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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.19 Lisboa  2011

 

Notícias

 

Conferência Internacional “Educação Inclusiva: da teoria à prática”

Isabel Sanches

 

Decorreu em Figueiró dos Vinhos, em 26 de Maio de 2011, a Conferência Internacional “Educação Inclusiva: da teoria à prática”, no âmbito do Projeto Rede Regional para a Educação Inclusiva, em parceria com a Roménia. Eram objetivos da Conferência: Divulgação do Projeto “Rede Regional para a Educação Inclusiva”; Disseminação de saberes e boas práticas no âmbito da Educação Inclusiva; Sensibilização da Comunidade para a prática efectiva da Educação Inclusiva. Participou, como conferencista, o membro do CeiEF (Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação), Isabel Sanches, com a conferência intitulada “Da Integração à Inclusão: breve perspetiva histórica”. Foram também conferencistas Gherghina Boici (Roménia), David Rodrigues, José Correia Lopes e Ana Maria Bénard da Costa.

Foi feita ampla divulgação dos trabalhos realizados, tanto em Portugal quanto na Roménia, tendo sido evidenciada uma dinâmica interativa capaz de mobilizar vontades e pessoas, no sentido de ir fazendo dos países intervenientes um local do mundo mais equitativo para todos.

 

1º Encontro “Superar Barreiras com Tecnologias da Informação e Comunicação”

Anabela França Mota, Isabel Rodrigues Sanches

 

Decorreu na Reitoria da Universidade de Aveiro, nos dias 17 e 18 de Junho de 2011, o 1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas, organizado pelo Departamento de Educação. As principais temáticas abordadas foram: a implementação/utilização de TIC e Tecnologias de Apoio na educação de alunos com problemas de aprendizagem em todos os níveis de ensino; desenvolvimento de recursos tecnológicos para o acesso e participação de alunos com NEE; adaptação de contextos digitais de aprendizagem; design universal para a aprendizagem e formação de professores na utilização de tecnologias na educação de alunos com NEE.

O encontro contou com a participação de dois investigadores do Centro de estudos e intervenção em Educação e Formação (CeiEF) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e membros do Núcleo de Educação Inclusiva, Álvaro Pereira Santos e Anabela França Mota que apresentou uma comunicação intitulada: Apoios tecnológicos para Todos: Sonho ou realidade? Contributo para o Estudo dos CRTIC para a Educação Especial. A comunicação tem por base o artigo científico publicado com o mesmo título, em colaboração com a Professora Doutora Isabel Sanches, na revista Indagatio Didactica – Universidade de Aveiro, Nº Especial Tecnologias da Informação em Educação, volume 3 (2) de Junho 2011, 34-54.

Esta apresentação vem reforçar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Inclusiva nesta área, em termos de tecnologias, evidenciando todo o rigor científico e ideias inovadoras que têm vindo a caracterizar a investigação realizada no seio do CeiEF. Este tipo de evento é importante pois favorece a interação de investigadores que estão a desenvolver as suas investigações neste campo, permitindo trocas de ideais e partilhas de saberes.

 

“Comunicação e Educação inclusivas: metodologias e estratégias”

Isabel Sanches

 

Realizou-se no dia 2 de Junho de 2011, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias o Seminário Nacional “Comunicação e Educação inclusivas: metodologias e estratégias”, com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, tendo como objectivo “apresentar e partilhar reflexões e boas práticas, sob o ponto de vista científico e tecnológico, pedagógico e cultural, de esclarecimento e sensibilização pública, em torno de metodologias e estratégias para a comunicação e educação inclusivas”, da responsabilidade do Professor Doutor Deodato Guerreiro.

No painel “Educação inclusiva”, coordenado pelo Professor António Teodoro, Director do CeiEf (Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação), participaram dois membros do CeiEF: Jorge Serrano, com a comunicação “Princípios e Práticas para uma Educação Intercultural Inclusiva” e Isabel Sanches com a comunicação “Educação Inclusiva: Estratégias de Actuação em Sala de Aula”.

Mais uma vez, nesta Universidade, se debateu amplamente o tema da Inclusão, agora aliado à Comunicação, numa interação estreita entre a Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) e o Instituto de Educação (IE).

 

Seminário “Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Educação Especial”

Maria Odete Emygdio da Silva

 

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2011 decorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um Seminário intitulado Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Educação Especial, que teve como objetivo refletir sobre práticas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito.

Maria Odete Emygdio da Silva, na qualidade de investigadora do CeiEF (ULHT) e, a convite desta Universidade, participou no evento, proferindo duas Conferências (Investigação em Educação Especial e em Educação Inclusiva: Fundamentos e Práticas, e Análise de Necessidades e Investigação-Ação: Estratégias de Formação facilitadoras da Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais) e uma Palestra (Educação Inclusiva e Formação Docente).

Este Seminário, coordenado por Lúcia de Araújo Martins, da UFRN, contou com a presença de alunos da graduação e da pós-graduação em Educação e de docentes do Município de Natal.

 

IV Seminário de Educação Inclusiva

Isabel Sanches

 

À semelhança das edições anteriores, realizou-se nos dias 21 e 22 de outubro de 2011, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no Auditório Agostinho da Silva, dinamizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva, núcleo integrante do Centro de Estudos e investigação em Educação e Formação (CeiEF), do Instituto das Ciências da Educação, o IV Seminário de Educação Inclusiva.

Neste evento científico, propusemo-nos ao debate e reflexão à volta de uma Educação que se quer para todos, com todos e de todos, não deixando nas margens os que são menos “iguais”, por razões de ordem intelectual, física, psicológica, racial, étnica ou religiosa.

Refletir sobre o pré-conceito de que não é possível ensinar no mesmo grupo crianças/jovens com diferentes níveis e/ou etapas de desenvolvimento e mobilizar para “meter as mãos na massa”, numa experimentação ativa e reflexiva que ajude a rever os nossos pré-conceitos e a “construir o caminho, caminhando”, foram também nossos objetivos, neste Seminário.

Destacamos no programa três momentos integradores dos objetivos que nos propusemos:

• os momentos culturais em que os protagonistas são aqueles que foram empurrados para as margens do sistema e cuja perfomance nos fará, certamente, rever/repensar a nossa atitude face aos nossos “encontros” com a “diferença”;

• a voz dos especialistas que nos trazem para a reflexão problemáticas muito atuais e pertinentes, dando sentido a um melhor enquadramento teórico e suporte das práticas sociais e educativas;

• a experiência vivenciada e refletida dos que todos os dias lidam com situações problemáticas inseridas na temática do Seminário e que, através das suas comunicações, partilham connosco os desafios que emergem das suas práticas educativas, questionando e procurando, através da partilha, possíveis respostas às suas preocupações.

A sessão de abertura contou com a presença do Director do Centro de estudos e intervenção em Educação e Formação (CeiEF), Professor Doutor António Teodoro, que deu as boas vindas a todos os participantes e contextualizou este Seminário na dinâmica da Universidade, do Instituto das Ciências da Educação e do CeiEF. Participou igualmente nesta sessão o Professor Doutor David Rodrigues, como Presidente da Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial, que abordou de forma muito breve a dinâmica da Associação, centrando-se na reflexão enviada aos Professores, no Dia Internacional do Professor (5 de outubro). Igualmente participou a Professora Doutora Isabel Sanches, como coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva e da Comissão Organizadora do Seminário que, depois das boas vindas a todos, os integrou e informou dos grandes objetivos e dinâmica do Seminário.

Os três momentos culturais inseridos em cada um dos três painéis temáticos, um a cargo do Grupo de Dança da AFID (Associação de Famílias para a Integração das Pessoas com Deficiência), outro da CERCILISBOA e um outro da responsabilidade dos Cantores da CERCITEJO (sob a direção de Maria de São José Cordeiro) foram três momentos altos do Seminário. O grupo de Dança cativou e fez suspender a respiração com a beleza, a agilidade de movimentos e a harmonia da expressão corporal do grupo. O grupo instrumental da CERCILISBOA arrebatou os participantes com a sua dinâmica e profissionalismo, com uma passagem de modelos feitos de materiais recicláveis, verdadeiramente espetacular. Os Cantores da CERCITEJO levaram atrás de si o público, numa interação contagiante de grande cumplicidade e de emoção. Estes momentos suscitaram, sem dúvida, nos participantes, uma grande reflexão, em torno do que são capazes as pessoas com deficiência mental, quando apoiadas e amadas.

O Professor Doutor David Rodrigues agraciou-nos com uma conferência subordinada ao título “A construção do conhecimento em Educação Inclusiva”, fazendo-nos refletir, através de um discurso muito vivo, salteado com pitadas de fino humor e profunda vivência e reflexão, sobre os conceitos e as práticas inerentes a uma Educação que se quer mais inclusiva, cabendo a todos nós a co-responsabilização pela caminhada a fazer e o rumo a seguir.

O primeiro Painel, subordinado à temática “Mediação para a inclusão”, moderado pela Mestre Fernanda Silva Coelho, teve três momentos: (i) a comunicação da Profª Doutora Ana Carita: A mediação na escola: significados, obstáculos e estratégias de promoção, (ii) a comunicação da Mestre Elisabete Pinto Costa: Mediação de conflitos na escola: uma intervenção socioeducativa e um testemunho de Carlos Codinha sobre o seu trabalho de mediação com jovens e escolas.

Finalizando esta tarde de reflexão e de partilha, procedeu-se ao lançamento e apresentação dos livros: “Gestão das aprendizagens na sala de aula inclusiva” de Maria Odete Emygdio da Silva e “Em busca de indicadores de Educação Inclusiva. A “voz” dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam de fazer” de Isabel Sanches, pelo Professor Doutor António Teodoro.

Apresentado pela Mestre Cláudia Tavares Colaço, seguiu-se o Painel “Dificuldades de aprendizagem: conceptualização e intervenção educativa” em que o Professor Vítor Cruz nos fez refletir sobre as Dificuldades de Aprendizagem Específicas: aspetos concetuais e perspetivas de intervenção, a Profª Doutora Rosa Lima sobre A linguagem no contexto das aprendizagens: acessos e (in)sucessos e a Dra. Paula Teles sobre o Método Fonomímico Paula Teles: aprender a ler e a escrever os sons da fala.

A Mestre Anabela França Mota moderou o Painel “Tecnologias da informação e da comunicação e Educação inclusiva”, em que intervieram o Prof. Doutor Vítor Teodoro, com a comunicação As Artes e os Artistas: do Fascínio pelas Tecnologias à ubiquidade das tecnologias nas escolas, a Mestre Clarisse Nunes com a Utilização de redes sociais em Multideficiência e o Mestre Álvaro Santos com A implementação de novas tecnologias como estratégia de resposta à diversidade de alunos.

A Profª Doutora Ana Benavente contemplou-nos com uma Conferência de encerramento, subordinada ao título “Educação Inclusiva, uma questão de sociedade”, enquadrando e contextualizando a grande temática do Seminário, como uma questão de cidadania, com um discurso pertinente, atual e crítico, num diálogo (im)pertinente entre as políticas educativas e o clima por elas gerado na escola, o que teve impacto direto na assistência.

Para além dos painéis temáticos, houve três espaços de Comunicações livres, em que os professores investigadores partilharam os seus projetos de intervenção e/ou de investigação, integrados ou não em projetos de mestrados e de doutoramento.

Foi realizado um livro de resumos, previamente enviado a todos os inscritos e que, agora, pode ser consultado em www.ceief.ulusofona.pt , IV Seminário de Educação Inclusiva. Futuramente este livro de resumos, reestruturado e acrescentado com os textos das conferências e das comunicações, será editado, via online.

O Seminário teve uma elevada adesão, materializada pelo número de inscrições e de participação, perfazendo a lotação do auditório, com 200 lugares disponíveis. Partindo da análise das fichas de avaliação preenchidas pelos participantes e dos testemunhos feitos, durante e imediatamente após o Seminário, podemos afirmar que cumpriu/ultrapassou os objetivos a que se propôs. A Comissão organizadora fez um balanço muito positivo do mesmo, ficando a promessa de realização do quinto, no início do próximo ano letivo, sempre com o intuito de fazer mais e melhor, no sentido possibilitar resposta às preocupações, ansiedades e necessidades de todos aqueles para quem a Educação inclusiva é uma questão cidadania plena.

Podem aceder a um pequeno vídeo do Seminário em http://loc.grupolusofona.pt/index.php/reportagem/reportagem-2011/educar-para-incluir.html

 

Seminário “Qualidade de Vida em Contextos de Intervenção Social”

Maria Odete Emygdio da Silva

 

Realizou-se no dia 27 de outubro de 2011, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Seminário Qualidade de Vida em Contextos de Intervenção Social, promovido pela Fundação AFID Diferença.

Este Seminário pretendeu ser uma voz de reflexão e de consciencialização a propósito da temática em que decorreu.

Maria Odete Emygdio da Silva, como investigadora do CeiEF (ULHT) e, a convite desta Instituição, participou na mesa redonda Exclusão Social no Contexto Educativo, juntamente com João Pedro da Cunha Ribeiro, na qualidade de Pai de um dos utentes da AFID Diferença, Isaura Pedro, da Escola Superior de Educação Almeida Garrett e Rogério Cação, representante da Fenacerci. Esta mesa redonda foi moderada por Francisco Ramos Leitão, Professor da ULHT.