e gradual, em que provavelmente interatuam fatores de ordem biológica, cognitiva, social e linguística, marcado por elevações e regressões indicativas de uma autorregularão do sistema-que-aprende.

Palavras-chave: aquisição da linguagem; fonologia; morfologia; sintaxe.

 

This research aimed to describe the pathway of acquisition of Portuguese Language spoken in Brazil. As a theoretical basis, we adopt a multi-referential, with behaviorist, innatist, Piaget’s cognitive, social-interactionist and emergentist approaches in order to seek contributions for each one who helped us in the study of language acquisition. It is a longitudinal study which recorded every two weeks audio language development in two Brazilian children from the age of 1;00 to 5;00. The data received phonetic and/or orthographic transcription and were analyzed in phonological, morphological and syntactic aspects. In the field of phonology, we illustrate the process of acquisition of phonemes, the phonemes of difficult pronunciation and the repair strategies used by children. In morphology, we describe the learning process of nominal and verbal morphemes inflect. In syntax, we present the path followed by children in the construction of simple sentences and the different types of composed phrases. In general, we observed a slow and gradual learning process in which interact biological, cognitive, social and linguistic factors. The process is marked by highs and regressions, indicative of a self-regulation of system-that-learns.

Keywords: language acquisition; phonology; morphology ; syntax.

 

 

Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva

2012

 

Saberes e construção de identidades profissionais docentes no Ensino Secundário em contexto de globalização: o caso dos/ as professores/as de Economia

Orientação: Prof.ª Doutora Maria Amélia da Costa Lopes

 

Neste estudo procurou-se conhecer as configurações atuais da identidade docente de professores do grupo 430 – Economia e Contabilidade – do Ensino Secundário e perspetivar possíveis novas configurações dessas identidades em contexto de globalização da educação, focalizando o lugar dos saberes e considerando a possibilidade de existência de mal-estar em relação às atuais políticas educativas.

Teoricamente, tiveram-se em conta diversas perspetivas de que se destacam as de Tardif, Giddens, Castells, Dubar, Lopes e Esteve, consideram-se cinco dimensões de análise: globalização educacional, saberes profissionais, construção de identidades profissionais, mal-estar docente, ensino secundário. Metodologicamente, com vista ao cumprimento do primeiro objetivo, optou-se por um estudo em extensão, operacionalizado por um questionário; com vista ao cumprimento do segundo objetivo realizaramse entrevistas semi-estruturadas a pessoas chave do campo profissional e educacional.

A análise de dados permite constatar que as configurações identitárias dos professores inquiridos variam sobretudo em função do sexo, da formação de base, do tempo de serviço (idade) e do tipo de inserção profissional. A análise das entrevistas possibilitou perspetivar que a formação pessoal dos docentes é uma questão chave para o ensino e para o sistema educativo, assim como identificar vias para a construção de novas configurações identitárias.

Palavras-chave: globalização educacional; saberes profissionais; construção de identidades profissionais; mal-estar docente; ensino secundário.

 

Knowledge and construction of professional teachers identities in secondary education in the context of globalization: the case of the teacher’s economy.

In this study it was intended to know the present configurations of teachers’ identity from teachers in group 430 -Economy and Accountancy -in secondary education and to put in perspective new possible configurations of those identities in the context of education globalization, focusing the place of knowledge and considering the possible existence of settled burnout towards present educational politics.

Theoretically, the perspectives of Tardif, Giddens, Castells, Dubar, Lopes and Esteve were taken into account, among others, and five analysis dimensions are considered: educational globalization, professional knowledge, construction of professional identities, teachers’ burnout and secondary education. In order to fulfil the first objective it was an option, methodologically, to make a study in extension that came into operation by a questionnaire; to fulfil the second objective, semi-structured interviews were conducted to key-referential from the educational field.

The data analysis provides evidence that the identity configurations of questioned teachers vary mainly according to sex, basis formation, service time (age) and the type of professional insertion. The interviews analysis allowed not only to put in perspective that the teachers’ personal formation is a key matter to teaching and to the educational system, but it also allowed how to identify ways for building new identity configurations.

Keywords: educational globalization; professional knowledge ; construction of professional identities ; teachers’ burnout ; secondary education.