SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Educação Física na promoção da saúde: concepções e práticas dos professores da rede municipal de AracajuMetamorfoses em espelho de água: Identidade, perfil, contextos e mudança nas (auto)representações dos professores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.16 Lisboa  2010

 

Maria do Rosário Lírio Pereira da Rosa Caldeirão

2010

 

Actuação da escola face à indisciplina. Estudo de caso

Orientação: Prof. Doutor José Duarte

 

A indisciplina é tão antiga quanto a escola, porém nos últimos anos aumentou significativamente e os comportamentos desajustados dos alunos em algumas escolas do país tornaram-se preocupantes, sendo esta realidade atribuída por um lado à massificação do ensino e por outro lado às alterações ocorridas na escola, na família e na sociedade. Assistimos à tomada de consciência da estreita relação que se estabelece entre escola e família e do entendimento comum para que ocorra em simultâneo uma inovação profunda na actuação da escola e na formação de jovens cidadãos capazes de intervir de forma responsável numa vida em sociedade. Mas como deve a escola actuar face à indisciplina?

Daqui decorreu a problemática da investigação realizada, procurando-se identificar a relação entre as medidas tomadas por uma escola face à indisciplina e os resultados obtidos junto dos alunos, e, dar voz aos professores, alunos e famílias identificando as suas ideias sobre o processo vivenciado na actuação dessa escola e relação à indisciplina e consequentemente às aprendizagem e ao sucesso escolar.

Os participantes deste estudo de caso foram quatro professores do 3º ciclo do Ensino Básico, três alunos do 9º ano de escolaridade e dois encarregados de educação.

Optou-se por uma metodologia predominantemente qualitativa e de carácter interpretativo num estudo de caso. As estratégias utilizadas na recolha de dados incluíram a entrevista e a análise documental. De forma a dar respostas às questões colocadas, a informação recolhida foi organizada, apresentando-se os resultados de modo predominantemente descritivo e em simultâneo com a sua interpretação.

Os resultados obtidos evidenciaram que a indisciplina surge mais numas que em outras turmas; nem todos os professores conseguem lidar bem com o problema, afectando mais uns professores que outros; nem sempre as ideias da família relativamente às penas a atribuir aos alunos são aceites pela escola e as penas ou castigos atribuídos pela escola não obtêm por vezes os resultados pedagógicos previstos. Em conclusão deste estudo sobre a actuação da escola face à indisciplina, uma das suas consequências imediatas é o facto de essa actuação não ser por vezes inclusiva e se tornar sobretudo um entrave às aprendizagens na sala de aula, podendo também poder ser marcante ou discriminatória, propiciando o insucesso escolar ou até o abandono antes de os alunos completarem a escolaridade obrigatória.

Palavras-chave: Indisciplina; Escola; Modos de Actuação; Professores; Alunos; Encarregados de educação.

 

Action against the school indiscipline. Case Study

Indiscipline is as old as school, however during last years it has increased significantly and the unfitted students’ behaviors in some schools of our country became worrying, being this reality due on one side to the teaching massification and on the other side to the changes which took place in school, family and society.

We witnessed people getting aware of the close relation that is established between school and family and the common understanding so that a deep innovation in school acting and the bringing up of young citizens, able to intervene in a responsible way in a society living, occur. But how must school act in presence of indiscipline?

This gave origin to the problematic of the investigation which was carried out. We tried to identify the relation between the measures taken by school facing indiscipline and the results which were obtained near the students, and let the teachers, students and families express themselves, identifying their ideas about the process experienced in the school action relatively to indiscipline and, consequently, to the learning and school success.

This study was carried out by four teachers of the intermediate school level, three students of the third year of Intermediate level and two students` parents. We chose a predominantly qualifying and understanding methodology in a case study. The strategies used in data collecting include an interview and analysis of documents. In order to answer the suggested questions, the collected information was organized, being the results shown in a descriptive way altogether with their interpretation.

The results which were obtained proved that indiscipline is more present in some classes than in others; there are teachers who deal better with this problem than others and this affects some of them more deeply than it does to others; sometimes the ideas families share about the penalties students must accomplish aren’t accepted by school and the penalties or punishments given to students by school don’t always reach the foreseen pedagogic results.

As conclusion of this study on school acting facing indiscipline, one of the immediate consequences is the fact that this acting isn`t often inclusive and may mostly become an obstacle to the learning in the classroom, impose a deep mark or be even discriminating, propitiating scholar failure or even school leaving before concluding the obligatory schooling.

Keywords: Indiscipline; School; Acting methods; Teachers, Students; Parents.