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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.16 Lisboa  2010

 

Ana Gouveia

2010

 

Uma abordagem cognitiva da escrita - estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem.

Orientação: Prof. Doutor Óscar de Sousa

 

A escrita é considerada uma das mais antigas e complexas actividades do ser humano (Flower e Hayes, 1981) e tem sido estudada tendo em conta várias perspectivas. Neste trabalho pretende- se analisar a perspectiva cognitiva e educacional apresentando um enquadramento de um modelo, o modelo de Hayes e Flower, dentro da problemática da escrita e em específico da produção escrita, discutindo questões relacionadas com os processos cognitivos implicados na construção de um texto escrito. Embora tenham sido apresentados e desenvolvidos vários modelos, do ponto de vista estrutural, parece existir um consenso quanto à definição de três processos fundamentais tais como a planificação, a textualização e a revisão/edição de um texto.

Neste enquadramento, pretende-se verificar como a perspectiva cognitivista da escrita contribuiu para a consciência construtiva da composição de textos e do desenvolvimento da escrita como uma actividade de resolução de problemas, com vista a uma finalidade comunicativa, analisando as estratégias utilizadas por dois grupos de escritores distintos, alunos mais competentes na escrita e alunos menos competentes na escrita, aquando da produção de um texto, confrontando-as com o quadro teórico proposto; verificar, também, se os pressupostos teóricos suportam a experiência dos bons escritores e dos menos bons.

Palavras Chave: processos cognitivos da escrita; modelo de escrita de Hayes e Flowers; etapas da composição escrita; a escrita.

 

A Cognitive Approach to Writing: Study of the Strategies Used by Students When Writing

Writing is considered one of the oldest and most complex of human activities (Flower and Hayes, 1981) and has been studied taking into account various perspectives. This paper seeks to analyze the cognitive perspective and presenting an educational framework of a model, the model of Hayes and Flower, in the problematic of writing and specific written works and discussing issues related to the cognitive processes involved in the construction of a text writing. Although they have been presented and developed various models of structural point of view, there seems to be a consensus on the definition of three fundamental processes such as planning, texting and revision / editing text.

Within this framework, we intend to see how the cognitive perspective of writing contributed to the constructive awareness of the composition of texts and the development of writing as a business problem- solving on a communicative purpose, analyzing the strategies used by two groups different writers, students more competent in writing and less competent students in writing, in the production of a text, and compares them with the proposed theoretical framework, also check if the theoretical assumptions supporting the experience of good writers and not so good.

Keywords: Writing Cognitive processes; Writing model of Hayes and Flowers; Essay writing Stages; writing.