SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Uma Análise da Satisfação e da Motivação dos Docentes no Ensino Superior PortuguêsSeminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.17 Lisboa  2011

 

CeiEF e CES constituem Observatório de Políticas de Educação e Formação

 

Teresa Macara (ULHT-CeiEF)

 

O Observatório de Políticas de Educação e Formação (OP. Edu) veio dar conteúdo ao protocolo assinado entre o Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com forte tradição de estudos no campo das políticas de educação, e o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, centro de excelência a nível mundial e um dos dois únicos laboratórios associados existentes em Portugal no campo das ciências sociais, e nasce desta confluência de esforços e de competências.

A criação do Observatório visa reunir recursos e congregar interesses dos investigadores que integram os dois centros de investigação, de modo a realizar e potenciar a investigação fundamental e aplicada na área das políticas de educação e formação, missão a ser prosseguida através das seguintes ações:

Desenvolvimento de estudos em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor;

Desenvolvimento e participação em redes de investigação e de disseminação de resultados no domínio das políticas de educação, ciência e formação;

Desenvolvimento de sinergias entre os centros de investigação participantes, com vista à formação pós-graduada, e o desenvolvimento de dissertações de mestrado e doutoramento associados aos temas do Observatório;

Organização de eventos científicos: congressos, palestras, seminários, workshops e outros eventos da mesma natureza;

Promoção, divulgação e publicação de textos científicos e técnicos.

Reforço e promoção de relações com centros de investigação nacionais e estrangeiros com atribuições no âmbito da actividade do OP. Edu.

Foi já no âmbito do Observatório que preparámos com sucesso, com uma vasta rede de universidades europeias e latino-americanas (34 universidades de 21 países), uma candidatura ao Programa Alfa III, um dos principais instrumentos de financiamento da cooperação que a União Europeia tem com a América Latina, em torno da problemática da criação de um Programa Marco InteruniversitarioPara Una Política De Equidad Y Cohesión Social En La Educación Superior, entre outros Projectos cujas candidaturas ainda estão em avaliação.

Compreender os processos que marcam o campo das políticas de educação e de formação é seguramente o primeiro dos propósitos do Observatório agora criado. Brevemente será lançado o site on-line, que operacionalizará as redes de trabalho e os produtos e serviços a partilhar.

É total a disponibilidade do Observatório para colaborar com o campo académico e científico, com as administrações central, regional e local, com os sindicatos, outros movimentos sociais e com instituições de terceiro setor, nos âmbitos para que foi criado. Aqui fica a manifestação clara dessa disponibilidade.