SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17CeiEF e CES constituem Observatório de Políticas de Educação e FormaçãoConstrução de um referencial de avaliação para monitorar e avaliar a qualidade da investigação um projecto na Universidade de Aveiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.17 Lisboa  2011

 

Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas

 

Ana Sofia António (ULHT-CeiEF)

 

Nos dias 17 e 18 de Maio de 2010 realizou-se, na Universidade de Barcelona, o Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas, com o título Tendências, Desafios y Compromisos. A organização do Seminário esteve a cargo do Institut de Ciències de lIEducación (ICE), da Universidade de Barcelona. No entanto, contou também com a colaboração da Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE), do Programa Iberoamericano de Ciências e Tecnologia (CYTED) e do Ministerio de Ciencia e Innovación, de Espanha.

Foi responsável pela coordenação do Seminário a Professora Alejandra Montané, da Universitat de Barcelona; foram encarregues do comité científico o Professor António Teodoro, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; a Professora Flor Cabrera, da Universitat de Barcelona; o Professor Alejandro Tiana, da Universitat Nacional de Educación a Distancia; do Professor Rafael Feito, da Universitat Computense de Madrid; do Professor Carlos Alberto Torres, da University of California; do Professor Sebastián Rodríguez, da Universitat de Barcelona e do Professor Xavier Bonal, da Universitat Autònoma de Barcelona.

Na apresentação das actas do Seminário o Professor António Teodoro e a Professora Alejandra Montané (2010) relembraram que o RIAIPE é financiado pelo CYTED. O RIAIPE foi constituído, em 2006, com o objectivo geral de reforçar e coordenar a investigação realizada sobre os impactos da globalização nas políticas públicas de educação. Pelo que o Seminario Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas, pretendeu responder: eal objetivo de integración y difusión de las investigaciones nacionales e internacionales en el ámbito de las Ciencias Sociales y de la Educación vinculadas a la globalización, la equidad y la inclusión en los diversos niveles de la educación”.

O Professor Alejandro Tiana Ferrer, Director General del Centro de Altos Estudios Universitarios, efectuou a conferência inaugural: Tendencias y desafíos de las Políticas Educativas Iberoamericanas.

Participaram neste Seminário, através da apresentação de comunicações, vários elementos da equipa portuguesa divididos pelas cinco diferentes sessões temáticas: Organizaciones transnacionales y políticas educativas, Indicadores sociales alternativos, Movimientos sociales y educación, Reformas educativas y el papel de los agentes en las políticas, e Políticas de Educación Superior y evaluación de la investigación. De salientar que as além da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que aliás marcou fortemente a sua presença neste Seminário; de Portugal estiveram representadas a Universidade do Minho, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto. Porém estiveram também presentes elementos oriundos da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Colômbia, dos Estados Unidos da América, do México, do Uruguai e naturalmente de Espanha.

Esta diversidade de nacionalidades ilustra bem a importância que o Seminário assumiu para os investigadores do RIAIPE e para a restante comunidade científica. Por outro lado potencializou certamente a partilha de pensamentos, dúvidas e conhecimentos por entre os participantes.

 

Referências Bibliográficas

Teodoro, A. & Montané, A. (2010). Presentación. Actas del Seminario Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas. Barcelona: Universitat de Bracelona.         [ Links ]