SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Uma abordagem cognitiva da escrita: estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevemActuação da escola face à indisciplina: Estudo de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.16 Lisboa  2010

 

Marcone Conceição de Oliveira

2010

 

Educação Física na promoção da saúde: concepções e práticas dos professores da rede municipal de Aracaju

Orientador: Prof. Doutor Leonardo Rocha

 

O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções e práticas pedagógicas dos professores de Educação Física da Rede municipal de Aracaju. Para tal, destaca-se nessa pesquisa, o papel da disciplina Educação Física para a promoção da saúde, numa abordagem voltada para a Saúde Renovada, ou seja, para a introdução da educação da saúde para os alunos integrantes das séries iniciais e ensino fundamental, dado os inúmeros casos de sedentarismo, em decorrência dos avanços tecnológicos e a ingestão de produtos industrializados. Portanto, todos esses aspectos, não se referem ao objetivo geral da Educação Física nas escolas, e sim, a importância da concepção da saúde renovada como componente imprescindível no processo de ensino e aprendizagem da disciplina para o alunado. Através dos resultados obtidos na pesquisa e nas análises de dados, constatou-se que os docentes aplicavam em suas práticas educacionais várias abordagens pedagógicas referentes à área de atuação da Educação Física escolar.

Palavras-chave: Educação, Educação Física, Concepção, prática pedagógica, saúde.

 

Physical education in health promotion: concepts and practices of teachers in the municipality of Aracaju

The present study it had as objective to analyze the pedagogical practical conceptions and of the professors of Physical Education of the municipal Net of Aracaju. For such, it is distinguished in this research, the paper of subject Physical Education for the promotion of the health, in a boarding directed toward the Renewed Health, that is, for the introduction of the education of the health for the integrant pupils of the initial grades and basic education, given to the innumerable cases of sedentariness, in result of the technological advances and the ingestion of industrialized products. Therefore, all these aspects are not mentioned to the general objective of the Physical Education in the schools, and yes, the importance of the conception of the health renewed as component essential in the education process and learning of disciplines for the students one. Through the results gotten in the research and the analyses of data, one evidenced that the professors applied in its practical educational some referring pedagogical boardings to the area of performance of the pertaining to school Physical Education.

Keywords: Education; Physical Education; conception; pedagogical practice; health.