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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.21 Lisboa  2012

 

Notícias

 

3º Encontro do CeiEF

 

Esmeralda Santo & José B.Duarte

CeiEF-ULHT

 

O 3º Encontro do CeiEF decorreu em 6 e 7 de julho de 2012 no Auditório Armando Guebuza da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, no âmbito das iniciativas desenvolvidas pelo Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF).

O encontro de investigadores, que a ULHT tem vindo a promover, já é uma das facetas significativas do trabalho do CeiEF. Trata-se de um evento que possibilita uma partilha e análise das problemáticas em investigação na universidade, e que, pela sua pertinência, concentra investigadores e um conjunto alargado de professores, com interesses e posicionamentos teóricos diversos. Neste evento, participaram investigadores do curso de doutoramento da universidade e uma plateia atenta e interessada que se implicou nos debates.

A sessão de abertura esteve a cargo do Prof. Doutor António Teodoro, Diretor do Instituto de Educação, da Profª Doutora Ana Benavente e da Profª Rosa Serradas Duarte. O diretor, professor António Teodoro, fez uma apresentação sumária das linhas de investigação do CeiEF, do trabalho nele realizado, e confirmado pelos projetos de investigação em curso, bem como dos protocolos estabelecidos pelo CeiEF. Sublinhou ainda a importância deste tipo de parcerias para a promoção de um conhecimento de que a investigação beneficiará. E que foram aspetos partilhados nas diversas intervenções.

Da parte da tarde, e no dia seguinte, houve a apresentação de um número considerável de trabalhos, ainda que em diferentes fases de desenvolvimento, pelos investigadores. As discussões desses trabalhos organizaram-se em linhas diversificadas de investigação que se relacionam com questões de política educativa; de práticas de avaliação nas escolas; de desenvolvimento do currículo; de paradigmas de aprendizagem e de instrumentos pedagógicos, de gestão e administração, de supervisão e ainda relativas às temáticas da globalização e dos diversos saberes.

No Encontro, foram ainda apresentados estudos em desenvolvimento em diferentes áreas curriculares - língua materna, matemática e outros – e em diferentes ciclos – básico e/ ou secundário, cujo denominador comum remete para trabalhos de campo, todos fundamentados por pesquisas interventivas em diversos contextos, como sejam o educativo, o social e o político e que se espera que sejam consequentes na produção de resultados direcionados para questões práticas, de formação e de pensamento crítico.

No painel que teve a participação de professores, doutorandos e de novos doutores da ULHT, subordinado à temática: Escola em tempos de crise: Que desafios?, foi consensual a apresentação do estado de uma escola pública que surge fragilizada por políticas educativas, resultantes de condições laborais, sociais e pedagógicas.Também se considerou pertinente a realização de investigações suportadas pela observação de contextos reais que possibilitem o aprofundamento de um entrecruzar de olhares e que sejam atuantes e consequentes na progressão do conhecimento e na melhoria dos contextos.

Na sessão de encerramento, fez-se uma avaliação do Encontro e dos vários contributos, os quais foram sendo transmitidos pelos participantes ao longo dos dois dias deste encontro. Como pontos fortes destaca-se a importância da partilha de opiniões e o confronto de perspetivas a partir dos diferentes trabalhos de doutorandos; os debates porque envolveram os investigadores e os professores; clarificaram-se questões pertinentes e construíram-se caminhos para a possível resolução dessas mesmas questões. E concluiu-se da necessidade de se promoverem encontros como estes, com regularidade, devido à crescente dimensão assumida por este 3º Encontro do CeiEF, através do qual se promoveu o questionamento, a reflexão e uma postura crítica, benéficas para as investigações em curso e para uma compreensão mais holística das potencialidades e intervenção do CeiEF.

 

 

Seminário - O Corpo - Memória e Identidade

 

José Viegas Brás, Maria Neves Gonçalves & Jacqueline B.Cunha

CeiEF-ULHT

 

No dia 5 de Maio de 2012, realizou-se na Universidade Lusófona, um seminário subordinado ao tema O Corpo- Memória e Identidade. O evento foi promovido pelo Instituto de Educação e pela Faculdade de Educação Física e Desporto da respectiva Universidade.

O painel de abertura ficou a cargo dos professores António Teodoro, Director do Instituto de Educação, de Jorge Proença, Director da Faculdade de Educação Física e Desporto e de José Viegas Brás, coordenador do Grupo de Investigação Memória das Instituições Educativas e do Pensamento Pedagógico, do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF).

Na parte da manhã, foram apresentadas as seguintes conferências: La construcción pedagógica del cuerpo en los manuales escolares y otros soportes, por Agustín Escolano Benito (Ceince-Universidade de Valladolid); O corpo na literatura medieval: entre as cantigas de escárnio e maldizer e o Horto do Esposo, por Anabela Mimoso (ULHT); As práticas e representações do corpo, por Jorge Crespo (ULHT); Do orgânico ao funcional e simbólico: a construção do corpo nos manuais de civilidade, por José Brás & Maria Neves Gonçalves (ULHT).

O painel da tarde contou com a participação de Salomé Marivoet (ULHT) que fez uma comunicação intitulada Corpo, Tradição e Mudança Social: Entre a incorporação da individualidade e a corporeidade da vida; de Dina Mendonça (UNL) que dissertou sobre a temática Surpresa e identidade; e de Maria João Silveira (ULHT), cuja temática se centrou em torno Da possibilidade de um corpo não ético.

Durante a tarde, abriu-se espaço para comunicações livres que integravam os seguintes eixos temáticos: O corpo nas Artes, na Literatura, na Educação, na História e na Filosofia. Esta abordagem multifacetada foi enriquecedora para a reflexão sobre a problemática em análise.

O evento que teve uma grande adesão de docentes e estudantes dos vários ciclos de estudos (1º, 2º e 3º ciclos) teve cerca de 150 participantes e 45 comunicações livres. Entre os conferencistas e comunicadores estiveram professores, investigadores e alunos de várias universidades portuguesas e estrangeiras.

 

 

Seminário “La corporalidad educativa: Imaginarios simbólicos y materiales”

 

Luísa Janeirinho*

*CeiEF-ULHT

 

Investigadores do CeiEF da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, participaram no Seminário “La corporalidad educativa:Imaginarios simbólicos y materiales” da Cátedra de Memoria y Patrimonio de la Educación e integrado na Red Internacional de Hermenéutica Educativa (RIHE).

A iniciativa, organizada pela Universidad Europea Miguel de Cervantes e pelo Centro Internacional de Cultura Escolar (CEINCE), teve lugar em Berlanga del Duero, Espanha, entre os dias 18 e 19 de Julho de 2012, e contou com a participação de investigadores de Espanha, Portugal, Brasil, México, Itália e França.

O CeiEf marcou presença com os seguintes investigadores e intervenções:

José Viegas Brás e Maria Neves Gonçalves: A Construção de um Corpo Histórico: a civilidade como estrutura de significação simbólica; Clara Marques. (Inspectora Geral da Educação de Cabo Verde) e Luisa Janeirinho: Corpo escolarizado d´aquém e d´além mar - uniformizar para quê? e Jacqueline B. Cunha: O Corpo nas mal traçadas linhas da escola.

Para além da apresentação das comunicações, a participação dos investigadores contribuiu para consolidar o protocolo estabelecido entre o CeiEf da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e o CEINCE (Centro Internacional de Cultura Escolar) e, também, com a ASPPEC (associação para a promoção do património educacional de Cabo Verde), parceira de projetos na área do património.